• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

O que fazer caso o manômetro aponte para os limites de pressão?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Reaction score
471
Pessoal,

Comprei um manômetro da WE, onde são exibidos os valores com pressão de até 4,0 de carbonatação.
O manômetro tem as cores: verde, amarelo e vermelho.
Acima de 3 ele já é vermelho.

Aí vem a dúvida:

É possível estabilizar essa pressão?
O que faço? reduzo bem a temperatura da cerveja e verifico alguns dias se parou de subir?

Pessoal,

Comprei um manômetro da WE, onde são exibidos os valores com pressão de até 4,0 de carbonatação.

Aí vem a dúvida:

O que faço? reduzo bem a temperatura da cerveja e verifico alguns dias se parou de subir?

Bom dia,
A pressão sobe dentro da garrafa pela produção de CO2 por fermentação... Logo, quando os fermentáveis acabarem a fermentação acaba e a pressão estabiliza...
Se por um acaso vc errou no cálculo ou havia uma quantidade residual de açúcar na breja e a pressão começa a passar do limite que vc quer uma solução seria gelar a cerveja para interromper o processo. Se isso for feito a cerveja não deve voltar a temperatura ambiente pois vai voltar a fermentar... Eu também deixaria, nesse caso, a garrafa piloto fora e em local seguro para saber até onde iria essa pressão...
Pasteurizar também seria uma solução, mas sobre isso não sei falar...

Pessoal,

Aí vem a dúvida:

Pode gelar a cerveja para reduzir a pressão e descontinuar (ou tornar mais lenta a continuidade) da refermentação.

Faça isso só como medida paliativa para não perder cerveja e garrafas, não transformando em prática comum. É interessante buscar saber por que isso aconteceu, se foi excesso de priming ou açucar residual da fermentação, ou algum outro fator, para que não aconteça novamente nas outras levas.

Abraço

Pode gelar a cerveja para reduzir a pressão e descontinuar (ou tornar mais lenta a continuidade) da refermentação.

Faça isso só como medida paliativa para não perder cerveja e garrafas, não transformando em prática comum. É interessante buscar saber por que isso aconteceu, se foi excesso de priming ou açucar residual da fermentação, ou algum outro fator, para que não aconteça novamente nas outras levas.

Abraço

Ola,

Voce realmente terminou a fermentacao primaria?
Quantos gramas/litro de açucar voce usou de primming?

Não fiz nada errado não senhores.
Somente fiz a pergunta para saber qual seria a medida a ser tomada em caso de algum problema.

Afinal não é só erro de priming que pode causar estouro. Contaminação também gera.

Valeu!

Um amigo cervejeiro me disse que uma vez aconteceu isso com ele. A solução que ele adotou foi de abrir todas as garrafas e tampar novamente elas. Alguém já realizou esse procedimento?

Abraços

Eu já fiz isso, e posso dizer que dependendo do caso não funciona. O que eu fiz foi o seguinte: Tinha uma leva de weiss que errei o primming, quando ela estava a 4bar eu coloquei na geladeira, e depois abri e tampei. No outro dia, bingo! 4 bar. Julguei que ainda havia açúcar demais, e ela ainda iria fermentar muito (eu havia utilizado 10g/L no primming). Então voltei toda a cerveja para o balde, esperei alguns dias e refiz o primming.

Agora, caso a fermentação tenha parado já por exemplo em 4bar, e fizer este procedimento (abrir e recolocar tampa), eu acredito que o resultado seja melhor.

Guilherme

Latest posts

Back