• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Masterbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Comprei uma de MB V3 de 50L em jan deste ano, porém só fiz umas 4 brassagem com ela, vaza geral pela tampa, e se apertar muito os parafusos de ajuste das alças, estas começam a ceder (amassam), tem que usar com a bomba quase toda fechada no início para diminuir os vazamentos.
Hoje estou usando ela só para fervura, e assim mesmo vejo problemas, péssimo retorno da bomba (em 90 graus), penso que deveria ser junto a lateral da panela para facilitar o whirpool, resistências muito próximas uma da outra, dificulta a limpeza, fervura não tão intensa, apesar de duas resistências de 3200W, não sei se as minhas estão com algum problema, mas aparentemente não. Saída do mosto muito rente ao fundo, favorecendo a entrada de trub para o fermentador e vários outros pequenos problemas, muitos para um equipamento simples e caro.
Uma questão me surgiu com este tipo de equipamento, principalmente a MB em que o cesto fica suspenso, será que este "pinga pinga" da recirculação não favorece a oxidação da cerveja final?
abçc

Comprei uma de MB V3 de 50L em jan deste ano, porém só fiz umas 4 brassagem com ela, vaza geral pela tampa, e se apertar muito os parafusos de ajuste das alças, estas começam a ceder (amassam), tem que usar com a bomba quase toda fechada no início para diminuir os vazamentos.
Hoje estou usando ela só para fervura, e assim mesmo vejo problemas, péssimo retorno da bomba (em 90 graus), penso que deveria ser junto a lateral da panela para facilitar o whirpool, resistências muito próximas uma da outra, dificulta a limpeza, fervura não tão intensa, apesar de duas resistências de 3200W, não sei se as minhas estão com algum problema, mas aparentemente não. Saída do mosto muito rente ao fundo, favorecendo a entrada de trub para o fermentador e vários outros pequenos problemas, muitos para um equipamento simples e caro.
Uma questão me surgiu com este tipo de equipamento, principalmente a MB em que o cesto fica suspenso, será que este "pinga pinga" da recirculação não favorece a oxidação da cerveja final?
abçc

Esses caras são terríveis!!!!! meu deus!!!!

abçc
Qual a versão da sua panela?

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Eu acho que eles nunca devem ter feito uma brassagem nessas panelas, é impossível alguem vender um produto com tanto problema, aí troca o modelo e consegue ser pior eu acho.

abçc

Tive o mesmo problema da tampa do cesto de grão.
Cheguei a enviar para o reparo e veio com alguns ajustes. Continuam vazando porque a parte superior do aro não é perfeitamente plana e as ondulações dificultam a vedação (talvez um ajuste grosseiro com alicate resolva).

Sobre a fervura, deve ser algum erro pois a minha com 97 graus é bem intensa.

Realmente é uma falha as resistências serem bem próximas. Outra falha que achei foi o fundo da panela ser convexo, isso dificulta ainda mais a limpeza. se fosse convexo seria fácil e mais util.

Sobre a bomba, a minha funciona perfeitamente. Você pode adaptar um cotovelo na válvula para que ela fique lateralmente ... fiz isso e facilitou.

Cheguei a enviar para o reparo e veio com alguns ajustes. Continuam vazando porque a parte superior do aro não é perfeitamente plana e as ondulações dificultam a vedação (talvez um ajuste grosseiro com alicate resolva).

Realmente é uma falha as resistências serem bem próximas. Outra falha que achei foi o fundo da panela ser convexo, isso dificulta ainda mais a limpeza. se fosse convexo seria fácil e mais util.

Sobre a bomba, a minha funciona perfeitamente. Você pode adaptar um cotovelo na válvula para que ela fique lateralmente ... fiz isso e facilitou.

