Mostura com duas panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe Volken

Active Member
Joined
Sep 12, 2018
Messages
41
Reaction score
8
Location
Lajeado RS
Salve pessoal!

Gostaria de descrever meu processo de produção, pois para mantê-lo enxuto, acabei fazendo algumas adaptações do que se aprende nos cursinhos de produção de cerveja de plantão.

Atualmente conto com uma panela de 117 litros, com fundo falso, e uma panela de 50 litros. Tenho apenas um fogareiro e um boiler auxiliar de 3000 watts, além de uma bomba para realizar transferências. Na mosturação, utilizo a própria bancada onde guardo as panelas, onde a panela de 117 litros fica em cima de uma chapa grossa de madeira, e posiciono a panela de 50 litros em cima do fogareiro no chão, o que me permite usar a gravidade para passar o mosto da panela de 117 litros para esta de 50 litros.

Para uma brassagem "padrão", aqueço toda água da mostura (em média, algo em torno de 6 litros/kg de malte) até a temperatura de mash in (próxima de 70 graus, com a adição do malte desce para 67) e coloco na panela de 117 litros. Coloco o malte e aguardo passar o tempo (de 60 a 90 minutos, rampa única). Para elevar a temperatura do mosto para 78 graus, filtro cerca de metade da quantidade do mosto para a panela de 50 litros (que esta no fogareiro), aqueço com o gás e o boiler até 92 graus, e bombeio de volta para a panela de filtragem. Este mosto aquecido a 92 graus é o suficiente para elevar a temperatura da mostura, que iniciou em 67 e já declinou alguns graus, para os 78 graus alvo. Utilizo a bomba para fazer recirculação do mosto na panela de filtragem, pois a cama de malte fica intacta durante todo o processo. Consigo assim, encher a panela de 50 litros para realizar a fervura, extraindo pouco mais de 40 litros por batelada.

Sei que nas operações de transferência ocorrem perdas de temperatura, mas de forma geral, este processo vem funcionando. Gostaria que opinassem, dessem sugestões e/ou críticas quanto ao que estou fazendo. Abraço!
 

Latest posts

Back
Top