• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tranquilo, Guenther, eu de verdade admiro teu trabalho e empenho aqui (agora tenho mais motivo para admirar, pois superou os haters e continua postando).

Já aprendi muito contigo e fico feliz que você tenha passado a usar negrito em vez de maiúsculas, hahaha.

É que nesse caso na minha opinião vale a pena ir um pouco além da pergunta, pra ajudar outras pessoas.

Tranquilo, Guenther, eu de verdade admiro teu trabalho e empenho aqui (agora tenho mais motivo para admirar, pois superou os haters e continua postando).

Já aprendi muito contigo e fico feliz que você tenha passado a usar negrito em vez de maiúsculas, hahaha.

É que nesse caso na minha opinião vale a pena ir um pouco além da pergunta, pra ajudar outras pessoas.
Cara.......... tu não tens idéia de como é difícil pra mim usar negrito........... enfatizar ALGO em maiúsculas é tão mais rápido e prático nesse editor aqui do fórum. :)

Se ainda tivesse atalho pra fazer isso por aqui.... mas estou tentando me policiar.

Seleciona o texto e manda Ctrl+B.

Pra itálico é Ctrl+I (se vc tiver usando PC).

Eu particularmente gosto de usar pelo menos uns 10% de Trigo a exemplo de muitas americanas... noto uma refrescância e uma certa acentuação de todos os aromas dos lúpulos com o trigo.

No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.

Você usa trigo maltado ou não maltado?

Sobre os minerais, onde posso encontra-los para comprar?

Abraço!

- turvas... gera amargor que fica grudado na garganta e não sai, clássico de dry hopping exagerado e má clarificação. IPAs boas, pra mim, são cristais.

Guenther, como você faz? Aplica gelatina duas vezes, antes e depois do dry hopping?

Guenther, como você faz? Aplica gelatina duas vezes, antes e depois do dry hopping?

Eu sei que a pergunta é pro Guenther, rs...mas não faz o menor sentido aplicar duas vezes...

Após o DH aplica a gelatina...depois de 48h a 0C envasa e boa

Guenther, tenho usado o clearmax pro clareamento e e estou excelentes resultados...
Minha IPA esta na maturação e vou engarrafar daki 7 dias. Estou matutando a 0º-2º e já coloquei a solução do clearmaxesta semana e vou fazer o dry hopping nesta segunda.
Estou em duvida em fazer o dry hopping colocando o Lúpulo direto no balde (ficaria muito resíduo e afertaria o sabor?) Ou uso um hop bag(nao tenho ainda). Qual a melhor sugestão?

Enviado de meu LG-K130 usando Tapatalk

Eu sei que a pergunta é pro Guenther, rs...mas não faz o menor sentido aplicar duas vezes...

Após o DH aplica a gelatina...depois de 48h a 0C envasa e boa

Claro que tem sentido. Vários cervejeiros renomados dizem que é importante remover o máximo possível de leveduras para maximizar a eficiência na extração dos óleos no dry hopping. Isso é algo que a maioria concorda, apesar de não ser unânime. Minha dúvida era se ele usava gelatina para fazer essa remoção antes do DH e depois ainda usava de novo para remover matéria vegetal dos lúpulos.

Só depois.

Mas você não faz uma aplicação de gelatina antes do dry-hopping porque acredita que a interação do lúpulo com um pouco de levedura é importante para o aroma, ou não faz porque acredita que simplesmente não faria nenhuma diferença?

Claro que tem sentido. Vários cervejeiros renomados dizem que é importante remover o máximo possível de leveduras para maximizar a eficiência na extração dos óleos no dry hopping. Isso é algo que a maioria concorda, apesar de não ser unânime. Minha dúvida era se ele usava gelatina para fazer essa remoção antes do DH e depois ainda usava de novo para remover matéria vegetal dos lúpulos.

Mas você não faz uma aplicação de gelatina antes do dry-hopping porque acredita que a interação do lúpulo com um pouco de levedura é importante para o aroma, ou não faz porque acredita que simplesmente não faria nenhuma diferença?

Para DH recomenda-se fazer sem fermento...ok, mas isso se faz trocando a cerveja de tanque, deixando o trub para trás...

