• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

OG acima da esperada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RaphaelAS

New Member
Reaction score
0
Boa noite.

Eu já leio as postagens aqui do fórum a bastante tempo parea buscar conhecimento. Sou bem iniciante na arte de homebrew, tendo feito apenas duas levas. Minha segunda eu brassei no sábado passado (30/07) e sobre ela que eu quero tirar uma dúvida com os colegas mais esperientes.

Eu esperava uma OG por volta de 1,055, mas obtive 1,067 (fiz a medida à 21°C e ajustei para chegar a essa leitura). Segue a baixo a recieta:

5 kg de malte pale ale
750 g de cara pils
18 litros no mash
Infusão simples à 67,5°C iniciais (no fim a temperatura era de 66°C)
mashout à 77°C por 10 min
12,5 de água de lavagem à 77°C (fly sparge)
fervura por 75 minutos
Finalizando 19 litros com a OG de 1,067

Eu sei que parece pergunta boba, mas pela regra simplificada de 5 kg para 20 litro que dá OG de 1,050, essa minha OG não ficou muito alta?

Agradeço se alguém puder comentar.

A OG de 1,050, foi indicada em algum programa?
Tens que levar em consideração a eficiência do teu equipamento.

Se vc elaborou a receita com um software, vc precisa ajustar sua eficiencia nele...
Sua eficiencia ficou acima do configurado, para sua OG bater com a planejada, vc deveria ir adicionando água de lavagem até sua OG pré fervura chegar na planejada.
Por exemplo, para 1055 planejado, vc deveria ter alcançado +/- 1045 pré fervura.

Vc não pode se prender mto na quantidade de água da lavagem, no momento de trasfegar para a panela de fervura, vc precisa ficar medindo sua OG pré fervura para que sua OG final se aproxime da planejada.

Espero ter ajudado.

Primeiramente, obrigado por ajudar Robertocaruso.