Meu projeto Herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Olá pessoal, estou querendo montar um herms pequeno e simplificado com alguns equipamentos que já possuo (outros terei que comprar) gostaria de dicas e sugestões dentro da minha realidade (baixo orçamento).

Todas as panelas e mangueiras terão isolamento térmico

Segue um esboço que montei, não coloquei todas as conexões no desenho para que não fique muito complicado.

A ideia é a seguinte:
Possuo uma panela de 12 litros na qual vou colocar a serpentina e uma resistência de 1000w controlada por termostato.

Possuo uma caixa térmica de boa qualidade 24 litros, na qual vai ser instalada a bazooka e uma bomba de recirculação.

Possuo uma panela de 16 litros que vou utilizar para fazer a lavagem.

Possuo uma panela de 27 litros para fazer a fervura.

Possuo os fogareiros.

O que ainda não possuo são: serpentina, bomba (vou começar com uma de lava-louça), conexões, válvulas e mangueiras.

Minha ideia é produzir 20 litros, utilizando em média 5 kg de malte, se for preciso uso um pouco da água do HLT para complementar a lavagem.

Obrigado a todos.
 

Attachments

  • Herms.jpg
    Herms.jpg
    64.6 KB · Views: 922
Cara, vai funcionar.

Eu só não usaria isolante na panela de fervura, pois é mais complicado, teria que usar lã de rocha/vidro pra não queimar, e ficaria feio pra @#$@#$.

No entanto, não acho que valha a penal montar um HERMS pra um equipamento tão pequeno, ainda mais com caixa térmica.

Abraço,
 
Valeu Guenther.

Não vou isolar a panela de fervura.

Estou montando com o que tenho disponível no momento, mais para o futuro posso ampliar.

A ideia é fazer as rampas de forma semi-automatizada (setando manualmente no termostato) e ter a recirculação constante para melhorar a eficiência e clarificação.

Até hoje produzi apenas 2 levas pequenas utilizando minhas 2 panelas 12 e 15 litros e o sistema BIAB, como faço apenas para consumo próprio, 20 litros por leva vai ficar bom pra mim. Até por que minha geladeira e espaço são pequenos.

Muito obrigado pela força.
 
Gunther, só uma curiosidade, a panela que vai a serpentina (chiller) aquece a agua até o mash, correto.....será que poderiamos usar uma panela maior, e resistencia maior, e aproveitar a agua que fica ali, já na temperatura de mash, como agua de lavagem.....(não coloquei os acentos e interrogações, pois o micro é novo, e não achei os danados ainda...rsrs...mas considere todo o texto como perguntas....abraços)...
 
Gunther, só uma curiosidade, a panela que vai a serpentina (chiller) aquece a agua até o mash, correto.....será que poderiamos usar uma panela maior, e resistencia maior, e aproveitar a agua que fica ali, já na temperatura de mash, como agua de lavagem.....(não coloquei os acentos e interrogações, pois o micro é novo, e não achei os danados ainda...rsrs...mas considere todo o texto como perguntas....abraços)...
Cara, pode fazer isso sim, mas eu não gosto.

Por exemplo, a água inicial deve ser esquentada, nesse caso, na panela que contem a serpentina e então tu vais fazer a infusão.

Ok, feita a infusão, tu vais ter que colocar água fria naquela panela de volta, e não vai poder começar a recircular imediatamente o mosto no sistema HERMS, pois como a água em volta da serpentina está fria, vais esfriar o mosto recirculando-o.

Esse é só UM dos problemas ao implementar um HERMS colocando a serpentina na panela de água quente, por isso que eu sempre recomendo, se possível, ter uma panelinha separada só pra ele.

Abraço,
 
Valeu Guenther.

Não vou isolar a panela de fervura.

Estou montando com o que tenho disponível no momento, mais para o futuro posso ampliar.

A ideia é fazer as rampas de forma semi-automatizada (setando manualmente no termostato) e ter a recirculação constante para melhorar a eficiência e clarificação.

Até hoje produzi apenas 2 levas pequenas utilizando minhas 2 panelas 12 e 15 litros e o sistema BIAB, como faço apenas para consumo próprio, 20 litros por leva vai ficar bom pra mim. Até por que minha geladeira e espaço são pequenos.

Muito obrigado pela força.
Mateus,

Como tu vais usar caixa térmica, por que tu não faz rampas por infusão posterior de água quente também?

Tu podes simplesmente começar a mosturar com 2 litros por kg, e depois, quando quiser fazer rampas, é só calcular quantos litros de água mais quente (tipo, 90 graus) deves adicionar pra fazer a rampa. O BeerSmith ou outros softwares tem cálculo pra isso, e não precisa criar toda uma parafernalha de equipamento adaptado (e sujeito a dar M$%$%), que sinceramente não vai te trazer nenhum benefício na cerveja comparado com fazer do jeito que estou te dizendo.