Então, ela veio com um joelho 90 graus de 3/4 na saída da bomba que jogava direto na parede da panela. Adaptei, um pedaço de cano de inox de 1/2 ligado a este joelho e acompanhando a curvatura da parede da panela e resolvi este problema. Uma das resistências não ligava quando recebi a panela e notei que o problema estava no contator e não na resistência, passei a usá-la em uma ligação direta somente na hora da fervura (usando a outra só para a mostura), mas mesmo assim a fervura não é tão intensa. Uso atualmente mais uma resistência de 3000w de sobrepor para ajudar na fervura. Na época entrei em contato com o Flávio que ficou de me enviar outro contator, mas não o fez e desisti, também desisti do vazamento e uso atualmente um Rims para mostura que montei por conta própria. abçs

Em relação a esta recirculação através de "pinga pinga", o que vocês pensam, será que isto favorece uma maior oxidação da cerveja final? abçs

Então, ela veio com um joelho 90 graus de 3/4 na saída da bomba que jogava direto na parede da panela. Adaptei, um pedaço de cano de inox de 1/2 ligado a este joelho e acompanhando a curvatura da parede da panela e resolvi este problema. Uma das resistências não ligava quando recebi a panela e notei que o problema estava no contator e não na resistência, passei a usá-la em uma ligação direta somente na hora da fervura (usando a outra só para a mostura), mas mesmo assim a fervura não é tão intensa. Uso atualmente mais uma resistência de 3000w de sobrepor para ajudar na fervura. Na época entrei em contato com o Flávio que ficou de me enviar outro contator, mas não o fez e desisti, também desisti do vazamento e uso atualmente um Rims para mostura que montei por conta própria. abçs

Entendi o que você queria dizer com o redemoinho. O meu também tem o cotovelo interno e eu adaptei externamente também.
Sobre a assistência, como é um produto caro (e com nota fiscal) eu não deixaria passar batido esse problema da resistência.

A minha MB é de 20 L, com 20 brassagens. Eu inicio a mostura com a abertura da válvula em 25% e vou abrindo mais com o passar do tempo de Mostura, acredito que após 30 min ja esteja com 70% da válvula aberta. Outro ponto que ajudou foi a melhora na moagem do malte com um moinho de rolos, as cascas ficaram inteiras permitindo um melhor fluxo e filtro do malte. Uso também a opção de abrir a tampa aos 20 e 40 min da Mostura para mexer a cama de grãos o que ajudou no rendimento e no fluxo de Malte.

Por favor, incluam meu número no grupo. Estou pensando em comprar uma mb50. 16-98829-2501

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Em relação a esta recirculação através de "pinga pinga", o que vocês pensam, será que isto favorece uma maior oxidação da cerveja final? abçs

Acho que não.
Estou com leva de 4 meses na garrafa e até agora não notei oxidação.

Muito caseiro usa uma rede ou chuveiro por cima da cama de grão. acho que o maior risco de oxidação (papelão) vem das trasfegas pós fermentação e envase.

http://brulosophy.com/2014/11/18/is-hot-side-aeration-fact-or-fiction-exbeeriment-results/

Pessoal , só pra deixar um pouco da minha experiência com a MB 50L. Comprei a panela logo depois que mudaram para a V3 (pouco menos que 2 anos), fiz aproximadamente umas 20 brassagens com o equipamento.

Pontos positivos:
- tenho conseguido eficiência acima de 70% mesmo sem sparge (moagem dos grãos foi muito importante, observação que tenho moinho de rolo e melhorou a moagem e conseuquentemente a brassagem)
- equipamento em inox
- redução no tempo de brassagem

Pontos negativos:
- barulho da bomba, moro em apartamento antigo e hoje não tenho problema mas pra mim isso com certeza é um limitador se mudar de casa
- quando o tubo de malte aquece ele não mantém presa uma das presilhas (tenho usado uma corda pra amarrar e garantir que as presilhas não soltem)
- dificuldade no acesso para limpeza da resistência e cantos da panela abaixo da resistência
- fundo da panela não ajuda a escoar o líquido, acabo sempre inclinando a panela para tirar o líquido pela torneira ou "puxando" para escoar pela saída da bomba
- minha versão não faz o whirpool automático
- não transfega o mosto para o fermentador através da bomba , em brassagens de 50 L isso atrapalha muito
- bomba de vez em quando não funciona, tenho que desmontar a conexão e girar a bomba manualmente para acionar o motor

As cervejas que tenho feito têm ficado muito boas, porém a impressão que tenho é que a espuma e corpo têm ficado mais leve. Nota-se principalmente com a weiss, apesar de bater o OG o corpo da cerveja fica muito leve para o estilo (na minha opinião).

