• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Acredito que sejam 3 coisas diferentes.

Gramíneo é gosto de grama mesmo, de verde, de mato.
Adstringencia é a secura que dá na lingua, tipo quando come banana verde.
Harsh é quando parece que tem um gato descendo junto com o gole, arranhando a garganta. Na maioria das vezes é por causa de lupulo em suspensão, mas cogito a possibilidade de acontecer devido a muito polifenol extraído (tenho que testar mais).

corrijam-me se eu estiver equivocado.

Acredito que sejam 3 coisas diferentes.

Gramíneo é gosto de grama mesmo, de verde, de mato.
Adstringencia é a secura que dá na lingua, tipo quando come banana verde.
Harsh é quando parece que tem um gato descendo junto com o gole, arranhando a garganta. Na maioria das vezes é por causa de lupulo em suspensão, mas cogito a possibilidade de acontecer devido a muito polifenol extraído (tenho que testar mais).

corrijam-me se eu estiver equivocado.

Adstringência, que adstringi.

Adstringir:
impor-se limites; limitar-se, restringir-se.

Se o estilo diz que não pode ter gramíneo no aroma e sabor, então é uma adstringência.

Adstringência, que adstringi.

Adstringir:
impor-se limites; limitar-se, restringir-se.

Se o estilo diz que não pode ter gramíneo no aroma e sabor, então é uma adstringência.
Discordo do amigo, pq são 3 off flavors distintos:

Adstringencia: secura na boca, sente mais na lingua.
"Astringency, on the other hand, is much easier to explain. It is described as a mouthfeel characterized by a drying, puckering, or rough sensation across the oral cavity, especially on the tongue [7]. It occurs when large molecular weight polyphenols react with prolinerich proteins found in saliva. Upon their interaction, they precipitate onto the surface of the mouth, which leads to the feeling of a coating dryness [8]."

Gramineo: gosto de grama, cheiro de grama recem cortada.
Pode ter gramineo sem ter adstringencia nem HARSH.

HARSH: Aspereza que sente ao engolir a ceva, sente mais na garganta. Normalmente seguido de um forte amargor no fundo da lingua.

Mas nós sempre podemos concordar em discordar.
Peace.

VAleu Gabrielskin!!!!

Vou ler esse doc mais tarde, mas pelo visto o BRY está sendo o favorito se tratando de fermento seco de facil acesso.

Essa enzima ai da miniatura... queria usar, mas nem meus orgãos internos valem o que pedem nela :p

Valeu pela resposta!

@Pinhão, eu também nunca usei pelo preço, mas encontrei esse vendedor porcionando a enzima, ainda não comprei, mas vou comprar.

5 gramas por R$ 42 + frete, por esse preço dá pra testar.

A avaliação de quem comprou é boa.

https://shopee.com.br/Enzima-Aromazyme-para-produção-de-cerveja-i.441188908.8453561933
Abs

Pra quem tá em busca de fermento seco para NEIPA, vale testar o Verdant (nova cepa da Lallemand). Um amigo fez uma recentemente com ele e o resultado foi excelente. Turbidez e biotransformação excelentes.

abs

Pessoal, estou fazendo minha primeira Neipa e quero testar uma receita.
A receita está abaixo no link. Alguma sugestão dos mais experientes?

https://share.brewfather.app/iOv3VVkn05aqvX

Se não fizer correção dos sais então vai ser bem difícil conseguir uma NEIPA de qualidade.
Lembrando que os sais nela são pra ajudar na sedosidade e não pra extrair o máximo dos lúpulos.

Pessoal, estou fazendo minha primeira Neipa e quero testar uma receita.
A receita está abaixo no link. Alguma sugestão dos mais experientes?

https://share.brewfather.app/iOv3VVkn05aqvX
Concordo. Nesse estilo o ajuste dos sais é fundamental. Procure uma relação de cloreto/sulfato de 2:1 para o cloreto, vai realçar o dulçor e os lúpulos. Achei o grist de maltes bem complexo para uma New England IPA, eu costumo usar pilsen, pale e trigo, com os dois primeiros ajusto para chegar na cor e o trigo para prover o hazy do estilo. Além de aveia para aveludar e dar sensação de corpo. Nunca usei essa levedura da Lallemand, mas indico também a Verdant ou a London Ale III.
Quanto aos dois dry hoppings, imagino que o primeiro seja no final da fermentação buscando a biotransformação e o segundo já na maturação. Eu também faria dessa forma.

