Poço Térmico na panela de Mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Estou pensando em instalar um poço térmico na minha panela de Mosturação e acompanhar a temperatura com o senador do tic.

Seguem fotos da ideia:

Acham q dará certo???
 

Attachments

  • 20160803_194223~01.jpg
    20160803_194223~01.jpg
    76 KB · Views: 201
  • 20160803_194210~01~01.jpg
    20160803_194210~01~01.jpg
    85.7 KB · Views: 147
Colocando um pouco de água dentro do poço deve ajudar a leitura, né??
 
Colocando um pouco de água dentro do poço deve ajudar a leitura, né??

Sinceramente não acredito que da forma como está na foto será efetivo.

Porque?

A condutividade de calor do alumínio e do aço é muito grande.

O que vai acontecer?

A chama em contato direto com a panela estará a uma temperatura muito acima da temperatura global do mosto, ou seja, terá problemas de leitura. Onde irá bater 65c no seu TIC, e na parte do meio e superior do mosto estará bem abaixo disso.

Se for instalar o poço termométrico, o ideal é colocar mais no meio da panela, na lateral, com o poço no sentido horizontal.

Outra coisa. Certifique-se qual é a temperatura que o termômetro do TIC suporta, pois ele pode derreter e ir pro saco...
 
só uma curiosidade sem querer de forma alguma desmotivar, mas qual a necessidade de acompanhar a temperatura full time com o tic? é uma panela automatizada? Se sim ok.

Caso contrario não teria necessidade desta precisão toda já que a variação de temperatura tende a ser bem lenta com a panela tampada
 
só uma curiosidade sem querer de forma alguma desmotivar, mas qual a necessidade de acompanhar a temperatura full time com o tic? é uma panela automatizada? Se sim ok.

Caso contrario não teria necessidade desta precisão toda já que a variação de temperatura tende a ser bem lenta com a panela tampada

Ele faria o mesmo papel dos poços + termômetros analógicos q o pessoal instala na lateral das panelas, com a diferença de ser de graça, pq o poço é o mesmo q depois utilizarei no balde fermentador.
E o TIC foi um exemplo, mas utilizarei aqueles termômetros q possuem o sensor ligado via fio.

Nada mais chato que ficar segurando o termômetro com uma mão e, mtas vezes, misturando os grãos com a outra.

ESSENCIAL eu sei q não é, assim como mtas das gambiarras que compramos ou fazemos tb não são.
 
Back
Top