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Mangueira atoxica

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Crazy, por favor...... não tenta responder uma coisa com a outra, ou tentar citar termos técnicos só pra tentar ter razão ou algo assim (10 segundos são suficientes pra saber essas informações com o Google ou Wikipedia). O fórum não tem esse intuito, de ver quem é melhor...... o intuito do fórum é compartilhar conhecimento, e que este conhecimento disseminado seja o mais correto possível. Tu mesmo NÃO falou que as de silicone são de BAIXA pressão no teu post... e agora vem querer falar sobre teoria de mangueiras de baixa e alta pressão? Tu falou exatamente o seguinte:

"Mangueira de silicone, não aguenta muita pressão não, porque ela é flexível, com a pressão ela vai abrir. "

Ou seja, pelo amor de Deus....... claramente o que essa tua frase deu a entender (até porque tu não citou nenhuma outra aplicação) é que tu estás falando de coisas relacionadas aos nossos usos cotidianos de cerveja e homebrewing, ou seja, bombear mosto de um lado pro outro, no máximo uso de CO².......... e se tu falou disso.... estás errado ao dizer que não aguentam pressão e vão abrir para esses usos, pois não vão.

Se tu estás falando em aplicações de 300 PSI, devia ter explicado melhor.

Agora, usar uma frase como a anterior, e depois tentar justificar falando de teoria de mangueiras de alta e baixa pressão...... por favor.

Abraço,
 
Last edited:
Acho que a referência do tópico foi mesmo à pressão média usada pra cerveja. Muito dificilmente se ultrapassa 4kgs/cm².... Independente da definição geral de alta ou baixa pressão, 4 quilos é uma pressão bem alta pra cerveja....

Eu só desconfiaria de usar mangueiras de silicone com parede muito fina em chopeira onde o barril esquenta e a pressão aumenta, por segurança optaria pelas de parede mais grossa.

Abraço
 
Sim, falei pressão dentro do ambiente cervejeiro. Tenho uma bomba de 1/2 cv e pretendo trocar pela de silicone.
 
Como alguém já postou aqui no forum, só toma cuidado porque se você for fazer carbonatação forçada com mangueira simples de silicone sem nenhum tratamento, você vai perder cerca de 30% do seu CO2.
 
Como alguém já postou aqui no forum, só toma cuidado porque se você for fazer carbonatação forçada com mangueira simples de silicone sem nenhum tratamento, você vai perder cerca de 30% do seu CO2.
Como assim?
 
Olha....... eu acho isso muuuuuito estranho, porque se tu olhar novamente o cara disse que trocou pra PVC.... mas PVC se olhar naquela tabela também é permeável, sendo que um modelo (reforçado por malha) é mais permeável que o silicone!

Eu já usei muito silicone pra tubulação de gás, inclusive deixando conectado no barril pra ir medindo a pressão por dias.. e nada... pressão estabilizada.

Outra coisa é a conta de 30%.... mas como assim 30%? Tipo, perde 30% e para de perder? Isso quer dizer que só perde CO² até uma determinada pressão? Qual pressão? Se é permeável a qualquer pressão, isso quer dizer que se eu deixar um barril conectado direto numa mangueira e um regulador, com o cilindro fechado, a pressão deveria cair até chegar a zero.

Resumindo, essa perda de 30% definitivamente não se aplica aos usos que já tive, mas vai saber. Talvez dependa do tipo de silicone, sei lá.

Abraço,
 
Que coisa interessante...

Bom, sei lá que diabo de unidade de medida é aquela ali: Permeability (approx)†
Units: {cc-mmsec-cm2-cm Hg } x 10-10

Mas é 10^-10... isso é 0,0000000001! seja do que for ali é bem pequeno... parece que tem segundos ali no meio, mas mesmo assim... 10^-10...
 
Gente, comprei este conector para a mangueira para a recirculação do mosto... Mas estou meio receoso de usar pois ele é dourado, a tinta pode descascar né?!?! Influencia em algo?
 

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O Palmer recomenda deixar as peças de latão de molho por 5 minutos em uma solução de duas partes de vinagre e uma de água oxigenada 3%.

Se a solução começar a ficar verde é porque o tempo de contato foi longo demais. Nesse caso, processo deverá ser refeito usando uma solução nova.

http://www.howtobrew.com/appendices/appendixB.html
 
O Palmer recomenda deixar as peças de latão de molho por 5 minutos em uma solução de duas partes de vinagre e uma de água oxigenada 3%.

Se a solução começar a ficar verde é porque o tempo de contato foi longo demais. Nesse caso, processo deverá ser refeito usando uma solução nova.

http://www.howtobrew.com/appendices/appendixB.html

Acho que 5 minutos acaba ultrapassando, normalmente...
Experienciei isso e comecei a seguir a recomendação que ele deu no brewstrong, de 1 a 2 minutos na mesma solução. Funcionou bem.
 
Acho que 5 minutos acaba ultrapassando, normalmente...
Experienciei isso e comecei a seguir a recomendação que ele deu no brewstrong, de 1 a 2 minutos na mesma solução. Funcionou bem.

