Densímetro mede densidade não quantidade de açúcar propriamente dito.
Amido altera a densidade, sais alteram a densidade (em grande quantidade), alcool altera a densidade, ou seja, qualquer coisa que vc misturar a água vai alterar a densidade.
Por isso o teste do iodo, pra saber se o almento da densidade e relativo a açúcar ou a amido
André Wenderosck
Perfeita a colocação, colega. Estava fazendo uma análise mais simples, pois estava na praia, no celular e com algumas cervejas fazendo efeito, hehehe.
Cheguei a mencionar o teste do iodo na resposta anterior a esta, mas acho que o autor do tópico não fez isso.
Estava me baseando no relato dele, de que o mosto estava sim doce, mas não muito, e que estava até certo ponto límpido, pois acho que se o amido estivesse diluído o mosto não ficaria assim, ficaria turvo.
Outra coisa que o autor não mencionou, mas também não percebi na hora de comentar, é se usou densímetro ou refratômetro pra medir a densidade, coisa que pode fazer diferença tb.
Valeu.
OBS: ah, e agora que vi que seguir adiante não iria ser bom pois, por ter arriado o malte a 80º, já poderia ter extraído taninos das cascas, o que, mesmo que tenha ocorrido atividade enzimática, prejudicaria a cerveja, já que nem uma maturação longa, talvez, pudesse corrigir isso.
Seguir adiante seria apenas, como experiência, pra ver se a fermentação iria ocorrer e até que ponto atenuaria.