• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Poço térmico importante ou não?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VelhoVini

Active Member
Reaction score
9
Caros confrades,

Recentemente eu adquiri um poço térmico e estou utilizando o mesmo pela primeira vez. Já percebo que a diferença entre utilizar um poço térmico e grudar o sensor do tic (coberto com um pedaço de isopor) no fermentador é gritante. Sem o poço térmico, se eu abrisse a porta do refrigerador a temperatura no curto espaço de tempo começava a subir, além disso a histerese do TIC eu tinha que setar um pouco mais ampla devido a rápida variação de temperatura.
Então eu pergunto, pq as lojas vendem os fermentadores sem o poço térmico como se fossem completos? Eles são realmente irrelevantes? O liga/desliga ocasionado pela utilização do TIC sem o poço térmico não prejudica a vida útil do refrigerador? E a alta amplitude da histerese para minimizar o liga/desliga não prejudica a qualidade da cerveja?

Fica aí a dúvida, abraços!

Eu fiz algumas levas de Weizen, todas com gosto de banana e até chiclete. Já estava até desanimando do hobby. Foi ai que acabei seguindo o conselho de um amigo com mais de 10 anos de experiência e comprei um poço térmico, e deixei um range de apenas 1 grau C na fermentação. A cerveja ficou bem gostosa, completamente diferente das anteriores. Para mim fez muita diferença medir com exatidão a temperatura do líquido.

Fala ai!

Ao meu entender, essa variação de temp qnd voce abre a geladeira está muito mais ligada a uma deficiencia de isolamento térmico do que necessariamente o método de medição. As vezes, precisa-se colocar mais isopor/aluminio pra não ter esse tipo de coisa. Pense qnt tempo leva pra 20L variar um grau por ex.

Ja utilizei os dois jeitos para medir, e na verdade o que se percebe é uma diferença na mediçao real.. o que pode ser ajustada tranquilamente no TIC para compensar essa diferença para mais ou menos pela perda na parde do fermentador

o liga/desliga do controlador possui tempos de ativação para evitar sobrecarga do condensador e motor da geladeira, mas voce pode regular conforme achar mais seguro... só vai prejudicar se for algo muito absurdo, de minuto em minuto.. o que o próprio controlador, mesmo com almplitude minima de histerese n permite

o que é um consenso é que amplitude da histerese influencia bastante na qualidade da fermentação primária nas fases lag/exponencial, a levedura sente muito a variação de 1 grau.. mas até que ponto isso influencia o resultado final, é dificil dizer.. só analisando caso a caso... melhor evitar esse tipo de estresse

abraço!

Caros confrades,

Recentemente eu adquiri um poço térmico e estou utilizando o mesmo pela primeira vez. Já percebo que a diferença entre utilizar um poço térmico e grudar o sensor do tic (coberto com um pedaço de isopor) no fermentador é gritante. Sem o poço térmico, se eu abrisse a porta do refrigerador a temperatura no curto espaço de tempo começava a subir, além disso a histerese do TIC eu tinha que setar um pouco mais ampla devido a rápida variação de temperatura.
Então eu pergunto, pq as lojas vendem os fermentadores sem o poço térmico como se fossem completos? Eles são realmente irrelevantes? O liga/desliga ocasionado pela utilização do TIC sem o poço térmico não prejudica a vida útil do refrigerador? E a alta amplitude da histerese para minimizar o liga/desliga não prejudica a qualidade da cerveja?

Fica aí a dúvida, abraços!

Não considero a diferença tão gritante (talvez você precise rever o seu isolamento), mas com certeza o poço é mais efetivo.

As lojas vendem os fermentadores como completo, sendo balde, torneira e airlock, até porque nem todos os Homebrewers fazem controle de temperatura.

Todo equipamento eletro-eletronico é prejudicado por liga e desliga...

Eu trabalho com um diferencial de 0.2C e a geladeira demora mais do que 4 ou 5 minutos para ligar/desligar o que é de boa...

A grande diferença entre usar ou não o poço termometrico é conseguir uma afiricao real da temperatura da cerveja em fermentação, e não, digamos, do ambiente ao r dor do fermentador.
Normalmente a temperatura da cerveja é um pouco mais alta causada pelas reações químicas que ocorrem na fermentação.
Parabéns r isso, mesmo colocando isopor e tentando isolar o sensor do tic, normalmente essa não será a aferição tela da temperatura da cerveja. Já com o poço termometrico é como se o sensor estivesse em contato direto com a cerveja, muito mais fidedigno.
Inclusive o amigo que relatou as levas de Weiss com gosto de banana e chiclete provavelmente teve esse problema não por um controle ruim da temperatura, mas por ter mantido a temperatura real de fermentação um pouco mais alta por estar medindo a temperatura da parede do balde fermentador e não a rela temperatura da cerveja, que como já disse é um pouco maior