Ou seja, eu sei que muitas vezes vemos os equipamentos dos outros com sistemas HERMS, RIMS, ULTRA****INGMASH, whatever, e parece ser muito legal e melhor, mas eu sempre tento salientar a todos que na maioria dos casos, um processo bem simples, e principalmente, DOMINADO pelo cervejeiro, faz o mesmo efeito.

Cuidados com fermentação vão te trazer benefícios muito maiores.

Abraço,
 
Gunther, só uma curiosidade, a panela que vai a serpentina (chiller) aquece a agua até o mash, correto.....será que poderiamos usar uma panela maior, e resistencia maior, e aproveitar a agua que fica ali, já na temperatura de mash, como agua de lavagem.....(não coloquei os acentos e interrogações, pois o micro é novo, e não achei os danados ainda...rsrs...mas considere todo o texto como perguntas....abraços)...

Eu estou usando a mesma panela que contem a serpentina para aquecer a agua de lavar os grãos depois. Como eu faço? Aqueço um volume inicial de agua ate uns 50°C que seja suficiente para o volume de 2,5 a 3,0 x a massa de malte na panela de mostura mais um volume que seja suficiente para deixar a serpentina coberta apos transferir a agua aquecida para a panela de mostura no primeiro patamar de mostura. Sigo as rampas e feito mash out, se vc medir a temperatura da agua de aquecimento, vai perceber que ela estará próxima de uns 80°C (no meu novo sistema vou prever conexões para manter uma bombinha ligada para homogeneizar a agua de aquecimento) . Como está no mash out, VC poderia até suspender a circulação, adicionar o volume adicional (que no meu caso dá uns 10-15 L e ajustar a temperatura ate uns 76°C que é a temperatura da agua de lavagem).

Dá praticamente empatado o tempo do descanso do mash out com o ajuste da temperatura da agua de lavagem.

Meu sistema é para produzir uns 50-55L preboil.

SDS,

Fabiano
 
Já vi alguns projetos gringos que eles usam a panela de fervura para aquecer a água inicial, mantendo a água da HLT lá para fazer a recirculação.
http://www.homebrewtalk.com/f11/automated-herms-system-132119/index8.html
Adiciona complexidade no processo, mas diminui a necessidade de mais panela.

Esse é exatamente o sistema que quero fazer, com um diferencial que é fazer ele num rack vertical (espaço, eu não tenho nenhum).
 
Guenther.

Já vi muitos vídeos, principalmente de americanos fazendo desta forma que você falou, porém sempre tive receio quanto aos ajustes de temperatura e também quanto a clarificação.

Para fazer desta forma o ideal seria eu utilizar o batch Spage, já que o meu filtro será uma bazooka?

Caso eu deseje fazer mais rampas posso fazer uma decocção?

Obrigado.
 
Olá grunter, eu de novo incomodando.

Após o teu comentário de que não valeria a pena um herms tão pequeno, pensei em um BIAB elétrico.

Furaria o fundo da minha panela pequena 12 litros e colocaria pés ou ganchos nela para que ele ficasse dentro da grande (27 litros) sem tocar o fundo. Coloco a resistência no fundo da grande e a bomba recirculando.
Semelhante a imagem abaixo, porém com minha resistência de 1000w e bombinha de Lava-Louça?

Tu acha que desta forma valeria mais a pena?
Fazendo uma boa lavagem eu teria um resultado semelhante ao do herms que lhe mostrei?
projeto%2520panela.jpg
 
Esse é o teu primeiro equipamento? Tu já faz ceva?
Olá Guenther.

Já fiz algumas levas, sempre utilizando BIAB e produzindo 10 litros.
Agora ganhei uma panela de 27 litros e quero ampliar minha produção para 20 litros.
Minha ideia é ter uma recirculação automatizada e uma forma simples de fazer as rampas, por isso pensei no herms ou um BIAB elétrico.
Já tenho a resistência, já tenho o termostato, a caixa térmica, 1 panela de 12, uma de 16 e outra de 27, todas com válvula.

Estou pesquisando bem para montar um equipamento funcional e de fácil operação.

Abraços.
 
Mateus eu adaptei meu sistema BIAB com uma bomba e uma panela filtro. O sistema ficou extremamente funcional e prático.

Faço normalmente levas de 10L. Mas mesmo fazendo levas maiores funcionaria da mesma maneira.

Uso uma panela de 36L e uma interna (filtro) de 27L. Essa segunda eu perfurei com broca de 8mm e uso o voal forrando a panela.

Recirculo com uma bomba de aquecimento de agua (komeco), que não é o ideal, e mantenho o aquecimento com um ebulidor de 2000W controlado pelo TIC17.

Não preciso mexer em nada até fazer a lavagem dos grão e depois o resfriamento. Nesse momento eu elevo a panela interna pela alça q fiz em alumínio que prende-se às alças do caldeirão interno e apoio em um espeto duplo em cima da outra panela.

Se a questão prioritária for a praticidade e facilidade de operação, esse sistema é super funcional.

Só mexo nos grãos na hora que adiciono eles na água, depois o movimento da recirculação dá conta de organizar a cama de grãos.

