O que correu mal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ruirpaiva

Member
Joined
Jan 21, 2016
Messages
18
Reaction score
0
Olá a todos,

Este é o meu primeiro tópico. Começo por agradecer a todos a vossa dinamização do fórum, tem sido muito útil para pesquisar informação. Vocês estão muito mais adiantados que nós em Portugal, seja pela vossa comunidade ser maior, seja por ser mais abertos a falarem uns com os outros. Aqui não temos grande informação sobre acervas e as que há parecem clubes secretos, nem sequer temos um fórum rico como este. Valeu!

Este sábado fiz a minha primeira cerveja (eu espero que vire cerveja). Iniciei com uma receita clone da Duvel, no entanto reparei que alguma coisa falhou. Ou algumas coisas falharam.

A minha OG deveria ser de 1.079 e ficou muito longe, ficou em 1.050. Assim como a litragem final seria de 20L e fiquei com 12L no fermentador.

Acredito que a receita está correta pois ela é de uma loja bem conhecida que faz também uma bela cerveja artesanal profissional (Sovina).

Tanto a brassagem como a fervura foram de 90 min. Utilizei 2,7L por Kg de malte, assim deu 14L de água na brassagem e 17L para a lavagem do malte.

Sei que a minha panela de fervura perde 5L no fundo, mas estarão os cálculos corretos?

O que me preocupa mais foi a OG ter ficado muito longe.

Abraços,
Rui
 
Olá a todos,

Este é o meu primeiro tópico. Começo por agradecer a todos a vossa dinamização do fórum, tem sido muito útil para pesquisar informação. Vocês estão muito mais adiantados que nós em Portugal, seja pela vossa comunidade ser maior, seja por ser mais abertos a falarem uns com os outros. Aqui não temos grande informação sobre acervas e as que há parecem clubes secretos, nem sequer temos um fórum rico como este. Valeu!

Este sábado fiz a minha primeira cerveja (eu espero que vire cerveja). Iniciei com uma receita clone da Duvel, no entanto reparei que alguma coisa falhou. Ou algumas coisas falharam.

A minha OG deveria ser de 1.079 e ficou muito longe, ficou em 1.050. Assim como a litragem final seria de 20L e fiquei com 12L no fermentador.

Acredito que a receita está correta pois ela é de uma loja bem conhecida que faz também uma bela cerveja artesanal profissional (Sovina).

Tanto a brassagem como a fervura foram de 90 min. Utilizei 2,7L por Kg de malte, assim deu 14L de água na brassagem e 17L para a lavagem do malte.

Sei que a minha panela de fervura perde 5L no fundo, mas estarão os cálculos corretos?

O que me preocupa mais foi a OG ter ficado muito longe.

Abraços,
Rui

Estou achando que isso é muita água para pouco malte, considerando a OG de 1.079
Me parece que para esse volume de água e para essa quantidade de malte, a OG que você conseguiu obter é a que está mais de acordo.
Poste a receita aqui para darmos uma olhada ;)
 
Pela continha rápida que fiz aqui você usou aí cerca de 5kg, ou pouca coisa além disso, de malte. Última vez que fiz uma high gravity foram mais de 6kg de malte pra 16L de mosto finais.
Pergunto: porque uma fervura de 90 minutos?
Uma das possíveis causas pra não ter ido até a gravidade estimada seria a não conversão de todo o amido, a que temperatura se deu a brassagem?
 
Pela continha rápida que fiz aqui você usou aí cerca de 5kg, ou pouca coisa além disso, de malte. Última vez que fiz uma high gravity foram mais de 6kg de malte pra 16L de mosto finais.
Pergunto: porque uma fervura de 90 minutos?
Uma das possíveis causas pra não ter ido até a gravidade estimada seria a não conversão de todo o amido, a que temperatura se deu a brassagem?

Pelo que andei lendo por aqui no fórum, a não conversão não influencia na OG , uma vez que o amido e o açúcar tem o mesmo "peso", apenas um é o outro quebrado. Agora, na FG sim, pq influencia diretamente na fermentação.
Acho que grande parte do problema dele é pouco malte, aliado a uma lavagem não bem feita (estou passando por problemas na lavagem tb).
 
