• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Massagem Mash in 80°C

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viniwildner

Member
Reaction score
0
Tenho equipamento biab eletrico e me distrair aqui, resistência ficou ligada e acabei colocando malte com 80°C... Depois de uns 20min consegui baixar pra 67°C que era o que eu pretendia... Minha dúvida, dá pra salvar alguma coisa?! Ou já é certo que não vai dar em nada?!

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Tenho equipamento biab eletrico e me distrair aqui, resistência ficou ligada e acabei colocando malte com 80°C... Depois de uns 20min consegui baixar pra 67°C que era o que eu pretendia... Minha dúvida, dá pra salvar alguma coisa?! Ou já é certo que não vai dar em nada?!

Massagem não! Brassagem!!! Corretor sempre ajudando... hehehe

Bom dia. Difícil cravar o que vai acontecer.
Acontece que, em hipótese, mesmo um curto período acima de 75 graus pode ter desnaturado completamente as enzimas e, assim, pode ter havido muito pouca, ou nenhuma, conversão do amido em açúcares fermentaveis e não fermentaveis.
Vc chegou a fazer o teste do iodo? Mediu densidade? Provou para ver se o mosto ficou adocicado como geralmente fica?
Essas são as primeiras impressões/reações que eu teria.

Bom dia. Difícil cravar o que vai acontecer.
Acontece que, em hipótese, mesmo um curto período acima de 75 graus pode ter desnaturado completamente as enzimas e, assim, pode ter havido muito pouca, ou nenhuma, conversão do amido em açúcares fermentaveis e não fermentaveis.
Vc chegou a fazer o teste do iodo? Mediu densidade? Provou para ver se o mosto ficou adocicado como geralmente fica?
Essas são as primeiras impressões/reações que eu teria.
A densidade tá conforme pede a receita... Mas não está tão doce quanto normalmente... É tá mais límpido o mosto...
Acho que não vou adiante....

Se a densidade fechou, houve atividade enzimática. Eu iria adiante. Vc só não tem como prever quanto desse açúcar é fermentavel ou não.

Se a densidade fechou, houve atividade enzimática. Eu iria adiante. Vc só não tem como prever quanto desse açúcar é fermentavel ou não.
Via das dúvidas não vou seguir adiante... Como tenho malte sobrando, bóra moer de novo e recomeçar. Obrigado pela ajuda aí!

Sempre bom ter malte distatico. Se em um caso desse vc faz teste do iodo e a conversão parou e só colocar malte distatico e tocar o barco.

André Wenderosck

Densímetro mede densidade não quantidade de açúcar propriamente dito.
Amido altera a densidade, sais alteram a densidade (em grande quantidade), alcool altera a densidade, ou seja, qualquer coisa que vc misturar a água vai alterar a densidade.
Por isso o teste do iodo, pra saber se o almento da densidade e relativo a açúcar ou a amido

André Wenderosck

Densímetro mede densidade não quantidade de açúcar propriamente dito.
Amido altera a densidade, sais alteram a densidade (em grande quantidade), alcool altera a densidade, ou seja, qualquer coisa que vc misturar a água vai alterar a densidade.
Por isso o teste do iodo, pra saber se o almento da densidade e relativo a açúcar ou a amido

André Wenderosck

Perfeita a colocação, colega. Estava fazendo uma análise mais simples, pois estava na praia, no celular e com algumas cervejas fazendo efeito, hehehe.

Cheguei a mencionar o teste do iodo na resposta anterior a esta, mas acho que o autor do tópico não fez isso.

Estava me baseando no relato dele, de que o mosto estava sim doce, mas não muito, e que estava até certo ponto límpido, pois acho que se o amido estivesse diluído o mosto não ficaria assim, ficaria turvo.

Outra coisa que o autor não mencionou, mas também não percebi na hora de comentar, é se usou densímetro ou refratômetro pra medir a densidade, coisa que pode fazer diferença tb.

Valeu.

OBS: ah, e agora que vi que seguir adiante não iria ser bom pois, por ter arriado o malte a 80º, já poderia ter extraído taninos das cascas, o que, mesmo que tenha ocorrido atividade enzimática, prejudicaria a cerveja, já que nem uma maturação longa, talvez, pudesse corrigir isso.
Seguir adiante seria apenas, como experiência, pra ver se a fermentação iria ocorrer e até que ponto atenuaria.

eheheh "me distraí aqui" - aposto que estava tomando cerveja enquanto brassava (ehehehe, nada contra! já fiz isso, mas só em fases que não são tão propensas a problemas - como a mosturação)

acho que nada se salva, desnaturou tudo, joga fora, e começa de novo :'(

eheheh "me distraí aqui" - aposto que estava tomando cerveja enquanto brassava (ehehehe, nada contra! já fiz isso, mas só em fases que não são tão propensas a problemas - como a mosturação)

acho que nada se salva, desnaturou tudo, joga fora, e começa de novo :'(

Cerveja só na fervura e se não tiver muitas adições de lúpulo na receita. :fro:

Latest posts

Back