• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Maturação - DÚVIDA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Caetano

Well-Known Member
Reaction score
12
Pessoal,

Arranjei um freezer e quero fazer a utilização mais racional do espaço livre, pois apenas uma bombona não ocupa todo o espaço.

Se eu tenho uma leva de cerveja maturando a 10° C e for fermentar uma leva de outra cerveja, a 18 °C (primária) e 22 °C (secundária), vou prejudicar o sabor da primeira cerveja com essa oscilação de temperatura?

Fique com essa dúvida, pois pretendo utilizar o freezer para deixar uma leva maturando por um longo tempo e ir fazendo outras cervejas para tomar mais rápido! :mug:

Vlw

Pessoal,

Arranjei um freezer e quero fazer a utilização mais racional do espaço livre, pois apenas uma bombona não ocupa todo o espaço.

Se eu tenho uma leva de cerveja maturando a 10° C e for fermentar uma leva de outra cerveja, a 18 °C (primária) e 22 °C (secundária), vou prejudicar o sabor da primeira cerveja com essa oscilação de temperatura?

Fique com essa dúvida, pois pretendo utilizar o freezer para deixar uma leva maturando por um longo tempo e ir fazendo outras cervejas para tomar mais rápido! :mug:

Vlw

Se não for reutilizar o fermento, sem problemas...
A variação, se for brusca, pode gerar mutações.
Para cerveja em si, quando completamente fermentada, não terá problemas.

Pessoal,

Vlw
Mas como vc vai ter uma a 18 e outra a 22 no mesmo freezer?

Mas como vc vai ter uma a 18 e outra a 22 no mesmo freezer?

@Guenther, pelo o que entendi ele quis somente exemplificar a temperatura do segundo balde que terá 18 na primária e 22 na secundária...

Não fermentará duas levas ao mesmo tempo...

Uma pra maturação e outra fermentando...é o que eu espero...rs

Tomazela, vlw.

Guenther, supondo a primeira leva já na maturação a 10 °C pensei em elevar a temperatura de 10° para 18 ° C para a outra leva fermentar na primaria. Depois vou subir para 22°C, para a fermentação secundária. Por fim, após as fermentações primária e secundária, baixo novamente para 10 °C.

Talvez não tenha escrito muito claramente.:(

rafagbarreto, obrigado! Vou poder usar todo o espaço do freezer! :ban:

O tópico sobre fermentação eu já li. Leio muito antes de perguntar aqui!!! Como o tópico é muito grande, pode ser que tenha passado batido se foi apresentado essa informação lá.

Tomazela, vlw.

Guenther, supondo a primeira leva já na maturação a 10 °C pensei em elevar a temperatura de 10° para 18 ° C para a outra leva fermentar na primaria. Depois vou subir para 22°C, para a fermentação secundária. Por fim, após as fermentações primária e secundária, baixo novamente para 10 °C.

Talvez não tenha escrito muito claramente.:(
Ah, entendi.

Bom, nesse caso, poderia simplesmente tirar esse balde do freezer. Manter ele maturando a temperatura ambiente (se também for amena), ou nessas temperaturas de forma controlada, não tem diferença alguma.

Agora, porque vc deixa sua cerveja a 10 graus?

Abraço,

Ah, entendi.

Bom, nesse caso, poderia simplesmente tirar esse balde do freezer. Manter ele maturando a temperatura ambiente (se também for amena), ou nessas temperaturas de forma controlada, não tem diferença alguma.

Agora, porque vc deixa sua cerveja a 10 graus?

Abraço,

Guenther,

Esse assunto da temperatura de maturação me parece bastante polêmico. Encontrei todo tipo de opinião: "mature a 10° C", "mature a 5°C", "mature de 2 a 3° C", "mature 10° C a menos que a temperatura de fermentação" e nenhuma me pareceu um consenso.

