Boa tarde, Rico. Tudo bem?
Eu acho essa panela da Braumeister simplesmente fantástica, mas fui pedir uma cotação e me assustei com o valor. Era tipo 27 mil uma de 50 litros. Vc tem alguma dica de onde comprar ou o padrão deles é este mesmo.
Desde já agradeço.
Abraço!
Bom dia Bruno!
Cara a Braumeister é fantástica.
Atualmente tenho uma BM 50L plus que tem a camisa de resfriamento, onde passo água para resfriamento do mosto. Não preciso utilizar chiller de imersão ou de placas para resfriamento. Acho uma baita vantagem. Consigo resfriar o mosto para menos de 25ºC em aproximadamente 30-35 minutos, 15 minutos passando água da rede chegando em 40ºC + 15-20 minutos passando água gelada do meu TK Tank 65L, chegando entre 18-24ºC dependendo do dia. Para lagers eu termino de gelar no próprio fermentador para inocular a levedura.
Porém, o preço do equipamento está se tornando inviável. Como é importado da Alemanha o valor vem para o Brasil em Euro, sendo que com o cambio atual, taxas de importação e lucro da empresa representante no Brasil, o preço da panela atualmente está em 27K no site da Braumeister Brasil. Como comprei em 2017, paguei um valor muito inferior, porém ainda assim é um equipamento muito caro se comparado a outros no mercado.
Tem uma panela bem semelhante que é produzida em Jaraguá do Sul/SC, a Beerbot 60L da Allbot (fluxo do mosto de baixo para cima), tem preço mais acessível e tenho conhecidos que relatam boa experiência com o equipamento. Outra opção são as chinesas, com fluxo do mosto de cima para baixo, e preço muito acessível (ex.: Inversa 70L entre 4-5K), porém tem o risco de dar algum problema como do amigo acima.
No mercado livre você encontra algumas BM usadas. Mesmo assim com preços altos. Porém, acredito que possa comprar usada sem medo, pois o equipamento é muito resistente, dificilmente dá algum problema e não perde valor.
Abraços!