É normal não acertar os alvos nas primeiras brassagens, pois você não conhece seu equipamento. Como o cgfischer, para esse tempo de brassagem e essa quantidade de água/malte a OG esta dentro do esperado.

Em relação ao volume final, acho que você perdeu muita água na evaporação. Iniciou com 31L. Perdeu 5L de volume morto. O malte absorve água(em média 1:1), então perdeu 2,7L e acabou ficando com 12L no fermentador, logo:

Perda por evaporação = 31 - 5 - 2,7 - 12 = 11,3L

Isso dá 36% em 90min ou 24% em 60min. Vá anotando a evaporação de cada brassagem para ter uma média do seu equipamento e leva essa informação em conta na hora de adicionar água ou controlar a evaporação.

Abraço
 
É normal não acertar os alvos nas primeiras brassagens, pois você não conhece seu equipamento. Como o cgfischer, para esse tempo de brassagem e essa quantidade de água/malte a OG esta dentro do esperado.

Em relação ao volume final, acho que você perdeu muita água na evaporação. Iniciou com 31L. Perdeu 5L de volume morto. O malte absorve água(em média 1:1), então perdeu 2,7L e acabou ficando com 12L no fermentador, logo:

Perda por evaporação = 31 - 5 - 2,7 - 12 = 11,3L

Isso dá 36% em 90min ou 24% em 60min. Vá anotando a evaporação de cada brassagem para ter uma média do seu equipamento e leva essa informação em conta na hora de adicionar água ou controlar a evaporação.

Abraço

Ele usou algo em torno de 5,2 kg de malte. 2,7 era a proporção água/malte ;)
 
Bom dia a todos,

A receita que utilizei foi de acordo com a loja onde comprei os ingredientes e seguem em baixo.

Para 20 Litros:
- Malte Pilsner 4.700Kg
- Malte Crystal 0.320Kg
- Malte Amber 0.175Kg
Lúpulos:
- East Kent Goldings 36gr (Amargor)
- East Kent Goldings 15gr (Sabor)
- Saaz 15gr (Sabor)
- East Kent Goldings 15gr (Aroma)
Fermento:
- Brewferm Ale (utilizei o T-58
Outros:
- Açucar 1Kg (utilizei apenas 500g, porque achei que era açúcar a mais)
- Açucar “Candy” 1Kg - Adicionei todo o açúcar no início da fervura

http://cervejartesanal.com/produto/...ta-grao/receita-de-malte-em-grao-belgian-ale/


A Brassagem foi feita a 65.5C durante 90 minutos e o Mash Out a 78C durante 10 min. O Sparge foi feito com 17L a 76C. A Fervura foi de 90 minutos.

No final da Brassagem realizei o teste do iodo e bateu certo.

No Beersmith diz para fazer o Mash Out acrescentando água 9 L de água... achei meio estranho e não acrescentei, mas este acréscimo de água teria sido útil. No entanto tanto aqui no site como no livro do Palmer não encontrei referências a dizer para acrescentar água no Mash Out, ou estarei errado?

A expressão no software é "Add 9 L of water and heat to 78C over 5 min".

Abraços,
Rui
 

Attachments

  • Duvel - Loja Cerveja Artesanal.pdf
    162.9 KB · Views: 60
Como foi a moagem do grão? Tive um problema de eficiência e ele ocorreu, principalmente, pela moagem do grão. Outra coisa, você utiliza fundo falso ou bazooka?
 
Como foi a moagem do grão? Tive um problema de eficiência e ele ocorreu, principalmente, pela moagem do grão. Outra coisa, você utiliza fundo falso ou bazooka?

Utilizei bazooka e comprei o grão já moído pela loja. Penso que a moagem terá sido bem feita, no entanto comprei o grão moído e só pude fazer a cerveja duas semanas depois. Durante esse tempo ele esteve sempre fechado num saco de plástico.
 
Back
Top