Como estava preocupado com o impacto da variação de temperatura, pensei que maturar a 10° C ia ser uma mudança menos brusca, quando eu subir para fermentar outra breja. Enfim, como parece ser indiferente essa variação (se não pretendo reaproveitar o fermento), posso reavaliar essa temperatura.

Quanto a deixar na temperatura ambiente, na maior parte dos meses não é uma solução aceitável na cidade que moro, pois tende a ser quente. Vou deixar no freezer msm.

Vlw

Guenther,

Esse assunto da temperatura de maturação me parece bastante polêmico. Encontrei todo tipo de opinião: "mature a 10° C", "mature a 5°C", "mature de 2 a 3° C", "mature 10° C a menos que a temperatura de fermentação" e nenhuma me pareceu um consenso.

Como estava preocupado com o impacto da variação de temperatura, pensei que maturar a 10° C ia ser uma mudança menos brusca, quando eu subir para fermentar outra breja. Enfim, como parece ser indiferente essa variação (se não pretendo reaproveitar o fermento), posso reavaliar essa temperatura.

Quanto a deixar na temperatura ambiente, na maior parte dos meses não é uma solução aceitável na cidade que moro, pois tende a ser quente. Vou deixar no freezer msm.

Vlw

Olha eu nunca li nada à respeito sobre temperatura ideal de maturação.

Em visita à cervejaria Bamberg, vi que eles maturam se não todas, a maioria das cervejas deles a 0ºC por 2 semanas...Depois que fiquei sabendo só maturo nessa temperatura agora.
A baixas temperaturas se acelera o processo de decantação dos sólidos e a cerveja fica mais cristalina, com menos leveduras em suspensão.

Olha eu nunca li nada à respeito sobre temperatura ideal de maturação.

Em visita à cervejaria Bamberg, vi que eles maturam se não todas, a maioria das cervejas deles a 0ºC por 2 semanas...Depois que fiquei sabendo só maturo nessa temperatura agora.
A baixas temperaturas se acelera o processo de decantação dos sólidos e a cerveja fica mais cristalina, com menos leveduras em suspensão.

Tomazela, a referencia que estou dando mais confiança ate o momento é a que eu li em um livro comprei ("Tecnologia Cervejeira") na loja onde compro insumos e tenho estudado por ele.
Lá fala que são temperaturas positivas próximas de zero (2 a 5, nao me lembro exatamente a faixa). Mas pensei que a 10 °C teria um equilíbrio entre maturação e evitar o choque de temperatura.

Imagino que a 0°C favoreça a precipitação, Por outro lado, pelo que li acredito que dependendo da cerveja pode ser melhor uma temperatura superior a 0, para permitir que algumas reações aconteçam em uma atividade maior ou que não sejam completamente inibidas.

Como eu vejo:

A maturação começa automaticamente depois que termina a fermentação independente da temperatura.
Em altas temperaturas eu gosto de chamar de envelhecimento, e baixas temperaturas eu chamo de maturação mesmo.
Quanto a modificação das características da cerveja depende muito... alguns estilos ficam melhor com o envelhecimento, outros não. ai vc tem que estudar isoladamente cada estilo.

A sugestão que muitas pessoas dão de maturar a frio por determinada quantidade de dias "mature por 14 dias a 10ºC", a única explicação que eu tenho pra isso é que baixas temperaturas fazem com que alguns compostos que deixam a cerveja turva decantem inclusive o fermento, deixando assim a cerveja mais cristalina. Tirando isso eu não vejo a necessidade de maturação por X dias no tanque.

Como eu faço:
Terminado os processos de fermentação...
- Baixo a temperatura o mais baixo possível sem congelar (1 - 2 dias);
- Faço aplicação de gelatina, conforme foi explicado no tópico do guenther (2 dias);
- Engarrafo;
- Deixo maturando na garrafa na temperatura que eu achar melhor (normalmente deixo a temp. ambiente mesmo para não ocupar a geladeira);

Obs: só não faço isso com cervejas que quero com uma certa turbidez (ex. de trigo), ai eu deixo a +/- 8ºC e espero decantar as "impurezas" até chegar na turbidez que eu quero, então eu engarrafo.

pra mim essa é a melhor maneira, o que vocês acham?

