• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Polykeg / pet keg - reutilização

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Qual técnica de contra pressão está utilizando?

Nem sabia que existiam mais de uma técnica. hehehehe :D

A princípio construí um envasador de contra-pressão com registros de latão (1/4 de volta), alguns tubos e pedaços de mangueiras de silicone.

A técnica é pressurizar a garrafa, purgar o gás, pressurizar a garrafa, abrir o líquido e ir despressurizando a garrafa fazendo com que o líquido entre na garrafa, após, fecho o líquido e termino de despressurizar. Tiro o envasador e arrolho.

dá um certo trabalho e toma algum tempo, ainda mais quando se faz sozinho; o envase com primming era mais fácil. Porém o contra-pressão traz um melhor resultado final: sem muito sedimento, garrafas não explodem (a não ser as com defeito ou contaminadas), carbonatação padronizada em todas as garrafas.

Desculpe não ter sido claro e nem queria me alongar, a pergunta seria quais equipamentos está utilizando: torneira pegasus, beergun, manifold estilo china, ou algum outro equipamento específico..

Nem sabia que existiam mais de uma técnica. hehehehe :D

A princípio construí um envasador de contra-pressão com registros de latão (1/4 de volta), alguns tubos e pedaços de mangueiras de silicone.

A técnica é pressurizar a garrafa, purgar o gás, pressurizar a garrafa, abrir o líquido e ir despressurizando a garrafa fazendo com que o líquido entre na garrafa, após, fecho o líquido e termino de despressurizar. Tiro o envasador e arrolho.

dá um certo trabalho e toma algum tempo, ainda mais quando se faz sozinho; o envase com primming era mais fácil. Porém o contra-pressão traz um melhor resultado final: sem muito sedimento, garrafas não explodem (a não ser as com defeito ou contaminadas), carbonatação padronizada em todas as garrafas.

Man, utilizo a anos, tenho uns aqui que já tem mais de 1 ano e esta em perfeito estado. Uso com pressão maxima de 2,7 bar, e fica top. Eles são bem resistentes se cuidados corretamente. Já ouvi muita gente falando de explosões e perderam toda a breja, mas acredito ser pura especulação, tipo assim " Ouvi dizer que o cunhado do irmão da prima do tio de um cara que era amigo da filha do dono da pensão. . ." Na pratica acho muito bom. Tenho em operação 8 Polykegs em meu Freezer horizontal onde vendo brejas a granel para toda a vizinhança. Só tenho é que falar bem.

Man, utilizo a anos, tenho uns aqui que já tem mais de 1 ano e esta em perfeito estado. Uso com pressão maxima de 2,7 bar, e fica top. Eles são bem resistentes se cuidados corretamente. Já ouvi muita gente falando de explosões e perderam toda a breja, mas acredito ser pura especulação, tipo assim " Ouvi dizer que o cunhado do irmão da prima do tio de um cara que era amigo da filha do dono da pensão. . ." Na pratica acho muito bom. Tenho em operação 8 Polykegs em meu Freezer horizontal onde vendo brejas a granel para toda a vizinhança. Só tenho é que falar bem.

Eu penso em fazer isso também, usar internamente. Mantendo a cerveja gelada numa câmara fria, a pressão de trabalho e de 0,5, ridículo, ele suporta fácil sem sofrer desgaste. É só tomar cuidado pra temperatura não abaixar mais do que 0ºC, parece que ele não é resistente para temperaturas negativas. O risco dele, acredito eu, e no manuseio. Vi um vídeo de um explodindo no cara que estava descarregando de uma caminhonete, mas o barril estava deitado e o cara arrastou na caçamba, aí tá pedindo também, né?

Eu não penso em usar para levar para festas ou algum bar, envolvendo terceiros acho complicado, pode rolar mesmo um acidente tipo desse descarregando da caminhonete, mas pra manter armazenado em câmara e sob os nossos cuidados... vou tentar...

Last edited:
Com certeza é mais barato reutilizar esses kegs, porem não se deve negligenciar, por ser um material de plastico trabalhando em alta pressão tem seus riscos.

Utilizo a mais de 4 anos os polykegs, cheguei a vender alguns barris de inox e comprei mais polykegs. Já lavei usando soda cáustica com água quente 70º (não tive coragem de arriscar uma temperatura maior) e não estragou mas a forma que faço a limpeza hoje em dia é com o lava jato, rápido, seguro e batato. Já fiz priming e carbonatação forçada as duas formas ficaram perfeitas. Já coloquei no freezer a menos -3 º e não estragou, bocal congela com cervejas de graduação alcoólica baixa mas descongelou tá novo. Mas o que mais me agrada no polykegs é a logística, prático e leve de transportar. Mas nem tudo são flores, já joguei alguns fora, o fundo descola, a válvula de retenção para de reter, os pinos de abrir quebram e as "orelhas" que seguram a válvula extratora quebra.

Está é um pouco da experiência que tenho com polykegs pra compartilhar.

Amigo , quero comprar um ,
Ja tenho a valvula tipo S de extracao , me tira uma duvida , para fazer carbonacao forcada é só abrir sanitizar e encher e fazer a carbonatacao? Vc faz lenta ou fica agitando ate chegar e. 2.5 kg de gas e estabilizar , em temperatura ambiente? Pode me ajudar, obrigado

Amigo , quero comprar um ,
Ja tenho a valvula tipo S de extracao , me tira uma duvida , para fazer carbonacao forcada é só abrir sanitizar e encher e fazer a carbonatacao? Vc faz lenta ou fica agitando ate chegar e. 2.5 kg de gas e estabilizar , em temperatura ambiente? Pode me ajudar, obrigado
Sim, é só encher e fazer a carbonatação com a válvula de extração normal, só cuidar pra saída de cerveja da válvula esteja fechada. Carbonato de forma lenta dentro da minha cabine de temperatura controlada 15º graus a uma pressão de 1,30 kg/cm².(daí é a gosto só olhar na tabela de carbonatação.

Opa, uso barris há anos. Vou experimentar um polykeg. Vou viajar para uma casa na praia e levar o polykeg carregado com o O2 expurgado, mas sem pressão, ai carbonato ele lá para nao correr riscos no transporte. Rsrs!!

Opa, uso barris há anos. Vou experimentar um polykeg. Vou viajar para uma casa na praia e levar o polykeg carregado com o O2 expurgado, mas sem pressão, ai carbonato ele lá para nao correr riscos no transporte. Rsrs!!
O melhor não seria levar com a válvula engatada ?
Com tampão nas saídas, aí teria a válvula de alívio pra garantir que com o aumento da temperatura não vai aumentar a pressão

Pessoal, tenho 2 beerkeg estou pensando em reutilizar, vi os posts e fiquei bastante confiante em usar, não vou danificar em nada para extrair a válvula. Estou pensando em relação a válvula extratora tipo S, consigo ajustar a pressão (válvula de alívio) para ter uma maior segurança e não ultrapassar 1,5bar ~2bar?

Se sim, é para ser bem tranquilo

Back