Mandioca como adjunto pra cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bacana.
Como ficou o grist final? Trocou 100% de aveia por farinha?
Não entupiu nada?
Explica melhor para nós.
Abs

62% pilsen, 4% carahell, 26% flocos de milho, 8% farinha de mandioca..
Nada de entupimento, parece que o mosto ficou mais clarificado, o corpo da cerveja ficou mais aveludado e a conversão foi do normal. Acho que foi até melhor do que o esperado..
 
Boa noite *******, você fez a cerveja com mandioca? Poderia falar dos resultados e sobre a receita.

Lafitte, desculpe os meses de atraso na resposta...

Então, questões sobre o uso eu exponho em todo esse tópico. Tem a questão do entupimento, que tem que ser levada em conta pra raiz cozida e amassada (foi o modo que sempre usei, não saberia dizer sobre a tapioca mas acho que dá no mesmo) e em maior quantidade (usei uns 20%).

Continuei cozinhando e amassando a mandioca mas sempre meio que me arrependo pela trabalheira e melequeira que dá o processo. Sempre penso, como fizeram alguns amigos aqui, ou utilizar a farinha ou o povilho, que vai com certeza gelatinizar na faixa de temperatura de mostura (pode ser o caso de só umidificar antes pra não empelotar se jogada direto na calda quente).

Essa cerveja em particular que faço, uma cream ale, sempre foi muito elogiada por uns amigos que tenho. Sei que pode não ser parâmetro... Ela acaba tendo uma textura aveludada, parecida com aveia.

De resto, que eu me lembre assim, e do jeito que usei, só o rendimento mesmo, mais baixo, que vale a pena corrigir pra alcançar og desejada.

Se tiver alguma questão em específico que queira saber e que eu não falei, pode perguntar.
 
Last edited:
Taí a receita

A receita: Cream Ale 4 - Mandioca

Batch Size: 11,50 l
Est Original Gravity: 1,046 SG
Est Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,8 %
Bitterness: 18,6 IBUs
Est Color: 9,1 EBC
Equipment: BIAB 1
Efficiency: 65,00 %

Ingredientes
2,00 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) Grão 1 72,7 %
0,70 kg Mandioca (2,0 EBC) Grão 2 25,5 %
0,05 kg Crystal 110 Malt - Muntons (125,0 EBC) Grão 3 1,8 %
5,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 12,4 IBUs
5,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 5 6,2 IBUs
0,1 Items Whirlfloc Tablet (Ferver 15,0 mins)
5,00 g Chinook [12,20 %] - Aroma 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs
20,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)

Fiz parada proteica a 50 graus, Sacarificação a 65 e mash out básico.
Recomendo muito o mash out, mesmo pra BIAB, porque o mosto fica muito viscoso. Pros outros métodos, mete casca de arroz, porque acho que vai terminar entupindo os filtradores, até porque ficam uns pedacinhos brancos de fibras que não se solubilizam.
 

Latest posts

Back
Top