Por que IPA/APA é tão popular?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Olá pessoal!

Estou há dias pensando e resolvi colocar essa duvida aqui para os amigos darem suas opiniões. Até pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar de IPA, porém desde que comecei com o hobby de fazer cerveja em casa notei que há uma grande tendência das pessoas fazerem IPA.

Fiquei interessado em saber o real motivo disso. Seria algo totalmente aleatório ligado ao gosto “popular” por esta receita? Ou será que tem a ver com o processo de produção, do tipo menos sujeito a falhas, off flavours etc? Falo isso porque praticamente todos os dias vejo no fórum uma nova receita ou alguém iniciando um nova leva de IPA, APA e assim vai...

Enfim, uma duvida besta que paira em minha cabeça, quem puder dar seu depoimento se está relacionado em algo de “prazeroso” em sua produção ou se é apenas gosto pela cerveja mesmo.

Abraços
 
Cara, eu acredito que seja porque é cheirosa, refrescante, combina com carne vermelha e alguns erros menores passam despercebidos.

Acho uma session IPA bem feita perfeita prum churrascão.:tank:
 
São os dois motivos que você citou,

É o famoso juntar o útil ao agradável, além do estilo ser ótimo as IPAs por serem extremamente aromáticas e amargas acabam ocultado, ou tornando menos perceptíveis, possíveis off flavors. É um estilo mais fácil de acertar.
 
então meu chute nao estava tão fora assim!

eu tava com medo de falar a palavra facil com medo de ser apedrejado, mas faz muito sentido o que vocês falaram. Vou setar uma IPA entao para proximas levas...

Pensando em agradar meu publico não muito amante da cerveja artesanal para onde vamos? APA? IPA?
 
então meu chute nao estava tão fora assim!

eu tava com medo de falar a palavra facil com medo de ser apedrejado, mas faz muito sentido o que vocês falaram. Vou setar uma IPA entao para proximas levas...

Pensando em agradar meu publico não muito amante da cerveja artesanal para onde vamos? APA? IPA?

Para esse publico creio que nenhuma das duas =x
 
Minha opinião é de que quase todos aqui começaram a fazer ceva por estarem cansado das cevas comerciais e/ou não queriam/podiam gastar muito comprando artesanais, no meu caso me encaixo nos 3 quesitos.
No caso de alguem que esteja saindo de cevas "ambev", as IPA tem um primeiro impacto maior no paladar já que é algo totalmente diferente, saborosas, aromáticas e amargas. Eu mesmo quando comecei, só queria fazer esse tipo de cerveja, que fugisse totalmente do convencional, e depois de muitas brassagens cogitei fazer cevas mais "leves".

Pensando em agradar meu publico não muito amante da cerveja artesanal para onde vamos? APA? IPA?

Nesse caso APA, IBU baixo e bem aromática acho que acaba tendo maior aceitação
 
então meu chute nao estava tão fora assim!

eu tava com medo de falar a palavra facil com medo de ser apedrejado, mas faz muito sentido o que vocês falaram. Vou setar uma IPA entao para proximas levas...

Pensando em agradar meu publico não muito amante da cerveja artesanal para onde vamos? APA? IPA?

realmente pra esse publico nenhuma, mas se tiver q escolher, faça uma APA mais ''suave'', não tão amarga.
 
eu tenho feito muitas blonde e ta com uma otima aceitação pelo pessoal, agora comecei umas wheat pra testar com eles mas a IPA to sentindo que é o caminho pro sucesso!

valeu galera
 
São os dois motivos que você citou,

É o famoso juntar o útil ao agradável, além do estilo ser ótimo as IPAs por serem extremamente aromáticas e amargas acabam ocultado, ou tornando menos perceptíveis, possíveis off flavors. É um estilo mais fácil de acertar.

Discordo. IPA é muito fácil de você mascarar várias off-flavors, mas é difícil de acertar. E exatamente por esse motivo (de ser tão fácil de atroxar de lúpulo e esconder todo o resto) que 80% das IPAs são ruins ou muito ruins.

Fazer uma IPA bem feita que equilibre malte e lupulo nas quantidades certas é bem difícil.
 
Para esse publico creio que nenhuma das duas =x
Em minha experiência as pessoas que tomam geralmente Ambev e afins quase sempre dizem que "não gostam de cervejas mais encorpadas" quando sentem o gosto do lúpulo. E nem estou falando de IPA.
 
Discordo. IPA é muito fácil de você mascarar várias off-flavors, mas é difícil de acertar. E exatamente por esse motivo (de ser tão fácil de atroxar de lúpulo e esconder todo o resto) que 80% das IPAs são ruins ou muito ruins.

Fazer uma IPA bem feita que equilibre malte e lupulo nas quantidades certas é bem difícil.

Ipera, concordo com o que você disse. Mas tem tanta receita pronta e boa por aí que fica fácil acertar esse equílibrio, e os principais erros de principiantes relativos à fermentação acabam sendo parcialmente mascarados, já que alguém com mais experiência irá perceber os problemas de uma IPA mal executada.

Por isto acho um bom estilo pra quem quer iniciar, desde que pegue uma receita comprovadamente boa, e não falta, ainda mais agora com esse catálago da Brewdog aí disponível.

Abraço.
 
Acho as witbier e saison ótimas para testar com aqueles que não estão habituados ao mundo das artesanais...
 
Ipera, concordo com o que você disse. Mas tem tanta receita pronta e boa por aí que fica fácil acertar esse equílibrio, e os principais erros de principiantes relativos à fermentação acabam sendo parcialmente mascarados, já que alguém com mais experiência irá perceber os problemas de uma IPA mal executada.

Por isto acho um bom estilo pra quem quer iniciar, desde que pegue uma receita comprovadamente boa, e não falta, ainda mais agora com esse catálago da Brewdog aí disponível.

Abraço.

Os caras querem fazer as receitas da Brew Dog mas não sabem nem o que fazer quando o airlock não borbulha.

Não é receita que faz cerveja boa, é processo (execução) e fermentação supervisionada.
 
Os caras querem fazer as receitas da Brew Dog mas não sabem nem o que fazer quando o airlock não borbulha.

Não é receita que faz cerveja boa, é processo (execução) e fermentação supervisionada.

Não estou entrando neste mérito. Apenas comentei que é uma boa cerveja de se tentar fazer quando se está iniciando, pelos motivos que citei: receitas boas disponíveis e erros de execução parcialmente disfarçados. Acho sim um bom estilo pra que está começando a fazer cerveja.

Witibier, weiss, belgas, já acho diferente, pois a estrela é a levedura, e geralmente iniciante maltrata ela, tendo um resultado bem ruím.

Abraço.
 
Meus dois centavos:

1. São populares porque sua primeira experiência com cerveja (esquece ambev) é Witbier, Weiss ou IPA/APA, na maioria das vezes.
2. Fazer uma boa IPA é tão dificil quanto fazer qualquer outro estilo. Requer prática, estudo, processo, e disciplina.
3. A maioria disfarça o item 2 quando faz IPA 'colocando mais lúpulo' e o resultado fica aceitável. (o que é diferente de bom!!!)
 

Latest posts

Back
Top