Rafael Fernandes Cotote
Active Member
Inglorious,Não vou responder sua pergunta com um "sim", embora possa ser essa a resposta é melhor a gente discutir sobre esse assunto.
Você deve notar que a temperatura e o tempo da mostura são os principais responsáveis pela fermentabilidade do mosto, a qual está diretamente ligada a razão entre açúcares/proteínas fermentáveis e não fermentáveis advindas da degradação do amido, é justamente o controle de intensidade da β-amilase e a dextrinase que vai regular se você terá mais açúcares fermentáveis ou não. Ou seja, é sua β-amilase que vai regular uma maior atenuação. Quanto mais tempo você deixar a β-amilase e a dextrinase trabalhar, mais fermentável será o mosto. A β-amilase é bastante sensível a temperatura, portanto quanto maior a temperatura, mais rapidamente ela vai ser desnaturada, com isso você produzirá mais açúcares que são quase ou nada fermentáveis pela s. Cerevisiae/Pastorianus. Assim o primeiro passo para responder sua pergunta é se atentar que em temperaturas mais baixas, a β-amilase pode trabalhar por mais tempo e produzir mais açúcares fermentáveis, porém, entretanto, todavia, você acabará por ter uma conversão mais lenta, o que demandará mais tempo de mash. O que esse blablabla todo quer dizer é o seguinte: Você pode muito bem fazer um mash isotermal (rampa única) em 65ºC, aí você vai lá coloca o seu malte e percebe que em 15/20 min. você atingiu a OG pretendida, mas atingir a OG não significa açúcares fermentáveis, você precisa deixar deixar bem mais tempo as enzimas trabalhando para converter esses açúcares em açúcares fermentáveis.
Então, usando só Pilsen, que é no geral um malte com poder diastático legal (mas varia bastante de marca para marca), você terá um mosto razoavelmente fermentável em 45 min a 65ºC. Quão fermentável eu não sei, talvez 50/60%, mas isso precisa ser medido por você quando você testar. Eu aconselharia você a fazer esse teste caso queira produzir cervejas cuja gravidade final é mais alta, assim você conhecerá melhor seu malte. Na minha experiência, eu raramente consigo bater acima de 65% de fermentabilidade com 45 min. em 65ºC, mas é patente a diferença de uma marca de malte para a outra, pois isso também está associado às técnicas de malteação.
Em resumo: só tentando para ter certeza.
Att.
Poderíamos dizer que um mash à 66° por 75 min seria um padrão para alcançar / garantir uma boa fermentabilidade ?
Muito enriquecedor os seus posts, parabéns o obrigado!
Abraços,
Rafael