• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Manômetro: usar ou não usar?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gedicht

Member
Reaction score
0
Olá, pessoal.

Sou novo aqui e ainda nem fiz minha primeira brassagem, estou no aguardo da produção de minha panela de mostura.

Mas, tenho uma dúvida sobre a necessidade do uso do manômetro após o primming. Vocês recomendam o uso ou é realmente facultativo?

Obrigado! :)

Olá, pessoal.

Sou novo aqui e ainda nem fiz minha primeira brassagem, estou no aguardo da produção de minha panela de mostura.

Mas, tenho uma dúvida sobre a necessidade do uso do manômetro após o primming. Vocês recomendam o uso ou é realmente facultativo?

Obrigado! :)

Depende, se voce quer apenas fazer cerveja, praticando os indicadores mais seguros não tem pq usa-lo. Mas se voce quer praticar algumas experiencias, realizar testes, usar carbonatação maior que o padrão seguro etc... aí recomendo um

Acho interessante até para você saber se a dosagem que usou está adequada, funcionando corretamente, e também por segurança, se começar a subir muito a pressão você pode interromper o processo antes que exploda.
E você ganha um pouco de tempo nas primeiras cervejas já que saberá assim que elas acabarem de carbonatar, sem o manômetro terá que deixar umas 2 semanas lá quando ela pode já ter finalizado em pouco dias dependendo da quantidade de levedura residual e açúcar. Já tive cerveja que em 3 dias já estava carbonatada, outras já demoraram quase um mês.

Abs

Victor

Manômetro é equipamento de segurança quando a gente faz carbonatação por priming.

Tem bastante gente tomando susto e pior, se machucando (as vezes, gravamente) porque não sabe ou não quer investir no conjunto Manometro + densímetro.

A duplinha manometro + densímetro garantem minha paz de espírito sempre que boto a cerveja pra carbonatar.

Acho interessante até para você saber se a dosagem que usou está adequada, funcionando corretamente, e também por segurança, se começar a subir muito a pressão você pode interromper o processo antes que exploda.
E você ganha um pouco de tempo nas primeiras cervejas já que saberá assim que elas acabarem de carbonatar, sem o manômetro terá que deixar umas 2 semanas lá quando ela pode já ter finalizado em pouco dias dependendo da quantidade de levedura residual e açúcar. Já tive cerveja que em 3 dias já estava carbonatada, outras já demoraram quase um mês.

Abs

Victor

Obrigado, cara.

Farei a compra para ter melhor esse controle, então!

Cara, é barato, simples de usar e é um ponto de controle adicional em termos de segurança caso você tenha feito algum erro de cálculo.

Eu não vejo porque não usar um.

O ideal para quem faz carbonatação por priming é guardar as garrafas dentro de uma caixa plástica dura. Não gosto muito de arriscar colocando açúcar no olho ou comprando priming pronto (ex: Lamas).

Se você usar mais que o recomendado, e o manômetro mostrar que está passando do limite, você tem que mover as garrafas para a geladeira. Um lote de 20L, dá em média umas 55 garrafas de 350 mL. Impossível colocar na geladeira.

Se você faz as contas de açúcar certo, a garrafa nunca vai explodir.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Back