• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Minha APA#2

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bahba

Well-Known Member
Reaction score
19
Olá pessoal,

Estou aqui pra contar sobre a minha segunda brassagem, um vez que a primeira (http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5137582&postcount=12) realmente não deu pra salvar. Até dá pra beber, porém, quase completamente sem gás. Agora arrumei o arrolhador e tá show.

Minha APA#2 fiz utilizando uma receita que peguei na net pra 20L:

4kg Malte Pilsner
500g Malte Carapils
500g Malte Caramunich II
20g Lúpulo Mosaic - 60min
30g Lúpulo Mosaic - 2min
1pt Fermento Nottingham Danstar

Fiz BIAB com 90 minutos de sacarificação com fogo desligado e parti pra fervura.

A fermentação vou falar só em dias.

7 dias a 18graus depois mais 3 dias subindo pra 20, 22 e 24graus, 5 dias a 8graus, 1 dia até estabilizar em 0grau e por último 48 horas com gelatina pra clarificar. Fiz o primming com açúcar invertido (98gramas de açucar para 18litros - cerveja a 14graus) e engarrafei (acabei perdendo uma garrafa que estourou). 14 dias maturando em temperatura ambiente.

Pra falar a verdade achei que ficou boa... bem gostosa, cítrica e com malte aparente. Cor cobre e espuma média de cor creme. Pra segunda leva acho que foi um sucesso. Abaixo seguem duas fotos.

Se alguém puder comentar o processo e as fotos eu agradeço pois sempre ajuda.

Tudo que fiz foi com base em algum ensinamento daqui do forum e eu gostaria de agradecer muito a todos (sem citar nomes porque leio quase tudo kkkkk)... valeu mesmo! :rockin:

Agora estou partindo para uma Cream Ale bem simples mais pra aprender sobre o equipamento e processos. Depois conto.

Abraços
Vitor R

Attachments

• apa2-1.jpg
    apa2-1.jpg
    120 KB
  • apa2-2.jpg
    apa2-2.jpg
    78.9 KB
Olá pessoal,

Estou aqui pra contar sobre a minha segunda brassagem, um vez que a primeira (http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5137582&postcount=12) realmente não deu pra salvar. Até dá pra beber, porém, quase completamente sem gás. Agora arrumei o arrolhador e tá show.

Minha APA#2 fiz utilizando uma receita que peguei na net pra 20L:

4kg Malte Pilsner

500g Malte Carapils

500g Malte Caramunich II

20g Lúpulo Mosaic - 60min

30g Lúpulo Mosaic - 2min

1pt Fermento Nottingham Danstar

Fiz BIAB com 90 minutos de sacarificação com fogo desligado e parti pra fervura.

A fermentação vou falar só em dias.

7 dias a 18graus depois mais 3 dias subindo pra 20, 22 e 24graus, 5 dias a 8graus, 1 dia até estabilizar em 0grau e por último 48 horas com gelatina pra clarificar. Fiz o primming com açúcar invertido (98gramas de açucar para 18litros - cerveja a 14graus) e engarrafei (acabei perdendo uma garrafa que estourou). 14 dias maturando em temperatura ambiente.

Pra falar a verdade achei que ficou boa... bem gostosa, cítrica e com malte aparente. Cor cobre e espuma média de cor creme. Pra segunda leva acho que foi um sucesso. Abaixo seguem duas fotos.

Se alguém puder comentar o processo e as fotos eu agradeço pois sempre ajuda.

Tudo que fiz foi com base em algum ensinamento daqui do forum e eu gostaria de agradecer muito a todos (sem citar nomes porque leio quase tudo kkkkk)... valeu mesmo! :rockin:

Agora estou partindo para uma Cream Ale bem simples mais pra aprender sobre o equipamento e processos. Depois conto.

Abraços

Vitor R

Vitor parabéns por compartilhar suas experiências conosco, estou na mesma tocada que você: com uma Amber Ale fermentando (era pra ser APA kkkk) e preparando uma cream para a segunda brassagem. Assim que tiver mais resultados pretendo conpartilhá-los aqui, pra tentar ajudar os que como nós estão só no começo.
Um abraço e não deixe de postar como ficou sua cream!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Back