Guenther,

Vlw
Eu sinceramente não acho polêmico....

O problema está aqui: "Esse assunto da temperatura de maturação me parece bastante polêmico. Encontrei todo tipo de opinião: "mature a 10° C", "mature a 5°C", "mature de 2 a 3° C", "mature 10° C a menos que a temperatura de fermentação" e nenhuma me pareceu um consenso. "

Opiniões, pela minha experiência, infelizmente é algo que no meio cervejeiro eu considero quase nulo.

Levar em consideração opiniões dos outros foi justamente a motivação que me fez estudar tanto ao longo dos anos e ler tantos livros....... e depois que fiz isso, eu basicamente vi que 9 entre 10 opiniões que eu recebia não fazia sentido algum, e os livros sim.

Ou seja, quando alguém te disser "faça isso"... pergunte..... "Em quais livros você leu isso?".... se a resposta for algo do tipo "Eu sempre fiz assim e deu certo!" ou "Um amigo super experiente que me disse"..... ignore.... finja que não ouviu, e continue pesquisando aquilo em livros, etc.

Eu sinceramente não acho polêmico....

O problema está aqui: "Esse assunto da temperatura de maturação me parece bastante polêmico. Encontrei todo tipo de opinião: "mature a 10° C", "mature a 5°C", "mature de 2 a 3° C", "mature 10° C a menos que a temperatura de fermentação" e nenhuma me pareceu um consenso. "

Opiniões, pela minha experiência, infelizmente é algo que no meio cervejeiro eu considero quase nulo.

Levar em consideração opiniões dos outros foi justamente a motivação que me fez estudar tanto ao longo dos anos e ler tantos livros....... e depois que fiz isso, eu basicamente vi que 9 entre 10 opiniões que eu recebia não fazia sentido algum, e os livros sim.

Ou seja, quando alguém te disser "faça isso"... pergunte..... "Em quais livros você leu isso?".... se a resposta for algo do tipo "Eu sempre fiz assim e deu certo!" ou "Um amigo super experiente que me disse"..... ignore.... finja que não ouviu, e continue pesquisando aquilo em livros, etc.

Certo...Mas então qual a sua opinião @Guenther, conforme seus estudos, sobre a temperatura ideal de maturação?

Certo...Mas então qual a sua opinião @Guenther, conforme seus estudos, sobre a temperatura ideal de maturação?
Não existe temperatura ideal geral. Cada caso é um caso.

Temperaturas mais baixas fazem coisas (reações químicas e biológicas) acontecerem mais devagar.

Temperaturas mais altas fazem coisas acontecerem mais rápido.

Viu que eu não falo numa temperatura X? Isso é que precisa ser entendido, é o comportamento da cerveja em relação ao meio em que ela se encontra. São sempre tendências, entende? Mais baixo "tende" a isso.... mais alto "tende" aquilo, e é assim que as coisas precisam ser entendidas.

Se uma cerveja ficou doce demais, eu posso deixar a quente.

Se é cerveja escura e mais alcoólica, também.

Se é uma cerveja clara, gelado.

Se é uma cerveja lupulada, gelado.

Se é uma cerveja lupulada que ficou doce demais.... posso deixar a quente.

Se é uma cerveja que eu quero que oxide, como uma Imperial Stout ou Wee Heavy, eu deixo a quente.

Entendeu? Cerveja é viva.... é preciso entendê-la, e agir de acordo e proporcionalmente ao que ela precisa, como se fosse uma pessoa.

Abraço,

Temperaturas mais baixas fazem coisas (reações químicas e biológicas) acontecerem mais devagar.