Eu faço correção de sais. Uso 3:2 conforme a recomendação do Janish.
Igual o Alexandre disse, use Pilsen ou só Pale Ale, não precisa gastar com Maris.
Flocos de trigo ou aveia ajudam no corpo, sedosidade e espuma.
Malte trigo, centeio e ponteados ajudam no corpo e turbidez.

Não use Whirlfloc vc quer turbidez nas NEIPAs, na decantação (cold-cash) vai decantar oq for necessário inclusive o trub que foi da mostura.

Concordo. Nesse estilo o ajuste dos sais é fundamental. Procure uma relação de cloreto/sulfato de 2:1 para o cloreto, vai realçar o dulçor e os lúpulos. Achei o grist de maltes bem complexo para uma New England IPA, eu costumo usar pilsen, pale e trigo, com os dois primeiros ajusto para chegar na cor e o trigo para prover o hazy do estilo. Além de aveia para aveludar e dar sensação de corpo. Nunca usei essa levedura da Lallemand, mas indico também a Verdant ou a London Ale III.
Quanto aos dois dry hoppings, imagino que o primeiro seja no final da fermentação buscando a biotransformação e o segundo já na maturação. Eu também faria dessa forma.
Utilizei a Carapils pois é um malte que fornece Dextrina e ajuda na sensação de boca, já que tirei a aveia em função da potencial oxidação pelo teor de Manganês.

Utilizei a Carapils pois é um malte que fornece Dextrina e ajuda na sensação de boca, já que tirei a aveia em função da potencial oxidação pelo teor de Manganês.
Gustavo, achei esse novo grist mais interessante, porém permita-me uma opinião: o Carapils tem as vantagens que você mencionou, além de ajudar na espuma. Porém, os maltes caramelo possuem uma pegada de caramelo queimado que na minha opinião não casam muito bem em IPAs muito lupuladas, cujo destaque deve ser o sabor e aroma dos lúpulos. Se você utilizar aveia ou trigo em flocos em baixa quantidade (perto dos 10% do grist) vai conseguir essa sensação de boca sem se expor a maiores riscos de oxidação. Já quanto à formação e retenção da espuma, o malte de trigo vai ajudar. Se ainda assim a oxidação te preocupar, substitua o carapils por uma adição maior de malte de trigo, chegando próximo dos 14%.
A preocupação com oxidação é pertinente, porém atente-se que altas adições de lúpulo aumentam o risco tanto ou mais que os adjuntos. Qual o seu método de carbonatação? O envase será em garrafas ou barril?

Gustavo, achei esse novo grist mais interessante, porém permita-me uma opinião: o Carapils tem as vantagens que você mencionou, além de ajudar na espuma. Porém, os maltes caramelo possuem uma pegada de caramelo queimado que na minha opinião não casam muito bem em IPAs muito lupuladas, cujo destaque deve ser o sabor e aroma dos lúpulos. Se você utilizar aveia ou trigo em flocos em baixa quantidade (perto dos 10% do grist) vai conseguir essa sensação de boca sem se expor a maiores riscos de oxidação. Já quanto à formação e retenção da espuma, o malte de trigo vai ajudar. Se ainda assim a oxidação te preocupar, substitua o carapils por uma adição maior de malte de trigo, chegando próximo dos 14%.
A preocupação com oxidação é pertinente, porém atente-se que altas adições de lúpulo aumentam o risco tanto ou mais que os adjuntos. Qual o seu método de carbonatação? O envase será em garrafas ou barril?
O Carapils da Weyermann acho bem suave o caramelo. Nesta proporção não creio que irá aportar tostado. Vos testar.
Uso fermentação pressurizada com spunding.

O Carapils da Weyermann acho bem suave o caramelo. Nesta proporção não creio que irá aportar tostado. Vos testar.
Uso fermentação pressurizada com spunding.
Boa! Depois passe o resultado. A propósito, essa combinação de lúpulos promete um perfil bem legal.

Back