Falando em líquido verde, agora ficou uma dúvida, no inicio da brassagem passo peracetico em toda linha, e a linha ( mangueiras e chiller de placas) fica com o peracetico o tempo todo até a hora de mandar pro fermentador. Quando chega essa parte descarto os primeiros litros e esse líquido sai do chiller esverdeado/azulado, seria isso normal ou seria prejudicial?
 
Falando em líquido verde, agora ficou uma dúvida, no inicio da brassagem passo peracetico em toda linha, e a linha ( mangueiras e chiller de placas) fica com o peracetico o tempo todo até a hora de mandar pro fermentador. Quando chega essa parte descarto os primeiros litros e esse líquido sai do chiller esverdeado/azulado, seria isso normal ou seria prejudicial?

O que exatamente vc está deixando em contato com peracético? O verde normalmente vem do cobre oxidado, os ácidos fazem isso com ele. Como tem cobre no latão, é isso que acontece, como estavamos discutindo... (vinagre + agua oxigenada = peracetico). Não deveria acontecer no chiller de placas já que supostamente se ele é brasado com cobre esse cobre não deveria entrar em contato com o líquido....

O óxido de cobre não é legal pra saude, é tóxico. Em níveis pequenos os compostos de cobre são metabolizados pela levedura, mas se vc levasse esse líquido verde pro fermentador provavelmente teria a contaminação, então sua prática de descartar o líquido verde é correta...

Abraço
 
O que exatamente vc está deixando em contato com peracético? O verde normalmente vem do cobre oxidado, os ácidos fazem isso com ele. Como tem cobre no latão, é isso que acontece, como estavamos discutindo... (vinagre + agua oxigenada = peracetico). Não deveria acontecer no chiller de placas já que supostamente se ele é brasado com cobre esse cobre não deveria entrar em contato com o líquido....

O óxido de cobre não é legal pra saude, é tóxico. Em níveis pequenos os compostos de cobre são metabolizados pela levedura, mas se vc levasse esse líquido verde pro fermentador provavelmente teria a contaminação, então sua prática de descartar o líquido verde é correta...

Abraço

Puts, que estranho, cheguei a imaginar que poderia ser cobre mas não imaginava de onde poderia ser pois o que fica em contato com o peracetico são apenas as mangueiras e o chiller de placas. As vezes passo soda do chiller, isso poderia danificar e expor o cobre?
 
Puts, que estranho, cheguei a imaginar que poderia ser cobre mas não imaginava de onde poderia ser pois o que fica em contato com o peracetico são apenas as mangueiras e o chiller de placas. As vezes passo soda do chiller, isso poderia danificar e expor o cobre?

Soda em contato com cobre não seria legal, mas em contato com o inox não tem problema.

E as conexões que vc usa, não são de latão nem nada, nem tem nehuma outra peça com cobre no caminho? Qual é o seu chiller de placas?
 
Soda em contato com cobre não seria legal, mas em contato com o inox não tem problema.

E as conexões que vc usa, não são de latão nem nada, nem tem nehuma outra peça com cobre no caminho? Qual é o seu chiller de placas?

Todas as conexões são em inox, nada em latão, é tudo em inox. Apenas o chiller que não tenho absoluta certeza. Meu chiller de placas é da impotherm (http://www.importherm.com.br/php/index.php?link=3&sub=2). E se não me engano no chiller está escrito e recomendado apenas não utilizar solução com amonia. Não sei o pq. haha. Possuem alguma experiencia com esse chiller da impotherm?
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(

Não sei dizer. Mas o procedimento é tão simples que não se ganha nada por não fazê-lo.
 
@Tiago e @paulo

Já que tocaram no assunto sobre latão, continuam achando seguro seu uso mesmo sem fazer esse procedimento com a mistura de vinagre e água oxigenada?

Acham que a lixiviação de chumbo seria significativa com o pH ácido? ou a concentração de chumbo que existe na liga metálica é insignificante?

Fiz a cotação das conexões para minha panela no indupril e deu 100 pilas só de válvula, espigão, etc.

:(

É insignificante, de acordo com o próprio Palmer.
A composição varia de acordo com a liga também, tem algumas que nem sequer tem.
Mas nunca custa fazer.

Abraço
 
Retomando o tópico, numa loja de parafusos, vi um rolo de mangueira de silicone e perguntei ao vendedor para que servia e ele me disse que seria para combustível.
Ao toque parece idêntica às mangueiras que uso, mas são amareladas.
Ao custo de 3,5dilmas/metro, pergunto: Qual a diferença entre os silicones usados para uso alimentício e para outros fins?
 
Retomando o tópico, numa loja de parafusos, vi um rolo de mangueira de silicone e perguntei ao vendedor para que servia e ele me disse que seria para combustível.
Ao toque parece idêntica às mangueiras que uso, mas são amareladas.
Ao custo de 3,5dilmas/metro, pergunto: Qual a diferença entre os silicones usados para uso alimentício e para outros fins?