Boa tarde a todos.
Eu não uso poço termométrico, mas entendo a sua necessidade.
Para entendermos melhor, precisamos pensar no que queremos medir.
Se queremos medir a temperatura do liquido que está dentro do fermentador, o melhor é colocar a sonda com o melhor contato com esse líquido e por isso o poço é muito melhor que a sonda encostada na parede de plástico do fermentador. Mesmo isolando essa sonda, como ela está do lado de fora, assim que abrimos a porta da geladeira, o ar quente entra e começa a esquentar as paredes do fermentador, dando a falsa impressão de que o liquido que está dentro também esquentou.
Na verdade, esquentar 1ºC em 20 litros demora e não é com 3 minutos de porta aberta que isso vai acontecer. Já a parede do fermentador, pode sim aquecer esse 1ºC nesse tempo, obrigando a geladeira a ligar novamente.
Também não vai ser com 3 minutos de geladeira ligada que esses 20 litros vão resfriar 1ºC, na verdade o que vai resfriar é a parede do fermentador.
Então acho que colocar a sonda do lado de fora, mesmo muito bem isolada, causa perda de dinheiro com esse liga e desliga. A temperatura dos 20 litros, quase não sofre nada.
Eu costumo usar uma garrafa de 1 litro, com água, dentro da geladeira e coloco a sonda lá dentro. As vezes sou obrigado a abrir o freezer quase 5 minutos e percebo que esse 1 litro não consegue esquentar o suficiente para ligar o motor, o que quer dizer que os 20 litros também não terão esquentado quase nada.
O único inconveniente de usar a sonda em uma garrafa externa, é que quando coloca o fermentador pela primeira vez, ainda meio quente, você não tem uma leitura de temperatura muito confiável. Quando tudo se estabiliza, aí a temperatura da garrafa é praticamente a mesma do fermentador.

Um abraço.

Boa tarde a todos.
Mesmo isolando essa sonda, como ela está do lado de fora, assim que abrimos a porta da geladeira, o ar quente entra e começa a esquentar as paredes do fermentador, dando a falsa impressão de que o liquido que está dentro também esquentou.

É só evitar ficar abrindo a porta da geladeira toda hora.

Eu costumo usar uma garrafa de 1 litro, com água, dentro da geladeira e coloco a sonda lá dentro. As vezes sou obrigado a abrir o freezer quase 5 minutos e percebo que esse 1 litro não consegue esquentar o suficiente para ligar o motor, o que quer dizer que os 20 litros também não terão esquentado quase nada.

Essa é a pior opção. você está "controlando" a temperatura da água na garrafa, não da fermentação da sua cerveja.

A fermentação gera calor, imagina o tanto que a temperatura da cerveja fermentando vai subir para aquecer o ambiente da geladeira, que vai aquecer a água da garrafa até ativar o termostato.

Pode contar que primeiro a temperatura da cerveja vai subir alguns graus até ativar o compressor.

Depois, o 1 litro de água onde está a sonda vai esfriar muito mais rápido que a cerveja fermentando, e a geladeira vai desligar, com a cerveja ainda acima da temperatura que você queria. E o ciclo recomeça.

Então, usando esta técnica do sensor na garrafa de água, sua cerveja vai fermentar em uma temperatura mais alta do que o programado (e você não vai ter nem idéia que qual foi a temperatura real de fermentação) e também vai haver uma grande variação de temperatura, da ordem de graus, o que estressa a levedura e prejudica a qualidade da cerveja.

Um abraço.[/QUOTE]

Realmente Antônio, sua teoria tem lógica, mas além de eu usar assim a mais de 3 anos e nunca ter tido problema, não podemos pensar que 20 litros de cerveja mude a temperatura tão drasticamente com a fermentação a ponto de gerar "graus" de variação.
Na prática essas teorias nem sempre acontecem.
Por isso tudo eu comecei dizendo que o melhor é o poço termométrico.
Eu só disse como eu fazia na intenção de dar mais uma ideia a todos e não na intenção induzir ninguém a fazer.
Um abraço

Eu só disse como eu fazia na intenção de dar mais uma ideia a todos e não na intenção induzir ninguém a fazer.
Um abraço

Sem dúvida!

A intenção é trocarmos idéias com o objetivo de melhorar a nossa cerveja.

Você tem dois termostatos? Ou pode emprestar outro de alguém?

Se tiver, faz uma experiência, deixa um na garrafa e cola o outro no fermentador, tentando isolar da melhor maneira possível. Aí vai poder ver direitinho a diferença de temperatura entre os dois e a variação do fermentador.

Se fizer isso, depois poste os resultados, seria um informação útil para todos.

Abraço.

Bom dia,

Fiz uma weiss há 3 semanas e a leva foi de 80 Litros. Como não tenho fermentador que comporte sozinho esse volume, dividi em uma bombona de 50 litros e outra de 30 litros. Usei o poço termométrico na bombona de 50 Litros e deixei a menor no mesmo freezer, só com o airlock. É possível que varie a temperatura interna de cada bombona (devido ao volume de cerveja fermentando) ao ponto de em uma bombona estar por exemplo a 20°C e outra estar a 22°C? Ou a mesma temperatura em uma, estará em outra que está sendo monitorada através do poço com termostato?

Sim é possível que varie, uma bombona tem 50L outra 30L, quase o dobro. Provavelmente na prática eu faria a mesma coisa que vc, tendo os mesmos equipamentos. É possível que varie, mas será que a suposta variação será suficiente para estragar sua breja? Eu acho que não.

Se vc tiver outra geladeira com TIC, simples, só colocar lá a outra bombona sem controle individual, se não tiver vai fazer o que?

Back