• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

OG acima da esperada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RaphaelAS

New Member
Reaction score
0
Boa noite.

Eu já leio as postagens aqui do fórum a bastante tempo parea buscar conhecimento. Sou bem iniciante na arte de homebrew, tendo feito apenas duas levas. Minha segunda eu brassei no sábado passado (30/07) e sobre ela que eu quero tirar uma dúvida com os colegas mais esperientes.

Eu esperava uma OG por volta de 1,055, mas obtive 1,067 (fiz a medida à 21°C e ajustei para chegar a essa leitura). Segue a baixo a recieta:

5 kg de malte pale ale
750 g de cara pils
18 litros no mash
Infusão simples à 67,5°C iniciais (no fim a temperatura era de 66°C)
mashout à 77°C por 10 min
12,5 de água de lavagem à 77°C (fly sparge)
fervura por 75 minutos
Finalizando 19 litros com a OG de 1,067

Eu sei que parece pergunta boba, mas pela regra simplificada de 5 kg para 20 litro que dá OG de 1,050, essa minha OG não ficou muito alta?

Agradeço se alguém puder comentar.

A OG de 1,050, foi indicada em algum programa?
Tens que levar em consideração a eficiência do teu equipamento.

Se vc elaborou a receita com um software, vc precisa ajustar sua eficiencia nele...
Sua eficiencia ficou acima do configurado, para sua OG bater com a planejada, vc deveria ir adicionando água de lavagem até sua OG pré fervura chegar na planejada.
Por exemplo, para 1055 planejado, vc deveria ter alcançado +/- 1045 pré fervura.

Vc não pode se prender mto na quantidade de água da lavagem, no momento de trasfegar para a panela de fervura, vc precisa ficar medindo sua OG pré fervura para que sua OG final se aproxime da planejada.

Espero ter ajudado.

Primeiramente, obrigado por ajudar Robertocaruso.

Na verdade, se eu não me engano, foi o Guenther que já postou essa "regra" em outras ocasiões. Que para uma leva de 20 litros, se você usar 5 kg de malte base, você terá algo em torno de 1,050 de OG e 5% de álccol.

Pois é... minha eficiência. É mais ou menos isso que eu queria entender. Será que ela está muito alta? E será que isso é bom?

Eu não tenho programa para me ajudar a verificar isso. Os ingredientes dessa receita eu peguei em um livro e lá o autor dizia que a OG seria 1,055. Por isso minha dúvida.

Se vc elaborou a receita com um software, vc precisa ajustar sua eficiencia nele...
Sua eficiencia ficou acima do configurado, para sua OG bater com a planejada, vc deveria ir adicionando água de lavagem até sua OG pré fervura chegar na planejada.
Por exemplo, para 1055 planejado, vc deveria ter alcançado +/- 1045 pré fervura.

Vc não pode se prender mto na quantidade de água da lavagem, no momento de trasfegar para a panela de fervura, vc precisa ficar medindo sua OG pré fervura para que sua OG final se aproxime da planejada.

Espero ter ajudado.

Entendi. Acho que é isso mesmo. Tenho que começar a usar um programa, no qual poderei fazer esses ajustes de acordo com meu equipamento.

Eu não fico medindo a OG não... mas acho que pelo menos nesse início, enquanto eu ainda estou conhecendo melhor o meu processo, eu tenho que fazer isso mesmo.

Muito obrigado. Ajudou bastante.

Back