• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Massa específica do malte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Reaction score
53
Pessoal, estou querendo saber qual a massa especifica do malte (densidade) para saber se o volume de agua que pretendo usar cobriria todo o leito de grão.

SDS,

Fabiano da Mata

Melhorando a pergunta: qual o volume de 1 kg de malte?

Misturado com água, se não me engano é 0,75L/kg...

Já fiz uns testes pra calcular a quantidade de água também...

Rafaelrick, segundo a sua regra acima:

Vol malte + 1 L de agua = 1,75 L

logo

Vol malte = 0,75 L

Como vc disse que temos 1 kg de malte, logo a densidade (massa especifica) do malte seria 1,33 kg/L. É isso mesmo?

SDS,

Fabiano da Mata

Fernando... exatamente por que tu queres saber isso, ou pra que vais usar?

Guenther, quero calcular a quantidade máxima de malte posso usar para que ele seja coberto integralmente pelo liquido. Como eu vou passar a usar fundo falso, essa info é importante.

Pelo que entendi, parece que quer utilizar ao maximo o tamanho da panela?

por exemplo: em uma panela de 45 Litros, para usar a capacidade maxima, caberia 13kg de malte para brassar em 34L de agua. Assim a panela ficaria cheia.

isto?

Tiago, não é exatamente isso, é para calcular os níveis de grão e de liquido, porem tem um agravante, pois o fundo falso é algo novo para mim. Eu cheguei a usar uma panela perfurada de um amigo meu (dentro da minha panela) e para a minha surpresa os grãos ficaram alem do nivel da agua. Ai eu passei a me preocupar com isso e quero calcular previamente.

Sds

Fabiano da Mata

Eu não faço a mostura com o fundo falso.
Como tu fica mexendo os grãos frequentemente, alguns vão passando pra baixo do fundo falso, alguns ficam presos e etc.
EU faço tudo numa panela e na hora da lavagem eu pego a panela com o fundo falso, coloco água até cobrir o fundo falso e adiciono o mosto+grãos.
No meu setup, vão 5 litros de água pro fundo falso.

Mas eu gostaria justamente de evitar essa operação. Se eu conseguir calcular e ter certeza que haverá nivel de agua alem do nivel de malte, não preciso fazer essa operação a mais.

Sds

Fabiano da Mata

Imagino que:
volume do fundo falso + (volume do malte * 3,2)

No meu entendimento, a água que tem no fundo falso "não conta" na água adicionada ao grão para trabalho enzimático.

Imagino que:
volume do fundo falso + (volume do malte * 3,2)

No meu entendimento, a água que tem no fundo falso "não conta" na água adicionada ao grão para trabalho enzimático.
Fernando, eu sempre uso o seguinte cálculo.

<KG de malte> X <água por KG> + <KG de malte>

Ou seja, se usar 5kg de malte, e 2,5 litros por kg: (5 x 2,5) + 5 = 17,5 litros. Esse é mais ou menos o volume que vai ocupar.

Abraço,

Fernando, eu sempre uso o seguinte cálculo.

<KG de malte> X <água por KG> + <KG de malte>

Ou seja, se usar 5kg de malte, e 2,5 litros por kg: (5 x 2,5) + 5 = 17,5 litros. Esse é mais ou menos o volume que vai ocupar.

Abraço,

E o fundo falso?

E o fundo falso?
O fundo falso deve ser sempre ignorado no cálculo, ou seja, é espaço morto.

Se for calcular água, deves calcular a água ACIMA do fundo falso, ou seja, é o cálculo normal MAIS a água perdida pro fundo falso.

Volume é o mesmo, ou seja, se tu tem uma panela de 25 litros, e o espaço morto abaixo do fundo falso ocupa 5 litros, na verdade tu tem uma panela de 20 litros.

Se for usar 10kg de malte, com 2,5 litros por kg, e o espaço morto abaixo do fundo falso for de 5 litros, tu deves colocar 25 litros, mais 5 litros de espaço morto, ou seja, 30 litros.

Abraço,

é. estava certo então =D

Aproveitando, tu acha melhor 2,5L, 2,6L ou 3L por KG?
o beersmith traz por padrão 2,6, mas eu uso 2,5.

é. estava certo então =D

Aproveitando, tu acha melhor 2,5L, 2,6L ou 3L por KG?
o beersmith traz por padrão 2,6, mas eu uso 2,5.
Eu sempre uso 2,5kg para 99% das minhas cervejas. Só mudo a proporção quando quero fazer alguma cerveja absurdamente forte e aí não caberia a proporção na panela, ou se quisesse (que nunca aconteceu, nem sei se vai acontecer) fazer uma cerveja absurdamente seca, então diluiria mais o mosto pois as literaturas dizem que uma maior diluição gera um mosto mais fermentável (assim como PH mais baixo, etc).

Abraço,

Supondo para uma receita usando 10 kg de malte, um fundo falso q ocupe 5 litros ...

na brassagem eu colocaria 30 litros (2,5 x 10 + 5) ...

Mas esses 5 litros q coloquei a mais devido o fundo falso, devo descontar da quantidade da água de lavagem? (para manter o volume esperado na panela de fervura)

Supondo para uma receita usando 10 kg de malte, um fundo falso q ocupe 5 litros ...

na brassagem eu colocaria 30 litros (2,5 x 10 + 5) ...

Mas esses 5 litros q coloquei a mais devido o fundo falso, devo descontar da quantidade da água de lavagem? (para manter o volume esperado na panela de fervura)

Até a minha ultima leva eu usava uma panela de 38 L com bazooka e fogareiro a gas. Esse fds vou instalar uma resistencia e utilizar uma panela de 32L como cesto para fazer uma BIAB. A receita que tenho de uma IPA vão 6 Kg de malte. Fazendo as contas daria o volume de 21 L cabendo tranquilamente dentro do cesto.
Estou correto nessa afirmação?

Resgatando o topico... mas para adicionar uma calculadora que achei interessante, segue:

https://haandbryg.dk/mashcalc.html#mash

Basicamente ela calcula o volume final de água e grãos conforme a relação de agua/grão que você usa.
Com este volume você soma a quantidade de liquido abaixo do fundo falso e também o dead space que tua panela tem. Assim você tem o volume total de agua e grãos necessario durante a mostura. Se for maior que o volume da tua panela recalcule a quantidade de grãos ou agua.

Acho que a formula por trás dela é mais ou menos o que o @Guenther falou alguns posts antes.

Espero que ajude.

[ ] 's

Latest posts

Back