• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mangueiras pro chiller de imersão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Reaction score
138
Fala Galera!

Seguinte: to precisando de mangueiras pro chiller de imersão de alumínio e to em dúvida. Que tipo de mangueira é recomendada pra esses casos?

Pensei o seguinte: a que leva água pode ser de jardim mesmo, não é? Porque nesse caso não vai ter problema com água quente... Mesmo estando em contato com chiller quente, logo que a água passar vai esfriar. Pensei certo?

E na saída de água quente, uso que tipo? Aliás, qual tipo mais barato recomendado? Jardim mesmo aguenta?

É isso ai.

Valeu desde já.

boa noite!
use qualquer mangueira.
As de jardim siliconadas são ótimas. Só cuide com vazamentos na montagem.

eu uso essas de borracha transparente, chama de mangueira cristal, quando a agua sai muito quente ela da uma amolecida, por isso é bom estar bem presa no chiller

Legal. Vou comprar abraçadeiras também.
Então vou comprar de jardim mesmo. Ou essa cristal é mais barata? rs.

Fala Galera!

Seguinte: to precisando de mangueiras pro chiller de imersão de alumínio e to em dúvida. Que tipo de mangueira é recomendada pra esses casos?

Pensei o seguinte: a que leva água pode ser de jardim mesmo, não é? Porque nesse caso não vai ter problema com água quente... Mesmo estando em contato com chiller quente, logo que a água passar vai esfriar. Pensei certo?

E na saída de água quente, uso que tipo? Aliás, qual tipo mais barato recomendado? Jardim mesmo aguenta?

É isso ai.

Valeu desde já.
Nem pense em mangueira cristal.... são simplesmente a pior escolha possível já que ficam duras com o tempo, e é um saco!

Use mangueiras de jardim siliconadas, que se mantém flexíveis.

A marca PABOVI, pra mim, é a melhor de todas. Tem pra vender da WE... foi um produto que criei enquanto estive lá justamente pela experiência que já tinha e ficar com pena de tanto cervejeiro usando mangueira cristal. :)

Nem pense em mangueira cristal.... são simplesmente a pior escolha possível já que ficam duras com o tempo, e é um saco!

Use mangueiras de jardim siliconadas, que se mantém flexíveis.

A marca PABOVI, pra mim, é a melhor de todas. Tem pra vender da WE... foi um produto que criei enquanto estive lá justamente pela experiência que já tinha e ficar com pena de tanto cervejeiro usando mangueira cristal. :)

Realmente...

Não recomendo a Cristal...

Ficam duras com o tempo na parte fria e acaba vazando...

Na parte quente fica mole demais e quando dobra atrapalha o fluxo e também vaza...

Há soluções para contornar esses problemas, mas assim que possível substituirei as minhas....

Caramba,
Comprei ontem as tipo cristal mesmo.
Pena só ver agora a dica de vocês, Guenther e tomazela.
Pior que não dá pra devolver, já que eles cortaram o tamanho que pedi.
Depois vou substituir elas, mais pra frente, vamo ver.
Obrigado a todos, de todo jeito.

Caramba,
Comprei ontem as tipo cristal mesmo.
Pena só ver agora a dica de vocês, Guenther e tomazela.
Pior que não dá pra devolver, já que eles cortaram o tamanho que pedi.
Depois vou substituir elas, mais pra frente, vamo ver.
Obrigado a todos, de todo jeito.

Se não for muito grande, você pode usá-la para transfegas...

O que eu faço é amarrar a mangueira, fazendo uma curva que não atrapalhe o fluxo...

Acredito que se utilizar abraçadeiras não terá problemas com ela...

Na parte quente certamente terá que fazer essa suavização na curva, pois molenga ela dobra e prende o fluxo

Realmente...

Ficam duras com o tempo na parte fria e acaba vazando...

tomazela, me esclareça uma pequena dúvida: elas ficam duras na parte fria? Não entendi... Elas ressecam, é isso? Tipo processo natural da borracha da mangueira?