Luiz, acredito que seja o grau de pureza. Com certeza devem ter outros compostos nessa mangueira que diminuem o custo tornando-a inadequada ao uso com produtos alimentícios.
 
Então as mangueiras têm o mesmo princípio dos plásticos alimentícios. Não tinha pensado nisso antes. De qualquer forma, continuarei a comprar as mangueiras certas.
 
Exato. Na hora de comprar, é preciso usar 100% de silicone.

E se quiser ser mais ultra-neurótico ainda, pergunte se servem para uso em hospital... aí 95% dos vendedores não vão saber responder, e dos que sabem, alguns vão dizer que não dá, o que praticamente inviabiliza a compra.... ou seja, só tenha certeza de usar 100% silicone que já está bom.

Abraço,
 
Pessoal aproveitando o assunto do tópico, na última brassagem que eu fiz acabei utilizando uma mangueira cristal comum, não atóxica, para fazer a recirculação durante a mosturação, ou seja, a cerveja ficou em contato com a mangueira a ~70°C por cerca de uma hora. Após o término da etapa eu vi que a mangueira estava esbranquiçada, fiquei meio com o pé atrás, mas continuei todo o processo. Agora a breja está fermentando.

Gostaria de saber se existe um risco grande em tomar a cerveja, é melhor descartar ela, ou se eu posso tomar (leva de 20 L)? Sendo que a partir da próxima brassagem vou comprar as mangueiras de silicone conforme recomendado aqui no tópico.

Valeu pelas dicas!

Abraço
 
@MateusCampos

Tudo bem?

O problema é que esses compostos químicos que são lixiviados de plásticos não apropriados é uma incógnita. E pra piorar, nada disso tem efeito a curto prazo. Você não vai passar mal tomando essa breja, imediatamente.

Se não me engano essas mangueiras são de PVC certo? a quente..... e 1 hora!

Eu particularmente não tomaria essa breja!
 
No início, eu fiz umas duas brassagens com mangueira cristal mesmo e também ficam esbranquiçadas no primeiro uso. percebi um gosto de plástico na cerveja (que também pode ter sido pelo balde fermentador novo), mas a emoção e o sabor da cerveja eram maiores hehe - e não passei mal, nem ninguém que experimentou.

*usei por "necessidade" pois não encontrei na minha cidade e precisava esperar para comprar mais coisas juntas pela internet pois o frete aqui pro MT é doído - não recomendo de forma alguma!
 
Pessoal estou estudando qual mangueiras (Gás e líquido) comprar para meus post mix .


Minha dúvida é que no uso do post mix (Cornélius) em temperatura ambiente 27ºC, sei que servirei cervejas que precisam de uma carbonatação maior com 3,0 /3,5 volumes CO2, como as de Trigo, e então, segundo estudo deste post, em alguns casos para extração utilizarei pressões que podem chegar a 4 Kgf/CO2. (https://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/)

Em casos como estes gostaria de saber, por gentileza, qual a mangueira seria mais adequada para Gás/líquido? A de Silicone daria conta, ou a cristal seria melhor?

Existe uma mangueira/tubo que é duro, que é utilizada para engates rápidos. Desculpe a falta de experiencia, Mas vale a pena ter engates rápidos em todas as conexões?

Utilizarei o equipamento junto com uma choppeira Memo , eventualmente em eventos cervejeiros e de família e amigos.

Creio que em minha válvula reguladora de pressão/Manômetro, esta mangueira, tipo tubo, mais duro, de engate rápido, não entre pois não é flexível, e ai, se eu estiver correto, só me sobraria as mangueiras cristal, trançada atóxica, silicone ou uma mangueira pneumática azul que achei na Lamas. Quais me recomendariam??

Obrigado desde já.

Abraço,

Daniel.
 
Existe uma mangueira/tubo que é duro, que é utilizada para engates rápidos. Desculpe a falta de experiencia, Mas vale a pena ter engates rápidos em todas as conexões?

Utilizarei o equipamento junto com uma choppeira Memo , eventualmente em eventos cervejeiros e de família e amigos.

Creio que em minha válvula reguladora de pressão/Manômetro, esta mangueira, tipo tubo, mais duro, de engate rápido, não entre pois não é flexível, e ai, se eu estiver correto, só me sobraria as mangueiras cristal, trançada atóxica, silicone ou uma mangueira pneumática azul que achei na Lamas. Quais me recomendariam??

Daniel,

Primeiro e mais importante: EVITE ressuscitar tópicos, este por exemplo tem 3 anos de inatividade. Nestes casos sempre opte por criar um novo tópico.

Segundo, já tem alguns tópicos sobre mangueiras para chopeira/kegerator aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408916
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411556
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411631

E, por fim, respondendo suas perguntas: sim, vale MUITO a pena usar o engate rápido nesse padrão com tubo mais rígido (DMfit, John Guest, tem vários nomes). E na saída do manômetro eu usei a própria conexão que usava na mangueira trançada (aquela "porca" que aperta a mangueira na conexão) com o tubo rígido e nunca tive problema.
 
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