Caros amigos, comprei minha Masterbier 50, fiz duas brassagens (APA e Weiss - que não possuem uma alta densidade) e vou postar minhas considerações
- sou homebrewer a pouco tempo então não tenho informações mais técnicas
- o equipamento é fantástico, você consegue diminuir bastante o tempo de brassagem (3 a 4 horas)
- Nunca mais quero ver as panelas de alumínio (desculpa aos que preferem as panelas)
- programei as rampas, coloquei água e malte, apertei o botão e ela fez tudo sozinha - ter como programar todas as rampas é perfeito, levem isso em consideração
- Cuidado com a parte elétrica, vi em outro post que na tomada de 20 A, os fios derreteram. Então comprei disjuntor e tomadas da steck de 32A, como recomenda o fabricante (abaixo as referencias e preco das tomadas) São tomadas industriais e você não vai encontrar em lojas comuns. Comprei pela internet:
http://www.moino.com.br/
PLUG 2P+T 32A 200/250V STECK N3276 AZUL R$ 19,80
TOMADA SOB. 2P+T 32A 200/250V STECK N3206 AZUL R$ 25,20
- As bombas Chugger são muito boas, e silenciosas
- No manual ele especifica a quantidade de água necessária considerando a absorção do malte, evaporação, trub ... Só fiz somar tudo e colocar o necessário. Nao fiz sparging, recirculaçã

filtro é muito bom, a cerveja sai limpíssima
- Não tive problema de caramelização do malte e impregnação nas resitências pois eles nao entram em contato. É preciso fazer a limpeza logo em seguida, mas é bastante simples e na resistencia fica só o trub que é fácil de retirar, mas tem que ter cuidado de limpar toda a região
- Dá pra fazer sozinho a leva de 20L, mas para 50L é preciso mais um ou dois para ajudar a levantar o tubo de malte
- Só recomendo comprar a Masterbier de 10L se vc não tiver espaço mesmo. A de 50L também é muito compacta e da pra fazer levas menores de 20L. 10L não vale o trabalho
- Whirpool é feito com a pá cervejeira mesmo
- Porém pra levar um 10, o equipamento poderia ser mais flexível:
- ao final da brassagem, quando você drena os resíduos pela válvula, muita sujeira fica na linha de sucção e descarga da bomba que fica abaixo da panela- é preciso ligar e ficar circulando e drenando durante um bom tempo. O ideal seria uma outra saída na descarga das bombas para jogar o resíduo direto no ralo. Vou fazer isso na minha
- Não tem como pausar a programação. se vc quiser ficar mais tempo na mostura ou na fervura, tem que desligar o aparelho e programar novas rampas. Nada que de muito trabalho, mas isso é limitação do controlador. Um aparelho caro como esse poderia ter um controlador melhor
Bom amigos é isso. estou satisfeitíssimo com a masterbier, excelente material, sempre que precisei falar com o Flavio, ele me atendeu rapidamente (por email). Tem esses pontos de melhoria, mas recomendo com certeza
Abraço