• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Minha primeira Lager e muitas dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricspg

Member
Reaction score
0
Fala pessoal. Depois de umas 15 brassagens de Ale, quero me aventurar pela primeira vez com uma Bohemian Pilsen. Como sei que a levedura Lager é mais delicada e a chance de gerar off flavours é bem maior, quero ser bastante metódico pra evitar maiores problemas.

Já vi muitas informações desencontradas no fórum, mas pelo que entendi tenho que proceder assim:

Mosturação: a 66 graus, subindo a 75 nos minutos finais;

Fervura: 90 minutos para eliminar todo DMS;

Inoculação: ??? (temperatura? quanto fermento? starter?)

Fermentação primária: 10 graus;

Fermentação secundária: subir a 14 graus para limpar o diacetil, quando a atividade no airlock cessar, e manter assim por uns quatro dias;

Maturação: perto de zero grau, por 30 dias ou mais.

Priming: temperatura ambiente

Aí minhas perguntas são:

- Os passos aí de cima estão corretos?

- Qual a temperatura ideal para inoculação?

- Qual a quantidade de fermento necessária para 10 L? Fazer starter antes, ainda que seja fermento seco, ajuda?

- O descanso do diacetil é obrigatório? pergunto isso porque estarei em viagem por uns 30 dias mês que vem e quero aproveitar esse período pra já deixar a cerveja em maturação

- o priming de uma lager é muito mais demorado que de uma ale? Fazer primeiro o priming antes da maturação pra "ganhar tempo" é uma boa ideia?

Basicamente é isso, desculpem se me estendi demais :mug:

Vamos lá por partes:
mosturação sem problemas pode sim fazer na rampa 66ºc a minha faço nessa faixa 65º a 66ºc tá bom

fervura , não tem necessidade de ser 90 minutos pode ser normal 60 minutos só tente esfriar o mosto o mais rapido possivel não tampe a panela coloque um voal com elastico pAra ir saindo o vapor ...
starter na mesma temperatura da fermentação inicial pelo menos em lager faço assim tipo se vc vai começar com 12 graus faça o starter na mesma temperatura , se for levedura pó apenas hidrate para 10 litros 1 saché é suficiente
fermentação em geral começa com 10 vai até o limite do fermento para eliminar diacetil depois vc matura em 10 ou 5 graus por um periodo tipo 1 mes.... depis faz cold crash e vai pro envase.
priming ao terminar todo processo de fermentação vc o faz normalmente como qualquer outra cerveja só nao deixe as garrafas em local quente bom maturar em temperaturas mais amenas depois de carbonatada deixar 10 graus para conservar melhor

Olá,

Parada do diacetil: Eu deixo por uns 3~4dias a 16graus. Também experimento após esse período.

Se for usar fermento seco eu usaria 2 pacotes.. hidratando .... nesse caso SEM starter.
Se usar só um pacote de fermento seco sem starter e dependendo da densidade pode ser que seja pouco.

Priming: temperatura ambiente? - SIM, temperatura ambiente.

O descanso do diacetil é obrigatório? Bem recomendado, pode ser que a fermentação gerar diacetil em excesso.

Back