• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pale ale com off flavors, receita mal dimensionada, mas boa de beber

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Monks

Well-Known Member
Reaction score
4
Sou completamente noob na arte de fazer cervejas. Minha primeira foi uma pale ale e eu segui a receita nos mínimos detalhes. Essa receita veio junto ao kit de equipamentos que comprei. Vieram 8kg de grãos, mas a quantidade de água que mandava colocar era muito aquém do necessário pra essa quantidade de malte (só fui aprender a calcular a quantidade de água depois de fazer a receita). Junto aos insumos veio um pacote de fermento T-58, que, segundo li, não seria muito indicado pra pale ales. Somado a isso tudo, fermentei e maturei sem controle de temperatura. O resultado foi uma cerveja com densidade acima do esperado, com ésteres presentes (que eu creio que seja resultado da fermentação em temperatura mais alta do que o recomendado) e um pouco mais escura. Ou seja, está longe de uma pale ale, mas, mesmo assim, muito gostosa. O sabor ficou parecido com uma strong golden ale. O legal é que a cerveja não foi perdida e tudo isso serve como aprendizado. Eu não sei em qual estilo ela se encaixaria... Mas o gosto tá bem legal, hehe.

Tá aí a foto dela.

Attachments

• IMG_20161022_153516_090-1.jpg
    IMG_20161022_153516_090-1.jpg
    159.1 KB
Eu também fiz umas cagadas na primeira brassagem. (e na segunda também) rsrs
Serve de aprendizado.

Isso acontece, meu amigo! A medida dos seus estudos e brassagens futuras, diminui consideravelmente os riscos de erros!
Mas, ficou bonita a cerveja e se está boa pra ti, é o que interessa!
Abração.

Só lembre do seguinte...... qualquer gosto e aroma ruim numa cerveja, nunca é problema da receita, e sim de técnica.

Absurdos óbvios à parte, nenhuma receita é ruim se executada corretamente.

Ao mesmo tempo, pode pegar as receitas das melhores cervejas do mundo, e pra fazer ficar igual as originais, é dificílimo.

No fim das contas, receita é uma das partes menos importantes de todas. :)

Abraço,

é uma belga, para as golden ...

E quem já não fez uma "Ilha do Bananal Export" mas primeiras levas ? :ban:
:mug:

A primeira breja brassada, por mais que saia ruim, sempre será excelente kkkk

Primeiro pq ainda nem sabemos oq é defeito e segundo pq é a primeira neh?...ahuauhahu

Isso sem contar que a maioria está acostumado a tomar as nacionais de giro :p

Só lembre do seguinte...... qualquer gosto e aroma ruim numa cerveja, nunca é problema da receita, e sim de técnica.

Absurdos óbvios à parte, nenhuma receita é ruim se executada corretamente.

Ao mesmo tempo, pode pegar as receitas das melhores cervejas do mundo, e pra fazer ficar igual as originais, é dificílimo.

No fim das contas, receita é uma das partes menos importantes de todas. :)

Abraço,

Com certeza!! O problema não foi a receita, foi o cozinheiro, hehehe. Se eu tivesse conhecimento eu saberia como redimensionar a água, etc. Bom, enquanto a cerveja fermentava e maturava, eu aproveitei pra estudar bastante e minha segunda brassagem já foi bem melhor. Fiz uma american brown ale, a OG ficou dentro do esperado... Agora ela tá fermentando, dessa vez com controle de temperatura. Só me resta esperar pra ver o resultado e que as bananas não apareçam. Valeu pela troca de experiências, gurizada!!

Back