Viu que eu não falo numa temperatura X? Isso é que precisa ser entendido, é o comportamento da cerveja em relação ao meio em que ela se encontra. São sempre tendências, entende? Mais baixo "tende" a isso.... mais alto "tende" aquilo, e é assim que as coisas precisam ser entendidas.

Se é uma cerveja que eu quero que oxide, como uma Imperial Stout ou Wee Heavy, eu deixo a quente.

Entendeu? Cerveja é viva.... é preciso entendê-la, e agir de acordo e proporcionalmente ao que ela precisa, como se fosse uma pessoa.

Abraço,

Parabéns pela explicação, Guenther!
Mais alguns pontos-chave que ainda me são confusos:
- O efeito da maturação no fermentador ou na garrafa, considerando uma mesma temperatura, é igual?
- A única vantagem de maturar no fermentador seria evitar levar muito fermento em suspensão para a garrafa?
- Eu poderia envasar logo após a primária e deixar o resto ocorrer na garrafa?
- Na maturação "gelada" o trabalho da levedura é praticamente nulo, certo? Considerando isso como verdade, a maturação "gelada" tem o papel de "arredondar" a cerveja ou apenas clarificar e conservar?

Desculpa a penca de perguntas, mas eu precisava!
Hehehe.

Abraço e desde já obrigado pela paciência.

Parabéns pela explicação, Guenther!
Mais alguns pontos-chave que ainda me são confusos:
- O efeito da maturação no fermentador ou na garrafa, considerando uma mesma temperatura, é igual?
- A única vantagem de maturar no fermentador seria evitar levar muito fermento em suspensão para a garrafa?
- Na maturação "gelada" o trabalho da levedura é praticamente nulo, certo? Considerando isso como verdade, a maturação "gelada" tem o papel de "arredondar" a cerveja ou apenas clarificar e conservar?

Desculpa a penca de perguntas, mas eu precisava!
Hehehe.

Abraço e desde já obrigado pela paciência.
A resposta é sim pra todas menos a última pergunta.

Essencialmente, sim.

Sim.

Sim, mas isso seria uma loucura já que vc vai levar a cerveja tão turva que vai parecer um barro pra garrafa, formando 1cm de borra.... e estaria se arriscando a levar alguns açúcares ainda não fermentados, complexos. Resumindo, pode, mas só se tu te odeia... hehehe. :)

A última... eu não entendi. Gelado não tem nada a ver com arredondar. Arredondar por exemplo pode acontecer só com redução de acetaldeído, que ocorre a quente. :)

Gelado faz coisas decantarem mais rápido, e as vezes decantação é a única coisa que a cerveja realmente precisa. Várias coisas que dão gosto ruim simplesmente decantam. São simplesmente INCONTAVEIS as vezes em que eu provei uma cerveja turva, apliquei gelatina, provei novamente em 2 dias.... e o gosto era completamente diferente só por conta da decantação e de coisas ruins estarem em suspensão.

Gelado também faz a cerveja envelhecer mais devagar. Às vezes isso é bom, às vezes isso é ruim.

Guenther,

Excelente explanação.

Só um breve :off:
Tenho que concordar parcialmente com você em relação as opiniões. Não se pode aceita-las de forma cega!! Da mesma forma o que se está escrito nos livros, até porque teorias consagradas podem ser revisadas.

Eu tento dar uma calibrada nas opiniões que vou aceitar, por assim dizer: se faz sentido, se é compatível com a teoria existente, quem está dizendo, contexto.

Esse tipo de discussão num ambiente livre permite um aprendizado acelerado, se usado de forma sábia. Se a gente fosse ler e tentar entender tudo nunca sairia da teoria. Eu quero ler um monte de livros, mas to levando quase dois meses para terminar o primeiro...

Lendo esse fórum e muitas das discussões aqui acho que aprendi muito.:)

A resposta é sim pra todas menos a última pergunta.

