Pode isso??? 24% tx evaporação???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Joined
Apr 29, 2016
Messages
108
Reaction score
16
Boa tarde
O caso é o seguinte:

Fui estrear local novo para fazer brassagens e testar uma água nova.
Pois bem sai de uns 70 mt altitude para 1200 mts.
Já contava que ferveria em menor temperatura caiu de 98 para 96 graus.
mas o que me espantou foi a quantidade de espuma e de evaporação que aconteceu, em 70 min baixei de 34 lts para 24 lts em uma APA.
Foi evaporado 10 lts, e com este mesmo equipamento ,(resistência elétrica), mesma receita e mesmos ingredientes no outro local não chegava a 5 lts. A única coisa que fiz diferente foi a lavagem após mash out que fazia a 76 graus, desta vez lavei com temperatura ambiente.

A pergunta é somente a altitude pode significar esta evaporação toda?

a água que testei pode ter influência? ( não tenho análise dela e é de nascente).

Conto com os físicos e químicos do fórum para me auxiliar.

Obrigado
 
Não sou muito experiente, mas sugiro que diminua a potência da fervura. Uma vez que não precisa de 98º, se usar a mesma potencia para ferver a 96º, a intensidade vai aumentar.

E só para constar, minha taxa de evaporação é acima de 20% para 60 min em BH com um caldeirão 36. E fervura que deixo nem é tão vigorosa.
 
Boa tarde
O caso é o seguinte:

Fui estrear local novo para fazer brassagens e testar uma água nova.
Pois bem sai de uns 70 mt altitude para 1200 mts.
Já contava que ferveria em menor temperatura caiu de 98 para 96 graus.
mas o que me espantou foi a quantidade de espuma e de evaporação que aconteceu, em 70 min baixei de 34 lts para 24 lts em uma APA.
Foi evaporado 10 lts, e com este mesmo equipamento ,(resistência elétrica), mesma receita e mesmos ingredientes no outro local não chegava a 5 lts. A única coisa que fiz diferente foi a lavagem após mash out que fazia a 76 graus, desta vez lavei com temperatura ambiente.

A pergunta é somente a altitude pode significar esta evaporação toda?

a água que testei pode ter influência? ( não tenho análise dela e é de nascente).

Conto com os físicos e químicos do fórum para me auxiliar.

Obrigado

Amigo, sinceramente acredito que teve algum erro na medição...

Eu controlo minha taxa de evaporação por marcas que fiz na panela.

Conforme vão se passando os minutos eu consigo calcular o qt foi e caso esteja evaporando muito ou reduzo um pouco a chama ou tampo parcialmente a panela.

O beersmith dá o volume pré e pós fervura.

Controlo a taxa sempre pra bater no meu alvo de OG
 

Latest posts

Back
Top