Ao final percebe-se a cama de grãos bem formada, com o depósito da parte mais fina por cima, e o mosto bem limpo.

Só não sei se essa bomba de lavar louça vai aguentar com o aquecimento.....

Abraço.
 
Mateus eu adaptei meu sistema BIAB com uma bomba e uma panela filtro. O sistema ficou extremamente funcional e prático.

Faço normalmente levas de 10L. Mas mesmo fazendo levas maiores funcionaria da mesma maneira.

Uso uma panela de 36L e uma interna (filtro) de 27L. Essa segunda eu perfurei com broca de 8mm e uso o voal forrando a panela.

Recirculo com uma bomba de aquecimento de agua (komeco), que não é o ideal, e mantenho o aquecimento com um ebulidor de 2000W controlado pelo TIC17.

Não preciso mexer em nada até fazer a lavagem dos grão e depois o resfriamento. Nesse momento eu elevo a panela interna pela alça q fiz em alumínio que prende-se às alças do caldeirão interno e apoio em um espeto duplo em cima da outra panela.

Se a questão prioritária for a praticidade e facilidade de operação, esse sistema é super funcional.

Só mexo nos grãos na hora que adiciono eles na água, depois o movimento da recirculação dá conta de organizar a cama de grãos.

Ao final percebe-se a cama de grãos bem formada, com o depósito da parte mais fina por cima, e o mosto bem limpo.

Só não sei se essa bomba de lavar louça vai aguentar com o aquecimento.....

Abraço.

Valeu pela resposta.

Acho que vou por este caminho, vai ser mais simples de montar, vai ocupar menos espaço e me poupa de comprar uma serpentina. Acredito também que assim terá um aquecimento mais rápido pois a resistência ficará diretamente em contato com o mosto.

Quanto a bomba, ela parece um pouco mais robusta que a de maquina de lavar, está por R$89,000 no mercado livre, já vem com 2 espigões de 1/2. Ela está anunciada como bomba para cerveja artesanal e o vendedor disse que pode trabalhar em temperaturas de até 80º por mais de 1 hora sem problemas.

Obrigado.
 
Me surgiu uma dúvida com o BIAB elétrico.
O sensor do termostato deve ficar no fundo da panela maior ou no retorno para a cama de grãos?

No caso do HERMS sei que o mais aconselhado é deixar no retorno, do BIAB seria o mesmo princípio?

Obrigado.
 
Eu coloquei no fundo da panela, perto da saída da válvula...

Da uns 2 graus de diferença do cesto de grãos.... Pela praticidade de não ter que fazer um outro esquema com válvula t ou outra coisa do tipo, acho uma diferença bem aceitável...
 
Como eu utilizo ebulidor, coloquei o sensor o mais distante dele.

O interessante é que a temperatura fique regulada na cama de grãos. Se ela fica submersa, parcialmente, a diferença é pouca.

Como fica a tua panela interna Frkleal em relação ao nível da agua?
 
Acabei decidindo pelo Primeiro projeto mesmo, o HERMS, pois no caso do BIAB elétrico, minha panela onde iria o saco de grãos é muito pequena e eu iria ficar muito limitado.

Vou montar o HERMS fazendo apenas uma pequena alteração na caixa térmica, vou trocar a bazooka por um manifold em CPVC.
Agradeço as dicas de todos, pretendo iniciar a montagem ainda este mês e vou postando as fotos assim que for ficando pronto.
Abraços.
 
Finalmente o projeto saiu do papel e começou a tomar forma.
Pretendo fazer hoje mesmo um teste com água, para estimar o tempo de aquecimento e a taxa de evaporação.
Em breve posto mais fotos e se tudo der certo um video da primeira brassagem.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1411320709340.jpg
    uploadfromtaptalk1411320709340.jpg
    66.7 KB · Views: 213
Bom, primeiro teste feito e seguem as minhas constatações.
Achei o aquecimento muito lento, simulei com 18 litros de água para emular 5kg de malte + 13 litros de água, mesmo com izolante termico em tudo, subia 1 grau cada 3 minutos, dei uma forca com um ebulidor de 800w e pasou a subir 1 grau a cada 1, 3 minutos.

A resistência de 2000w decepcionou para ferver 24 litros de água, vou providenciar um izolante para a panela de fervura também e talves um ebulidor de 1500 para ajudar no começo.

Fora isso foi tudo certo.
uploadfromtaptalk1411343145584.jpguploadfromtaptalk1411343167714.jpg
uploadfromtaptalk1411343217776.jpguploadfromtaptalk1411343241740.jpguploadfromtaptalk1411343352535.jpg
 
Mais fotos
O sensor ficou direto na mangueira que retorna para o mash tun
uploadfromtaptalk1411343541564.jpg
Para filtro por enquanto estou com a bazooka de malha inox.
uploadfromtaptalk1411343644371.jpg
Panela de fervura 27 litros com resistência de 2000w.
uploadfromtaptalk1411343738064.jpg
 

Latest posts

Back
Top