• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pintar Lâmpada Halogena com Spray

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Reaction score
117
Salve, molecada! Como vão as brassagens?

Eu uso uma lâmpada halogena para aquecimento. Vejo muita gente utilizando a lâmpada dentro de uma meia, de caixas de leite. Eu mesmo utilizei por um ano dentro de papel refletor, mas acho ruim, a meia fica úmida, o papel também, sem contar o medo de pegar fogo.
Tenho spray preto que sobrou da pintura da geladeira. Minha dúvida é: posso pintar a lâmpada com spray para barrar a luz? Terei muitos problemas? É mais perigoso que os métodos citados acima?

PS: comprar uma lâmpada de aquecimento não é uma opção.

Salve, molecada! Como vão as brassagens?

Eu uso uma lâmpada halogena para aquecimento. Vejo muita gente utilizando a lâmpada dentro de uma meia, de caixas de leite. Eu mesmo utilizei por um ano dentro de papel refletor, mas acho ruim, a meia fica úmida, o papel também, sem contar o medo de pegar fogo.
Tenho spray preto que sobrou da pintura da geladeira. Minha dúvida é: posso pintar a lâmpada com spray para barrar a luz? Terei muitos problemas? É mais perigoso que os métodos citados acima?

PS: comprar uma lâmpada de aquecimento não é uma opção.

Salve nobre cervejeiro. Eu cubro o meu fermentador e deixo a lâmpada livre. A função de colocar uma lâmpada, é de aquecer e não de iluminar portanto, não vejo problema em pintar a lâmpada. Posso estar falando besteira mas, até que os nobres colegas se manifestem, esta é a minha opinião.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu acho que corre o risco de ficar um cheiro forte da tinta quando esquentar.
Por acaso ja pesquisou as lampadas de ceramica para repteis no ebay? Vai gastar menos de R$10.
Abraço!

Eric, acredito que uma tinta normal não resista a temperatura da lâmpada. Possível que queime a tinta e libere fumaça e cheiro ruim dentro da geladeira.
Mas já vi umas tintas em spray próprias para alta temperatura, essa com certeza aguenta, pessoal usa até para pintura de churrasqueira, haha

Sugiro procurar as especificações da tinta e a resistência dela a altas temperaturas para ter certeza.

Abraço!

Cara,
uma lâmpada halógena não é a mais indicada.

Use uma fluorecente compacta de 10W no máximo. A função da lâmpada não é aquecer, é não deixar esfriar.

Não é indicado uma fonte que gere muito calor e de forma rápida e sim algo que somente estabilize.

Qual é o problema da luz dentro da geladeira ? Só será se teus fermentadores forem transparentes. Daí uma solução como uma simples lata de tinta/nescau da vida resolve.

Cara,
uma lâmpada halógena não é a mais indicada.

Use uma fluorecente compacta de 10W no máximo. A função da lâmpada não é aquecer, é não deixar esfriar.

Não é indicado uma fonte que gere muito calor e de forma rápida e sim algo que somente estabilize.

Qual é o problema da luz dentro da geladeira ? Só será se teus fermentadores forem transparentes. Daí uma solução como uma simples lata de tinta/nescau da vida resolve.

Salve, irmão.

Então, por momento, que é verão, é de estabilizar. Agora, durante o inverno, usaria para aquecer, porque a temperatura fica bem abaixo da de fermentação de ales, por vezes até de lagers. A respeito da emissão agressiva de calor, realmente, concordo.
O problema geral é a variação térmica. Quando o termostato aciona, ele mantém o compressor funcionando até a temperatura indicada. Mas a placa fria continua gelando, mesmo após a parada do motor. Isto faz a temperatura cair cerca 1oC. Uso uma histerese de 0.5oC, pois, menos que isto acionaria o motor constantemente. Nesta brincadeira, seto o segundo relé 0.5oC abaixo da projetada e uso a lâmpada para aquecer e não deixar cair este 1oC.
Os meus fermentadores passam claridade, são brancos opacos, mas passam luz. Além disto, tenho garrafas com priming na mesma temperatura da fermentação atual. E o figurino recomenda abrigar da luz.

Mas o mesmo problema da placa fria tu vais ter com uma halógena (pela potência de calor).

Se ver pelo fórum, nem mesmo sugerem lâmpadas incandescentes de 40W.

Quanto a luz, uma lata resolve, e irradia o calor.

Salve, irmão.

Então, por momento, que é verão, é de estabilizar. Agora, durante o inverno, usaria para aquecer, porque a temperatura fica bem abaixo da de fermentação de ales, por vezes até de lagers. A respeito da emissão agressiva de calor, realmente, concordo.

O problema geral é a variação térmica. Quando o termostato aciona, ele mantém o compressor funcionando até a temperatura indicada. Mas a placa fria continua gelando, mesmo após a parada do motor. Isto faz a temperatura cair cerca 1oC. Uso uma histerese de 0.5oC, pois, menos que isto acionaria o motor constantemente. Nesta brincadeira, seto o segundo relé 0.5oC abaixo da projetada e uso a lâmpada para aquecer e não deixar cair este 1oC.

Os meus fermentadores passam claridade, são brancos opacos, mas passam luz. Além disto, tenho garrafas com priming na mesma temperatura da fermentação atual. E o figurino recomenda abrigar da luz.

Por acaso voce usa um freezer (ñ frost free) e um poço térmico no fermentador?

Por acaso voce usa um freezer (ñ frost free) e um poço térmico no fermentador?

Uso uma geladeira com placa fria. Uso tanto o freezer, quanto o refrigerador dela (é bem grande, cabe baldes em tudo). O sensor eu coloco dentro do balde pelo airlock (antes que me crucifiquem: extremamente sanitizado).

Já pensou em cobrir o vidro da lâmpada com papel alumínio? Ele vai barrar a emissão de calor por radiação, mas vai ficar quente e emitir calor por convecção com o ar.

Já pensou em cobrir o vidro da lâmpada com papel alumínio? Ele vai barrar a emissão de calor por radiação, mas vai ficar quente e emitir calor por convecção com o ar.

Isto não daria problema? Se não der, me parece uma ótima ideia.

Uso uma geladeira com placa fria. Uso tanto o freezer, quanto o refrigerador dela (é bem grande, cabe baldes em tudo). O sensor eu coloco dentro do balde pelo airlock (antes que me crucifiquem: extremamente sanitizado).

Talvez consiga uma menor variacao de temperatura com o sensor mais proximo à parede do fermentador.
Alem disso, poderia colocar um ventilador de PC virado para a placa da geladeira. Acionando somente quando a geladeira estiver ligada. Vai ter uma melhor circulacao de calor.
Particularmente, eu só usaria uma fonte de calor (tambem com o ventilador) quando o ambiente externo estiver mais frio que a temperatura desejada.
Abraço!

Em princípio não há qualquer problema. O papel alumínio é usado para assar comida em fornos e suporta altas temperaturas.

Só preste atenção, o papel alumínio tem dois lados, um brilhoso e outro opaco. O lado brilhoso reflete muito mais a radiação de calor de volta a fonte do que o lado opaco. No caso da lâmpada use ao contrário da culinária,o lado brilhoso para fora.

Back