Essencialmente, sim.

Sim.

Sim, mas isso seria uma loucura já que vc vai levar a cerveja tão turva que vai parecer um barro pra garrafa, formando 1cm de borra.... e estaria se arriscando a levar alguns açúcares ainda não fermentados, complexos. Resumindo, pode, mas só se tu te odeia... hehehe. :)

A última... eu não entendi. Gelado não tem nada a ver com arredondar. Arredondar por exemplo pode acontecer só com redução de acetaldeído, que ocorre a quente. :)

Gelado faz coisas decantarem mais rápido, e as vezes decantação é a única coisa que a cerveja realmente precisa. Várias coisas que dão gosto ruim simplesmente decantam. São simplesmente INCONTAVEIS as vezes em que eu provei uma cerveja turva, apliquei gelatina, provei novamente em 2 dias.... e o gosto era completamente diferente só por conta da decantação e de coisas ruins estarem em suspensão.

Gelado também faz a cerveja envelhecer mais devagar. Às vezes isso é bom, às vezes isso é ruim.

Esclareceu pra caramba!
Eu achava que a decantação influenciava somente no aspecto visual.

E sobre isso:
Arredondar por exemplo pode acontecer só com redução de acetaldeído, que ocorre a quente. :)

Caiu a ficha agora, lembrando de uma coisa que tu sempre comentas: que o cervejeiro tem que exercitar a percepção sensorial dele.
Ou seja... esse seria o caso de, digamos, depois de uns dias de secundária, experimentar a cerva e avaliar, se mantenho mais uns dias A QUENTE, PARA ARREDONDAR, ou se já ta boa e posso mandar para maturar GELADA (decantar coisas) ou até engarrafar.
Ou até mesmo, digamos que ela ainda não esteja bem redonda, mas posso decidir deixar ela maturando/clarificando GELADA por uns dias e depois engarrafar e arredondar mais um pouco na garrafa a temperatura ambiente.

Falei muita bobagem ou cheguei perto? ;)

Esclareceu pra caramba!
Eu achava que a decantação influenciava somente no aspecto visual.

E sobre isso:

Caiu a ficha agora, lembrando de uma coisa que tu sempre comentas: que o cervejeiro tem que exercitar a percepção sensorial dele.
Ou seja... esse seria o caso de, digamos, depois de uns dias de secundária, experimentar a cerva e avaliar, se mantenho mais uns dias A QUENTE, PARA ARREDONDAR, ou se já ta boa e posso mandar para maturar GELADA (decantar coisas) ou até engarrafar.
Ou até mesmo, digamos que ela ainda não esteja bem redonda, mas posso decidir deixar ela maturando/clarificando GELADA por uns dias e depois engarrafar e arredondar mais um pouco na garrafa a temperatura ambiente.

Falei muita bobagem ou cheguei perto? ;)
É isso aí.... só não complique demais as coisas.

Haja se realmente é necessário agir. Em outra palavras, via de regra, nós sempre queremos cervejas límpidas, então que eu sempre faço é o padrão.... Fermentar, Clarificar, Carbonatar, e guardar gelada (pra poder tomar).... depois que eu vou analisar o resultado dela pronta, ou seja, pronta pra tomar.... aí decido se preciso fazer algo drástico ou não, se não..... simplesmente deixo-as estocadas geladas.

Abraço,

mas se voce baixar bruscamente uma temperatura para zero também terá problemas vai baixando de 2 em 2 graus nem sempre baixar direto para zero grau vai decantar tudo de uma vez

Abraço,

Muito obrigado pela explicação Guenther.

Eu deixei uma Weiss maturando pela primeira vez por 2 semanas a -0.5c

A carbonatação dela está extremamente lenta. Cerca de 2 PSI por dia.

Antes eu alcançava a carbonatação de Weiss com apenas 1 semana. Tiveram levas que até supercarbonataram...

