• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Porque usar Candi Sugar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucianolom

Member
Reaction score
1
Ola amigos
Em varias receitas, e também ja vi vários colegas falar do uso de Candi Sugar em receitas, especialmente as Belgas.

Minha duvida é porque usar este tipo de açúcar? Quais características na cerveja seriam diferentes pelo uso dele, e não açúcar comum ou melado?

Ola amigos
Em varias receitas, e também ja vi vários colegas falar do uso de Candi Sugar em receitas, especialmente as Belgas.

Minha duvida é porque usar este tipo de açúcar? Quais características na cerveja seriam diferentes pelo uso dele, e não açúcar comum ou melado?
É açúcar de beterraba, ou seja, diferente.

Abraço,

Sim isso eu sei... sei que é um acucar de beterraba, e também que na produção/cristalização do candi sugar, também utiliza acido malico e DAP diamoniohidrogenofosfato...
Mas a minha pergunta é o que vai resultar na minha cerveja usar candi sugar, que eu não vou conseguir usando só açucar comum... ou melado...

já li muito sobre o assunto pois sou louco pelas trappist, inclusive já visitei alguns mosteiros na Bélgica e Holanda
O lance é que o açúcar seja ele de cana ou de beterraba, passar por transformações qdo caramelizado a certas temperaturas e por certos tempos e assume aroma e gosto totalmente diferente do que apenas um açúcar derretido, qdo fermentado esses aromas e sabores não somem, somando aromas de frutas secas, ameixas, figo, uva passa e outros a cerveja

Westvleterem 12 uma cerveja tão complexa que vai apenas malte pilsen e pale, fica preta praticamente só com o candy e além do fermento o candy tb é responsabilizado por boa parte dessa complexidade

No hbt gringo o assunto é vastamente discutido, inclusive por produtores e comerciantes de candy, tópicos chegam a ter 200 paginas sobre o assunto

Basicamente é divido em claro, amber, dark, cor mais escura ele é mais queimado e adiciona cor e sabores especificos, dependendo qual a receita vai usar e qual perfil de cerveja

Nem de longe o candy é usado apenas pra subir og, o buraco é bem mais embaixo

Sim isso eu sei... sei que é um acucar de beterraba, e também que na produção/cristalização do candi sugar, também utiliza acido malico e DAP diamoniohidrogenofosfato...
Mas a minha pergunta é o que vai resultar na minha cerveja usar candi sugar, que eu não vou conseguir usando só açucar comum... ou melado...

Candi sugar é muito diferente de qualquer outro tipo de açucar, justamente pelo processo pelo qual ele é submetido. Esse processo cria muitas melanoidinas, entre outros compostos de cor/aroma/sabor. Isso tambem faz com que ele seja levemente menos fermentavel do que o açucar comum.

Enfim, o resultado final usando candi sugar é bem diferente. Não adianta querer substiuir por açucar ou melado achando que vai ter o mesmo resultado, porque não vai...

Abraço

Ah, entendi, é que na pergunta não pareceu que você já tivesse pesquisado algo sobre o assunto.

Perdão pela resposta tão curta.

Bom, agora já te responderam o resto também. :)

Mas já que tu tens conhecimento da parte mais técnica do Candi e citou inclusive o ácido, é preciso lembrar que justamente por causa dele e o aquecimento, o Candi é açúcar invertido, ou seja, não é 100% Sacarose como o açúcar normal.

Açúcar normal = sacarose

Candi = já vem invertido (sacarose quebrada), então = glicose + frutose

O fermento não come sacarose, nem maltose, nem maltotriose, etc........ o fermento come glicose e frutose. Logo, ele sempre precisa quebrar esses açúcares antes de realmente consumi-los e gerar energia, quebrá-los até que se resumam em glicose e frutose.

No caso da sacarose, ele precisa gerar uma enzima chamada "invertase" pra quebrar a sacarose em uma glicose e uma frutose.

