ricspg
Member
- Reaction score
- 0
Fala pessoal. Depois de umas 15 brassagens de Ale, quero me aventurar pela primeira vez com uma Bohemian Pilsen. Como sei que a levedura Lager é mais delicada e a chance de gerar off flavours é bem maior, quero ser bastante metódico pra evitar maiores problemas.
Já vi muitas informações desencontradas no fórum, mas pelo que entendi tenho que proceder assim:
Mosturação: a 66 graus, subindo a 75 nos minutos finais;
Fervura: 90 minutos para eliminar todo DMS;
Inoculação: ??? (temperatura? quanto fermento? starter?)
Fermentação primária: 10 graus;
Fermentação secundária: subir a 14 graus para limpar o diacetil, quando a atividade no airlock cessar, e manter assim por uns quatro dias;
Maturação: perto de zero grau, por 30 dias ou mais.
Priming: temperatura ambiente
Aí minhas perguntas são:
- Os passos aí de cima estão corretos?
- Qual a temperatura ideal para inoculação?
- Qual a quantidade de fermento necessária para 10 L? Fazer starter antes, ainda que seja fermento seco, ajuda?
- O descanso do diacetil é obrigatório? pergunto isso porque estarei em viagem por uns 30 dias mês que vem e quero aproveitar esse período pra já deixar a cerveja em maturação
- o priming de uma lager é muito mais demorado que de uma ale? Fazer primeiro o priming antes da maturação pra "ganhar tempo" é uma boa ideia?
Basicamente é isso, desculpem se me estendi demais
Já vi muitas informações desencontradas no fórum, mas pelo que entendi tenho que proceder assim:
Mosturação: a 66 graus, subindo a 75 nos minutos finais;
Fervura: 90 minutos para eliminar todo DMS;
Inoculação: ??? (temperatura? quanto fermento? starter?)
Fermentação primária: 10 graus;
Fermentação secundária: subir a 14 graus para limpar o diacetil, quando a atividade no airlock cessar, e manter assim por uns quatro dias;
Maturação: perto de zero grau, por 30 dias ou mais.
Priming: temperatura ambiente
Aí minhas perguntas são:
- Os passos aí de cima estão corretos?
- Qual a temperatura ideal para inoculação?
- Qual a quantidade de fermento necessária para 10 L? Fazer starter antes, ainda que seja fermento seco, ajuda?
- O descanso do diacetil é obrigatório? pergunto isso porque estarei em viagem por uns 30 dias mês que vem e quero aproveitar esse período pra já deixar a cerveja em maturação
- o priming de uma lager é muito mais demorado que de uma ale? Fazer primeiro o priming antes da maturação pra "ganhar tempo" é uma boa ideia?
Basicamente é isso, desculpem se me estendi demais