Pode ser que ainda esteja fazendo algo de errado.

[]'s

Olá Pessoal,
Relato mais um problema na minha Masterbier 3.0, Queimou o sensor! Tudo bem, pode acontecer com qualquer equipamento, o problema é que não consigo que me enviem outro, já paguei para enviarem um (duas semanas) e até o momento nada, nem mesmo me retornam. e-mail, whatsapp, etc, estou puto com este Flávio! Alguém sabe a marca do sensor e se posso achar no Mercado Livre? Eu sei que é tipo J, porém falta saber qual a bitola da rosca para o encaixe na panela. Abçs

Acho que não.
Estou com leva de 4 meses na garrafa e até agora não notei oxidação.

Muito caseiro usa uma rede ou chuveiro por cima da cama de grão. acho que o maior risco de oxidação (papelão) vem das trasfegas pós fermentação e envase.

http://brulosophy.com/2014/11/18/is-hot-side-aeration-fact-or-fiction-exbeeriment-results/

Ola Pessoal, estou usando uma Master Bier 3.0 20 litros a 5 meses, ja realizei 6 brassagens com ela e até este momento não tive nenhum problema com a parte operacional do equipamento.
O equipamento 3.0 vem com o Tubo de Malte acoplado em cima da panela, não mais dentro da panela como modelos anteriores.
Possui também um registro após a bomba que permite controlar o fluxo de malte para o Tubo de Malte, podendo ser reduzido ao minimo e aumentado a qualquer momento, assim permitindo abrir a tampa superior para mexer o malte como também manter a tampa aberta durante toda a fase de cozimento do Malte
em anexo as imagens

boa tarde, desculpa reabrir o topico, mas voce teria uma foto do cesto dela desmontado? abaixo do fundo falso é totalmente aberto?
Obrigado

Tenho uma masterbier há mais de 1 ano. Não tenho reclamações dela até o momento.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

boa tarde, desculpa reabrir o topico, mas voce teria uma foto do cesto dela desmontado? abaixo do fundo falso é totalmente aberto?
Obrigado

Ola, sim, abaixo da estrutura de fundo falso é totalmente aberto. veja os videos da Masterbeir no youtube para conhecer o produto ou ligue para o Flavio, ele vai ajudar a tirar as suas duvidas, abs.

Ola, sim, abaixo da estrutura de fundo falso é totalmente aberto. veja os videos da Masterbeir no youtube para conhecer o produto ou ligue para o Flavio, ele vai ajudar a tirar as suas duvidas, abs.

@kunzel obrigado pela resposta, só te incomodar mais um pouco, no beersmith ela entra no perfil de mostura como biab? qual relação de água/malte você tem usado?

@kunzel obrigado pela resposta, só te incomodar mais um pouco, no beersmith ela entra no perfil de mostura como biab? qual relação de água/malte você tem usado?

Vc adquirindo a panela é só solicitar para eles o perfil do BeerSmith que eles te mandam. Mas a resposta é positiva.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Vai depender da receita que você vai fazer, numa receita básica para 20 litros, você vai precisar de 33 a 34 litros

Boa tarde, alguém saberia me dizer qual é a pressão em bar da Master Bier 50 litros por favor, preciso para ver a possilidade de fazer a troca por outra bomba mais potente, obrigado.

Boa tarde, alguém saberia me dizer qual é a pressão em bar da Master Bier 50 litros por favor, preciso para ver a possilidade de fazer a troca por outra bomba mais potente, obrigado.
Não tenho ideia. Se o objetivo for aumentar o fluxo de mosto, basta moer o malte um pouco mais grosso, vai melhorar o fluxo e diminuir a retenção de mosto pelos grãos

Não sei te responder a respeito da pressão, mas no meu caso, que acabei de comprar o equipamento (ainda não recebi), como eu já tinha uma bomba riptide, pedi o equipamento sem a bomba, de modo que pudesse usar a minha.

Latest posts

Back