E porque eu digo tudo isso? Porque existe uma teoria curiosa mas não fundamentada cientificamente (até onde eu sei) de que excesso de geração de invertase geraria um off-flavor. Interessante né? Apesar desse rumor, a galera no geral não acredita nisso, nem vi testes cegos sérios.

No fim das contas, o simples fato de ser de beterraba, HOJE EM DIA, com os Candis que chegam aqui, fazem pouquíssima diferença pois acaba sendo praticamente 100% açúcar e a diferença acaba mesmo na caramelização e reações de maillard, então se seguir a risca os processos, o resultado é muito parecido.... mas é preciso se dar ao trabalho de caramelizar corretamente, e isso é bem difícil.... pois às vezes poucos segundos a mais ou a menos já fazem uma bela diferença.

O que eu realmente gostaria de ver um dia é se os belgas também não usam um candi com açúcar que contenha mais residual da beterraba si, um açúcar "mascavo" de beterraba.

Abraço,

Bom dia pessoal.

Fiz uma Strong Golden Ale e por ter dificuldade de conseguir o Candy Sugar acabei fazendo açúcar invertido(aquele de açúcar comum + água + Limão + fogo).
Estou a algum tempo pesquisando sobre o candy sugar e gostaria de eu mesmo faze-lo.
Utilizei a pesquisa do fórum mas me bati um pouco e não consegui achar uma receita(ou um guia) pra fazer o Candy Sugar mais próximo do original, principalmente usando a tal Cal Alimentícia, DAP, essas coisas...
Alguém tem alguma boa dica de quantidades/proporções para eu ter um guia...

Abraços!

Bom dia pessoal.

Fiz uma Strong Golden Ale e por ter dificuldade de conseguir o Candy Sugar acabei fazendo açúcar invertido(aquele de açúcar comum + água + Limão + fogo).
Estou a algum tempo pesquisando sobre o candy sugar e gostaria de eu mesmo faze-lo.
Utilizei a pesquisa do fórum mas me bati um pouco e não consegui achar uma receita(ou um guia) pra fazer o Candy Sugar mais próximo do original, principalmente usando a tal Cal Alimentícia, DAP, essas coisas...
Alguém tem alguma boa dica de quantidades/proporções para eu ter um guia...

Abraços!

Cara, tenta pesquisar pelo google com "homebrewtalk.com.br" junto, vai achar o tópico que vc procura.

Abraço

já li muito sobre o assunto pois sou louco pelas trappist, inclusive já visitei alguns mosteiros na Bélgica e Holanda
O lance é que o açúcar seja ele de cana ou de beterraba, passar por transformações qdo caramelizado a certas temperaturas e por certos tempos e assume aroma e gosto totalmente diferente do que apenas um açúcar derretido, qdo fermentado esses aromas e sabores não somem, somando aromas de frutas secas, ameixas, figo, uva passa e outros a cerveja

Westvleterem 12 uma cerveja tão complexa que vai apenas malte pilsen e pale, fica preta praticamente só com o candy e além do fermento o candy tb é responsabilizado por boa parte dessa complexidade

No hbt gringo o assunto é vastamente discutido, inclusive por produtores e comerciantes de candy, tópicos chegam a ter 200 paginas sobre o assunto

Basicamente é divido em claro, amber, dark, cor mais escura ele é mais queimado e adiciona cor e sabores especificos, dependendo qual a receita vai usar e qual perfil de cerveja

Nem de longe o candy é usado apenas pra subir og, o buraco é bem mais embaixo

Estou com um dúvida e ao pesquisar aqui no fórum achei esta tua resposta.
Minha dúvida é justamente sobre este sabor de "frutas secas". Gostaria de fazer algumas receitas que levem isto. Seria então realmente pela adição de açúcar?
Estranho porque eu sinto este gosto até mesmo na Weizenbock da Eisenbahn, mas não acredito que eles usem açúcar. Ou será que usam?

Tem uma cerveja que eu acho muito boa, a Hertog Jan Dubbel, que trás exatamente o perfil de frutas secas que eu espero.

Alguma dica de como alcançar isto?

Obrigado

Latest posts

Back