• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

M21 - Witbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renato_Maia1

Well-Known Member
Reaction score
62
Salve pessoal,

Tenho o seguinte lote de witbier fermentando...

Utilizo sempre a YLB3006, mas por falta dela no fornecedor acabei usando a M21. Inoculei com 22 graus, mas meia hora depois teve uma tempestade com mais de 100mm de chuva e fiquei sem energia elétrica por quase 18 horas.

Com 14h de inoculação notei que a fermentação era muito intensa, colocando as mãos na parede do fermentador vi que tava quente e medindo com um termopar + multímetro no poço aferi 34-35 graus. Quando a energia retornou, levou cerca de umas 3 horas pra abaixar pra 19 graus. Depois de esfriar a fermentação acalmou, creio que o estrago já tava feito, mas vou levar até o final.

Alguém já passou por isso?

Minhas primeiras levas foram todas sem controle de temperatura.

Minha primeira wit fez um calor infernal, algo de 35ºC a noite, e o balde lá no fundo da área de serviço. Ficou boa a cerveja.

Minha quarta brassagem, outra wit, fez o contrário, um frio de "renguear cusco", com dias de 5ºC e uma semana que não chegou nenhum dia a mais de 10ºC, e o balde também lá no fundo da área de serviço. de novo ficou boa.

Talvez a tua cerveja não ganhe um concurso, mas longe de perder o lote todo.

Fica frio que sempre no final sai cerveja.

Minha primeira wit fez um calor infernal, algo de 35ºC a noite, e o balde lá no fundo da área de serviço. Ficou boa a cerveja.

Minha quarta brassagem, outra wit, fez o contrário, um frio de "renguear cusco", com dias de 5ºC e uma semana que não chegou nenhum dia a mais de 10ºC, e o balde também lá no fundo da área de serviço. de novo ficou boa.

boa tarde. Obrigado por dizer isto. Meu termostato deu pau e zuou minha duas cervejas ( trigo e uma ipa ), indo para 5 C na fermentação primária, no segundo dia de fermentação. Estava muito preocupado. Porém, depois de ler isto, fico mais tranquilo.

boa tarde. Obrigado por dizer isto. Meu termostato deu pau e zuou minha duas cervejas ( trigo e uma ipa ), indo para 5 C na fermentação primária, no segundo dia de fermentação. Estava muito preocupado. Porém, depois de ler isto, fico mais tranquilo.
Já tive isto, inclusive congelou a parte superior do mosto.

deixei voltar a temperatura de fermentação e dei uma boa chacoalhada no fermentador para ressuspender as leveduras que a esta altura deviam ter decantado todas.

Temperaturas abaixa de 16 C, apenas adormecem as leveduras ou as leveduras morrem também ? Pois teve gente que me disse que iria causar
STRESS nas leveduras.

Temperaturas abaixa de 16 C, apenas adormecem as leveduras ou as leveduras morrem também ? Pois teve gente que me disse que iria causar
STRESS nas leveduras.

Elas vão trabalhar até uns ~12ºC, mas bem lentamente. depois disto vão entrar em dormência. Elas só morrem se tu congelar elas, e bem congelado. Se matesse não teria como se fazer um coldcrash a 0ºC para clarificar e depois se fazer primming para carbonatar. Então definitivamente NÃO MATA.

Stress por esfriar? vai dar, mas nada significativo, ao contrário de esquentar demais. O que estressa é ficar subindo e descendo a temperatura, ou deixar elas em temperatura alta (super atividade).

"gente que me disse" tem aos montes, a maioria repetindo o que escutou de outra "gente que me disse".

Valeu!!!! Ao final apresentarei os resultados.

Back