Depois bota os lúpulos direto no balde, sem hopbag nem nada.
De tempos em tempos, dah uma agitada leve pra colocar os lúpulos em maior contato com a breja.

Fazer DH em duas partes Tb melhora...coloca-se metade, deixa por uns 4 dias, adiciona a segunda metade, deixa por uns 3 dias, clarifica com gelatina e boa

Fazendo duas vezes a clarificação provavelmente será mais eficiente, porém não acredito que seja lá muito relevante

Guenther, tenho usado o clearmax pro clareamento e e estou excelentes resultados...
Minha IPA esta na maturação e vou engarrafar daki 7 dias. Estou matutando a 0º-2º e já coloquei a solução do clearmaxesta semana e vou fazer o dry hopping nesta segunda.
Estou em duvida em fazer o dry hopping colocando o Lúpulo direto no balde (ficaria muito resíduo e afertaria o sabor?) Ou uso um hop bag(nao tenho ainda). Qual a melhor sugestão?

Enviado de meu LG-K130 usando Tapatalk
Meu raciocínio é bem simples....

1) Colocar pellet direto, solto, é o melhor resultado possível.
2) Gelatina deixa a cerveja cristalina.

Ponto final.... eu consigo alcançar 100% dos meus objetivos. :)

Eu não uso gelatina antes do Dry Hopping porque o grande problema não é a levedura em suspensão... é a que está no fundo, pois o lúpulo entra na cerveja, e vai pro fundo..... e então se mistura com todo o slurry/borra.

O que eu faço? Simples... eu troco de fermentador, me livro da borra, faço o DH...... e depois uso gelatina sem trocar novamente, e envaso.

A vantagem de fazer a troca, nesse caso, é que além de tudo você pode agitar o fermentador todos os dias e colocar todo o lúpulo em suspensão novamente.

Usar gelatina e fazer DH no mesmo balde já não tem sentido na minha visão.... pois o lúpulo iria pro fundo igual.

Então teria que usar gelatina, trocar de balde, fazer DH, usar gelatina novamente, e envasar............. aí eu acho demais.

Agora ficou claro?

Abraço,

Eu particularmente gosto de usar pelo menos uns 10% de Trigo a exemplo de muitas americanas... noto uma refrescância e uma certa acentuação de todos os aromas dos lúpulos com o trigo.

No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.

desculpa a insistência em perguntar novamente, mas gostaria de saber se você usa trigo maltado ou não maltado?

e sobre os minerais, onde posso encontra-los para comprar?

Abraço!

:mug:

Fazer DH em duas partes Tb melhora...coloca-se metade, deixa por uns 4 dias, adiciona a segunda metade, deixa por uns 3 dias, clarifica com gelatina e boa

Fala @tomazela

Uma dúvida aqui: são 4 dias, depois mais 3 dias, depois coldcrash que vai mais uns 2 dias, aí gelatina por mais 2 dias... então são no mínimo 11 dias da breja em contato com os lúpulos do dryhop correto? Esse tempo todo não pode gerar o famoso gosto gramínio na breja?

[]'s

Jones

desculpa a insistência em perguntar novamente, mas gostaria de saber se você usa trigo maltado ou não maltado?

e sobre os minerais, onde posso encontra-los para comprar?

Abraço!

:mug:
Ou uso Malte de Trigo, ou uso Flocos de Trigo.

Trigo não maltado eu nem me lembro a última vez que usei.... acho que lá em 2010.... umas 130 levas atrás. :)

Sobre os sais.... em qualquer loja de cerveja, ou em empresas químicas.

Fala @tomazela

Uma dúvida aqui: são 4 dias, depois mais 3 dias, depois coldcrash que vai mais uns 2 dias, aí gelatina por mais 2 dias... então são no mínimo 11 dias da breja em contato com os lúpulos do dryhop correto? Esse tempo todo não pode gerar o famoso gosto gramínio na breja?

[]'s

Jones

O Coldcrash, normalmente em um dia já chega a zero grau... (pelo menos no meu freezer)...

Em baixas temperaturas não vai ter esse problema, pois vai dar uma boa retardada na extração dos óleos...

Na verdade quanto ao tempo de contato do lúpulo há uma grande divergência entre os autores...a recomendação é que não ultrapasse 2 semanas...