Nesses casos eu deveria ter adicionado fermento para carbonatar ou é normal quando praticamente todo fermento decantou, a carbonatação levar mais de 2 semanas? Se manter esse ritmo pode até chegar no que espero, mas se parar daqui 3 ou 4 dias ela vai ficar bem ruim...

Ontem abri uma a 30 PSI (quase verde no manometro da WE) e formou zero de espuma e o gás praticamente nulo...cerveja completamente sem graça :(

Se parar, terei que abrir todas as garrafas e adicionar mais priming certo?

Caramba!

Vou ter que começar a pesquisar nesse fórum americano ae.

A noite vou ver se consigo ler esses links.:)

Muito obrigado pela explicação Guenther.

Eu deixei uma Weiss maturando pela primeira vez por 2 semanas a -0.5c

A carbonatação dela está extremamente lenta. Cerca de 2 PSI por dia.

Antes eu alcançava a carbonatação de Weiss com apenas 1 semana. Tiveram levas que até supercarbonataram...

Nesses casos eu deveria ter adicionado fermento para carbonatar ou é normal quando praticamente todo fermento decantou, a carbonatação levar mais de 2 semanas? Se manter esse ritmo pode até chegar no que espero, mas se parar daqui 3 ou 4 dias ela vai ficar bem ruim...

Ontem abri uma a 30 PSI (quase verde no manometro da WE) e formou zero de espuma e o gás praticamente nulo...cerveja completamente sem graça :(

Se parar, terei que abrir todas as garrafas e adicionar mais priming certo?

2 semanas a -0.5 ??? Com esse tempo a essa temperatura você deve ter ficado com uma Crystal Weizen.

Eu li um post do Jamil onde ele fala que depois da secundária ele já envaza, sem maturação (no caso de um Weiss isso)..

Gente, vamos dar um pouco de espaço pro @Guenther respirar um pouco e ler isso aqui no meio tempo? (google translator funciona bem hoje em dia e não saber inglês não é mais desculpa pra não aprender, hein? ;)

http://www.homebrewtalk.com/introduction-to-the-science-of-beer-aging.html
http://www.homebrewtalk.com/the-science-of-beer-aging-styles.html
http://www.homebrewtalk.com/science-on-tap-temperature.html

Cara, muito bons os artigos.
Valeu demais pela contribuição!

2 semanas a -0.5 ??? Com esse tempo a essa temperatura você deve ter ficado com uma Crystal Weizen.

Eu li um post do Jamil onde ele fala que depois da secundária ele já envaza, sem maturação (no caso de um Weiss isso)..

Ficou com uma turbidez bem leve...
Mas não me agradou muito não, pois diminuiu bastante a sensação de corpo...ainda mais que a carbonatação ainda está insuficiente...
Na próxima pretendo fazer por uma semana para ver como fica...

Por falar em turbidez, permitam-me deixar aqui minha experiência. Quatro dias à 2°C e a turbidez permanece (coleta pela torneira, não tenho sifão).
Tô com medo de não decantar bem esse fermento, mas pode ser normal e eu não sei, primeira brassagem. Achei que fazendo essa queda de temperatura o resultado seria "rápido".

Attachments

• A1.jpg
    A1.jpg
    770.5 KB
  • A2.jpg
    A2.jpg
    529.9 KB
Por falar em turbidez, permitam-me deixar aqui minha experiência. Quatro dias à 2°C e a turbidez permanece (coleta pela torneira, não tenho sifão).
Tô com medo de não decantar bem esse fermento, mas pode ser normal e eu não sei, primeira brassagem. Achei que fazendo essa queda de temperatura o resultado seria "rápido".
Coleta pela torneira = sugar fermento perto do fundo..... os primeiros litros sempre virão turvos. Se tirar lá por cima, com um auto-sifão, por exemplo, ela vai estar bem mais limpa.

Por isso que eu sempre uso sifão.

Back