• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Lupulagem com hop bag no primming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeoShimizu

Member
Reaction score
3
Boa noite cervejeiros.

Estou fazendo uma Imperial IPA, iria fazer um dry hopping durante a fermentação secundária mas acabei não fazendo. Como o lúpulo já estava comprado, resolvi fazer um teste deixando por algumas horas dentro do hop bag, enquanto lavava as garrafas. Agora estou curioso.

Alguém já testou isso?

Abraços.

Dentro do hop bag? Vou assumir que a hop bag foi dentro da cerveja...

Então, sempre vejo o pessoal falando de 1-2 semanas, pra extrair bem os aromas. Nunca tentei nem vi relatos de Dry Hopping de algumas horas, mas suspeito que vai ser bem menos aroma que 1-2 semanas.

Eu já vi um video da bodebrown em que eles apenas recircularam a cerveja de dentro do fermentador por um compartimento fechado estranho onde ficava o lúpulo todo em vários pratos furados e a cerveja passava por ali.

Então eu acho que pode funcionar sim, talvez não tão eficiente, mas seria interessante mexer o hop bag pra difundir melhor.

O que eu me preocuparia é na aparência, porque o pallet tem muito pedacinho minúsculo de folha que vai passar pelo hop bag e como não terá tempo de decantação ali, pode acabar indo pra garrafa...

segue o vídeo da bodebrown:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=fURWUCbPVm8[/ame]

Po, bacana! Mas pelo que entendi eles ficam recirculando ali não é? Um pouquinho mais eficiente que nosso método de jogar lúpulo e esquecer kkkk

Exato, se recircular melhora.
Se tu for lá no tópico de dry hopping (não sei como pode ele não ser fixo), uma das técnicas de melhor eficiência descrita pelo @Guenther é:
1 - purgar oxigênio (pra quem pode) pra um segundo balde, bombona, etc.
2 - trasfegar a cerveja para este segundo recipiente
3 - adicionar lúpulo de dry hopping
4 - sacudir o fermentador algumas vezes durante o dry hopping (acredito que se não for possível purgar o oxigênio, o melhor seja mexer com uma colher sanitizada, pra não oxidar)
Isso daria mais contato cerveja/lúpulo, pois o lúpulo tende a decantar, e mais extração de óleos.

Outra alternativa, pra quantidades grandes de lúpulo, é fazer diversas adições ao invés de uma só! Em suma, quanto mais área de contato e mais tempo de contato entre cerveja e lúpulo, mais eficiente o processo. Tanto que no vídeo da bode brown eles falam que vão degustando e vêem quando tá OK o aroma, porque quanto mais tempo ficar, mais vai extrair...

Po, bacana! Mas pelo que entendi eles ficam recirculando ali não é? Um pouquinho mais eficiente que nosso método de jogar lúpulo e esquecer kkkk

Esse 'filtro de dry hop' é a versão industrial disso.

É bem maneiro mesmo.

173059046_d822557a5f.jpg

Legal.
É que na indústria o negócio é mais "tenso" mesmo. A cerveja já é uma coisa demorada pra fazer, mesmo em escala industrial. Imagina tu ter que ter um tanque a mais pra jogar lúpulo de dry hopping e esperar os convencionais 3 ~ 5 dias nesta etapa. Depois esperar decantar e jogar uma gelatina pra clarificar.. mais uns 3 dias... depois ainda ter que entrar no tanque pra limpar o que decantou...

É mais fácil e rápido fazer os 2 de uma vez só... filtra já com o lúpulo, fazendo o dry hopping. Demora mais que uma filtragem convencional, mas nem perto do que uma semana entre dry hopping e clarificação. E mesmo que a eficiência não fosse tão grande pelo tempo de contato, só não ter que armazenar por dias enquanto faz dry hopping deve compensar... quanto a limpeza, da bode brown é só trocar as peneiras, e deste outro exemplo, o filtro. Daí põe o sujo pra lavar...

Quem se habilitar, dá pra pegar um filtro de água, tirar o miolo e encher de lúpulo, e trasfegar de um recipiente pra outro algumas vezes pra ver como fica...

Eu cheguei a tentar bolar um esquema nesse nível, com bombinha, pra ficar recirculando em um compartimento cheio de lúpulo e depois de volta para o fermentador... mas acabei desistindo pelo risco de contaminação e oxigenação da leva.

Mas é algo muito interessante de se desenvolver.

Eu cheguei a tentar bolar um esquema nesse nível, com bombinha, pra ficar recirculando em um compartimento cheio de lúpulo e depois de volta para o fermentador... mas acabei desistindo pelo risco de contaminação e oxigenação da leva.

Mas é algo muito interessante de se desenvolver.

dá pra fazer se tu tiver um cilindro de co2. Tu purga o oxigênio antes e faz a recirculação.

No final ficaram umas 5 horas, e eu mexi bastante o hop bag, e no final espremi toda a cerveja que ficou armazenada nele.

Bom, eu gostei do resultado, apesar de ainda não ter bebido a cerveja. O aroma ficou bem carregado, o que era a intenção. O problema mesmo foi exatamente o que o Tiago falou, ficaram muitos pedacinhos de lúpulo, principalmente por que o hop bag que usei é bem vagabundo, parece atadura de primeiros socorros. Pretendo fazer novamente, e vou tentar fazer com meia calça.

Muito bacana o vídeo, e os lupinators.

Só fiquei com uma dúvida. Tira-se o oxgênio para evitar a oxidação dos aromas do lúpulo?

Back