Em todo caso, se está receoso, pode adicionar a primeira quantidade de lúpulos e 2 dias depois a segunda...
Ou ainda pode fazer tudo de uma vez...
Depende muito da quantidade de lúpulos utilizada. Pois ser for pouco, pode adicionar de uma vez só...

Pq é dividido em 2 partes? para aumentar a área de contato dos lúpulos com a cerveja, pois em uma única adição, pode-se formar uma lama de lúpulos que reduz o contato...

DH vai muito de cervejeiro pra cervejeiro...

Se você for provando a cerveja e sentindo o aroma, de repente com 3 dias pode achar que está bom pra vc...

Tópico de alto nível esse aqui. Parabéns à todos.

Com relação à escolha dos lúpulos para as adições tardias e DH, existe alguma técnica ou é mais no feeling/gosto do cervejeiro mesmo?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Com relação à escolha dos lúpulos para as adições tardias e DH, existe alguma técnica ou é mais no feeling/gosto do cervejeiro mesmo?

Vc está adicionado gosto, e sobretudo aroma, e isso depende totalmente do seu gosto pessoal. É como adicionar um tempero em uma comida.

Como disse o @Guenther, é questão de gosto, mas não faz sentido escolher lúpulos de baixo teor de óleos já que não haverá calor para isomerização de amargor, é pura adição de sabor e aroma.

Como disse o @Guenther, é questão de gosto, mas não faz sentido escolher lúpulos de baixo teor de óleos já que não haverá calor para isomerização de amargor, é pura adição de sabor e aroma.
Eu nunca levo em consideração o teor de óleos pra fazer Dry Hopping, levo em consideração o tipo de aroma que vai me dar, e pronto, pois a minha escolha é totalmente pelo sabor/aroma.

Alguns lúpulos tem que adicionar mais, outros menos.

Por isso que até hoje algumas cervejarias ainda fazem lúpulagem de amargor com Saaz, mesmo tempo uma quantidade baixíssima de Alfa Ácidos, entre 2 a 3,5%.

Era justamente por causa dessa discussão a minha pergunta. É costumeiro o pessoal falar que deve-se avaliar os óleos essenciais, mas eu nunca encontrei nenhuma base pra me guiar nessa análise.

Pensa num gosto que você acharia legal para o estilo, tentar achar um lupulo parecido com esse gosto e seja feliz! :ban:

menos óleo e compostos, mais lúpulo ... era por ai que eu estava querendo falar.

Sim, tudo é questão de gosto. Sou um apaixonado pelo Amarillo, só não o uso nas Stouts (ainda). Meu próximo experimento será com o Azacca, com 3g/l no final.

Pensa num gosto que você acharia legal para o estilo, tentar achar um lupulo parecido com esse gosto e seja feliz! :ban:

Rodfon, fiz isto na minha penúltima produção, fiz uma blonde ale bem simples, mas ao desligar a fervura adicionei o Chinook (27g com 10,8% AA - para 52L de cerveja).

Dividi esses 52L de cerveja pronta para fermentar em dois baldes de 25L, sendo que no balde A coloquei a levedura Fermentis T-58 e no balde B coloquei a levedura Mangrove M-36.

O Chinook puxa para perfis como: Picante/Herbal e para Fruta Vermelha. Entendo este fruta vermelha como Toranja, vi esta referência em algumas tabelas.

O resultado foi: cerveja do balde A com gosto/aroma puxando para Pinus e o do balde B puxando para Toranja, ou seja, a cerveja é a mesma, da mesma brassagem, apenas com leveduras diferentes, em mesmo ambiente de fermentação, 18C durante todo o tempo, e foram para o cold e embarrilamento juntas.

Como chegar a essa conclusão de qual lúpulo vai dar qual aroma? pois entendo que a levedura muda tudo, no meu caso deu dois perfis completamente diferentes. Dá pra se ter uma idéia, mas só com experimentação, fazendo uma, duas, três vezes, acredito que isto dará base para você saber qual perfil vai puxar de acordo com a levedura.

Desculpe-me se falei besteira, mas tive como base esta experiência que fiz, justamente para identificar o que mudaria.

Back