• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Manipulação de Leveduras - Primeira Tentativa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@gabrielcalo

Pretendo congelar amostras de starter para o "banco Infinito".

Tenho algumas dúvidas.

A glicerina pode ser a Bi-destilada ?

Tenho utilizado sem problemas, no entanto, o recomendado é a de origem vegetal.

Ao fazer essa mistura (água+ glicerina), devo agitar o tubo para homogenizar com as leveduras antes de congelar ?

Depois de congelada qual o procedimento quando se vai usar... espero descongelar em temperatura ambiente ?

Depois disso, descarto o sobrenadante (água ou dme + Glicerina)?

Por falar nisso, ela (mistura de glicerina/sobrenadante) separa ?

Se tiver a quantidade certa de células viáveis para minha cerveja posso inocular direto ? Ou é sempre necessário fazer um starter, nem que seja para um simples empurrão ...

Se você tem o n° adequado de células viáveis para que vc faria um starter? O que algumas pessoas fazem é pegar a levedura na quantidade certa e acordar com uma pequena quantidade de mosto e durante o high krausen inocular, para diminuir o lag time, mas não vejo necessidade. Agora, vc precisa avaliar se está utilizando o método certo, conforme explicitei minha opinião em outras respostas, eu, particularmente, não vejo sentido congelar em glicerina uma quantidade enorme de levedura para não precisar starter.

Agradeço a ajuda.

Cara, vou responder apenas aquilo que já não foi respondido neste e em vários tópicos sobre o assunto.

Fala @gabrielcalo, primeiramente obrigado pela ajuda Confesso que li bastante aqui no fórum e não achei minhas respostas.
Se puder responder eu agradeço ou se puder indicar os tópicos ou palavras chaves eu procuro.
Não sei o que é, mas a pesquisa não funciona muito bem.

O que ocorre é que deve haver alguma confusão entre o que eu perguntei e o que vc entendeu...

Ao fazer essa mistura (água+ glicerina), devo agitar o tubo para homogenizar com as leveduras antes de congelar ?

Me refiro a mistura com glicerina +agua +leveduras...Não vi nenhum assunto relacionado.

Depois de congelada qual o procedimento quando se vai usar... espero descongelar em temperatura ambiente ?

Confesso que não achei...

Por falar nisso, ela (mistura de glicerina/sobrenadante) separa (após descongelar)?

Me refiro se após descongelar ela fica visível separada...

Obrigado pela atenção!

Back