Vou postar aqui um texto que escrevi em um outro post, mas que cabe como introdução ao assunto "profissionalizar-se para o mercado". Creio que seja válido para aqueles que desejam transformar seu hobby em profissão. Não é exatamente um passo-a-passo. Nesse sentido, preciso informar aos interessados de que estou escrevendo um livro que conta a minha jornada para abrir a Seasons (livro este que ainda está sem data para lançamento, logo, não me pressionem eheheh), justamente com o intuito de ajudar aqueles que desejam trabalhar nessa área a não cometer (ou, pelo menos, minimizar) os erros que cometi.
Enfim, segue o post.
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Pessoal, pra complementar (...), vou escrever alguns pontos que considero importantes. Recebo contatos de pessoas dos mais diversos backgrounds querendo abrir microcervejarias praticamente todos os dias e, ao mesmo tempo que fico feliz com um colega homebrewer que deseja transformar seu hobby em profissão, também fico assustado com os aproveitadores de plantão. Costumo sempre "dar a real" logo de cara para ver quais as intenções da pessoa, se ela vai aguentar o tranco ou não. Caso a pessoa siga em frente e esteja decidida a realizar esse sonho, ajudo da melhor maneira que posso, sendo realista e sem esconder nada, faço projetos e receitas juntos, ajudo com detalhes técnicos, não interessa, qualquer coisa, pois pra mim é melhor que existam mais empresas sérias atuando no mercado. Mas tem que fazer direito. Olhem só:
- abrir uma empresa requer muito autoconhecimento. Saber até onde e até quando aguenta pressão, seja ela externa (clientes, fornecedores, parceiros), interna (problemas ligados aos processos internos ou ao produto, pressão financeira, psicológica); saber quais as suas habilidades técnicas e sociais; descobrir quantas horas você consegue aguentar acordado e manter a concentração; descobrir quantos "nãos" quebram o seu espírito (e como você faz para recolher os estilhaços e se levantar, porque você PRECISA se levantar); entender quais as suas maiores deficiências e como você vai fazer para contorna-las...
- Fazer uma cervejaria nâo é uma corrida, é uma maratona.
- abrir uma empresa é algo difícil. Logo, precisa ser algo onde você seja apaixonado pelo que faz todos os dias. Se você não é apaixonado pelo que faz, nem comece.
- fazer cerveja é como fazer arte. Pra isso, é preciso prática. Beethoven estudava e treinava horas todos os dias; os Beatles começaram tocando na cena underground em Hamburgo por cerca de 6 horas todos os dias durante 2 anos. Pra estes artistas, isso não era cansativo; era treinamento. Treinamento gera prática, que por sua vez gera experiência. Seja essa prática vinda das mãos de um cervejeiro experiente contratado por você ou então de você mesmo, é algo extremamente necessário.
- tem que fazer cerveja com qualidade e consistência. No mercado não vale fazer um produto de um jeito uma vez e de outro jeito na segunda leva. E de outro jeito na terceira. O público não vai perdoar no longo prazo. E o pior: se você fizer e vender cerveja ruim, não é só a sua empresa que sairá prejudicada, mas também todas as outras que estão se esforçando para deixar suas marcas no ainda novo mercado cervejeiro. Se não tiver qualidade e consistência, nem comece.
- é preciso ter olhos de lince para as finanças - Uma cervejaria gera gastos. Muitos gastos. Não é só equipamento: insumos, barris, obras, garrafas, tampinhas, rótulos, caixas, fitas adesivas (sim se gastam quilômetros ), filtros, ferramentas... tudo isso precisa ser comprado logo de cara, e são poucas as opções de financiamento. Por outro lado, suas vendas quase nunca são pagas à vista, logo, o seu fluxo de caixa precisa estar sempre sob controle.
- se você decidir abrir uma microcervejaria, lembre-se de que está entrando em um mercado ainda muito jovem. Logo, seu esforço não será apenas para manter o seu negócio, mas para manter e fazer crescer o mercado como um todo, um mercado onde o consumidor ainda precisa ser formado e informado. Para isso o empreendedor precisa transpirar além do que normalmente já precisa quando abre um outro tipo de negócio.
- uma microcervejaria, assim como uma indústria ou fabricante de produtos manufaturados, costuma estar no topo de uma cadeia bastante grande de dependências externas. Para o seu produto chegar até o cliente, você depende de fornecedores de malte, lúpulo, da companhia de água e luz que atende você, do seu fabricante de equipamento; das empresas que fazem os fretes das suas compras; dos seus fornecedores de barris, caixas, garrafas, tampinhas e rótulos; dos órgãos governamentais que regulamentam o seu negócio... Nesse sentido, a chance de alguma coisa dar errado é grande. Ou seja, é nem sempre as coisas saem certo para você, mas o que sai das portas da sua empresa para chegar no seu consumidor tem SEMPRE que sair certo, pois nenhuma falha vinda dos seus parceiros justifica um produto mal-feito.
- Seja humilde quando cometer algum erro. Se o produto ficou ruim e mesmo assim saiu das portas da sua empresa, a falha foi sua por não ter percebido. Isso é demonstração de maturidade.
- esteja sempre disposto a evoluir e melhorar em todos os conceitos.
- por último, mas não menos importante: fazer uma cervejaria da muito trabalho. Logo, precisa ser divertido. Espante o stress com uma cerveja de vez em quando. Relaxe em cima de uma cama de sacas de malte. Cheire um lúpulo de manhã (já fiz um travesseiro de lúpulo uma vez, é muito bom!). Leve muito a sério o seu negócio, mas não se leve tão a sério. Lembre-se, você trabalha em uma cervejaria, não em um hospital! :fro: