pessoal que costuma utilizar esses adjuntos não esqueçam de colocar um pouco de malte diastico pra não passar raiva
Boa noite Krishna, você fez a cerveja com mandioca? Poderia falar dos resultados e sobre a receita.Galera,
obrigado pelas dicas. Vou brassar essa menina esse fim de semana. Daqui a pouco compro os insumos. Vou atualizando aqui como está o processo e aproveitamento do açucar.
@digarden, imagino que a mandioca em raiz vá dar uma textura e sabor diferente, por isso não quero usar tapioca.
@Tiago, no artigo que tem aí na página um, o pessoal que usou mandioca deu um valor aproximado de açucar com o milho. Vou ajustar um pouco com as dicas do @kraatu e depois falo o que deu.
@AntonioMartins, valeu demais cara.
Legal!!!Como a mandioca é cultivada aqui no Acre, temos uma tapioca fresca, boa qualidade e saborosa, bem diferente em termos de sabor daquela que vende em supermercado a qual já é industrializada.
Como ela já é o próprio amido, sem fazer gelatinização, vou adicionar diretamente no mash e ver o quanto será solúvel.
Marcos.
Legal!!!
Conta para nós o resultado Junior.
Aqui pertinho de casa tem uma cidade produtora de farinha de mandioca e afins e estou para testar uma goma direto da fábrica tb, mas faltou oportunidade.
Agradeço a atualização futura.
Abs
Boa noite Krishna, você fez a cerveja com mandioca? Poderia falar dos resultados e sobre a receita.
Também achava isso, paulopinho, até eu fazer uma cerveja com 55% malte pilsen e 45% milharina.pessoal que costuma utilizar esses adjuntos não esqueçam de colocar um pouco de malte diastico pra não passar raiva
Bacana.Fiz com farinha de mandioca, vou usar no lugar da aveia... Apaixonei pela espuma
Bacana.
Como ficou o grist final? Trocou 100% de aveia por farinha?
Não entupiu nada?
Explica melhor para nós.
Abs
Boa noite Krishna, você fez a cerveja com mandioca? Poderia falar dos resultados e sobre a receita.
A receita: Cream Ale 4 - Mandioca
Batch Size: 11,50 l
Est Original Gravity: 1,046 SG
Est Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,8 %
Bitterness: 18,6 IBUs
Est Color: 9,1 EBC
Equipment: BIAB 1
Efficiency: 65,00 %
Ingredientes
2,00 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) Grão 1 72,7 %
0,70 kg Mandioca (2,0 EBC) Grão 2 25,5 %
0,05 kg Crystal 110 Malt - Muntons (125,0 EBC) Grão 3 1,8 %
5,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 12,4 IBUs
5,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 5 6,2 IBUs
0,1 Items Whirlfloc Tablet (Ferver 15,0 mins)
5,00 g Chinook [12,20 %] - Aroma 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs
20,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)
Fiz parada proteica a 50 graus, Sacarificação a 65 e mash out básico.
Recomendo muito o mash out, mesmo pra BIAB, porque o mosto fica muito viscoso. Pros outros métodos, mete casca de arroz, porque acho que vai terminar entupindo os filtradores, até porque ficam uns pedacinhos brancos de fibras que não se solubilizam.