Porque o normal seriam elas ressecarem na parte quente, por esquentar e esfriar elas continuamente, não?

tomazela, me esclareça uma pequena dúvida: elas ficam duras na parte fria? Não entendi... Elas ressecam, é isso? Tipo processo natural da borracha da mangueira?

Opa, foi mal...não deixei claro...faltou metade da informação...

Eu ligo dois chillers em série, sendo um emergido em água com gelo e o outro dentro do mosto mesmo...

A parte antes de entrar no Chiller do mosto fica bastante rígida, devido à água gelada e a parte após o chiller fica bem mole devido a alta temperatura...

Aí ocorre que tanto a parte rígida quanto a parte mole, acabam não vedando corretamente, espirrando água o goteirando. E isso caindo no mosto pode dar problema...principalmente a parte fria...

Entendo, mas elas ressecam? É isso que você quis dizer com ficam duras?
Porque estou pensando em comprar uma siliconada só pra parte quente, entende?

Tive esse problema descrito acima com o calor... A mangueira de cristal praticamente colou... o fluxo diminuiu muito. Ela fica achatada. Recomendo de jardim msm

Entendo, mas elas ressecam? É isso que você quis dizer com ficam duras?
Porque estou pensando em comprar uma siliconada só pra parte quente, entende?

Não ressecam...

Você pode utilizar abraçadeiras e na parte quente suavizar a curva para não travar o fluxo...

Se puder comprar as de jardim, conforme sugerida a marca pelo Guenther, seria melhor...

Tenho um chiller de alumínio 3/8 e fiz as ligações com mangueiras cristal e abraçadeiras. Sempre vaza, é um saco.

Qual é a maneira mais fácil de consertar isso, levando em conta o custo? Eu pensei em instalar roscas para conectar através de um espigão ou engate rápido, mas não sei direito como é feito o encaixe da rosca no chiller e estou com dificuldade para descobrir quais peças preciso.

rosca 2.jpg
Imagens retiradas do site da WE.
Sem título.jpg
Imagens retiradas do site da WE.

O Guenther recomendou mangueiras de jardim siliconadas. Se eu trocar por mangueiras dessas com novas abraçadeiras, será que pára de vazar?

Alguma outra ideia? Obrigado!

PS: Era pra ter feito cerveja hoje, mas não vou mais arriscar contaminar o mosto por causa da porcaria do engate do chiller, que fica vazando :( Preciso melhorar meu equipamento antes de outra brassagem!

Cara,

compra mangueiras de silicone. Provavelmente nem vai precisar de abraçadeiras se comprar da mesma largura ou um pouco mais fina que seu chiller.

Mas tem uma solução ainda mais simples: faça dobras nas pontas do chiller de modo que as pontas de engate fiquem pra fora, abaixo e um pouco distante da panela.

Cara,
Mas tem uma solução ainda mais simples: faça dobras nas pontas do chiller de modo que as pontas de engate fiquem pra fora, abaixo e um pouco distante da panela.

E aí, Krishna! Blz? Eu já tinha pensado nisso mas tava com medo de estragar meu chiller. Agora que vc sugeriu, fui lá e dobrei. Valeu pelo incentivo!

Eu tb tinha tentado outra coisa: Selabond entre o chiller e a mangueira. Parece que funcionou, não vazou 1 gota :D Coloquei só na entrada do chiller, por onde passa só água fria. A saída nunca vazou porque a pressão é bem menor.

Deu certo só dobrar ou você colocou o selabond junto? Nem sei se ele é tóxico, mas independentemente, se fosse você, não mexia com selabond não. Só o esquema de dobrar, mais as mangueiras, já dá tranquilo.
Abraço.

Dobrei e pus o selabond. Ele que não deixou vazar. Se, com o tempo, começar vazar, ao menos não vai pingar no mosto. Creio que a toxicidade do selabond não interesse, pois só passa água fria por dentro dele e essa água acaba sendo reaproveitada pra outros fins que não ingestão.

Back