xykomarcal
Well-Known Member
- Reaction score
- 60
Como os amigos fazem para limpar essas "encrencas" após utilizados, pois nem sempre bucha e sabão chega aonde deve chegar...
Bomba... enxáguo com água quente, passo sanitizante (iodophor), e esvazio, e pronto.Como os amigos fazem para limpar essas "encrencas" após utilizados, pois nem sempre bucha e sabão chega aonde deve chegar...
Bomba... enxáguo com água quente, passo sanitizante (iodophor), e esvazio, e pronto.
Mangueiras, enxáguo com água normal, sanitizo, e guardo.
Conexões, idem.
Se você não deixar nada guardado sujo... nunca vai ter que deixar nada de molho.
É preciso diferenciar as coisas:Depois de lavar as mangueiras, eu coloco-as dentro de uma panela com água suficiente apenas para cobri-las e deixo esquentando enquanto vou lavando outras coisas. Quando a água está quente, pego 2 mangueiras e faço um retorno para a própria panela, passando esta água quente pela bomba (previamente lavada) também.
Meu receio é o interior, tanto da bomba quanto das mangueiras, por isso a água quente.
Vi em outro tópico que você desmonta as conexões, faz isso com qual frequência? Estou pensando em passar a fazer isso também pois já percebo sujeira no veda rosca, só não faço ainda pois está difícil achar o-ring de silicone.
E as conexões da bomba, desmonta sempre?
Também não sanitizo nada após lavar, seria um pouco de zelo em excesso ou há algum motivo pragmático para isso?
Obrigado.
É preciso diferenciar as coisas:
1) Conexões de panelas
Só precisa lavar, afinal, tudo vai acabar na fervura, e a fervura mata tudo que poderia fazer mal. Praticamente nunca desmonto pelo mesmo motivo. No entanto, eu não uso veda-rosca em quase nada, só no espigão.
2) Bomba
Tem que passar água em abundância, de preferência quente, sanitizar, esvaziar, e deixar guardada em enxaguar novamente para o sanitizante ficar nas paredes. Também não desmonto conexões nem a bomba. Antigamente desmontava de tempos em tempos, e estava sempre perfeita fazendo isso. É exatamente isso que fazem nas cervejarias.
3) Conexões de fermentador e mangueiras
Qualquer coisa envolvida com mosto pós-fervura tem que lavar e sanitizar antes de guardar. Conexões tem que desmontar SEMPRE, absolutamente tudo.
Respondendo à pergunta: "Também não sanitizo nada após lavar, seria um pouco de zelo em excesso ou há algum motivo pragmático para isso?"
Nada de excesso.... guardar coisas de uso crítico sanitizadas é uma obrigação.
Abraço,
Se ferveu junto durante uns 10 minutos, tá sanitizado.Tranquilo, muito obrigado.
Vou passar a guardar as coisas sanitizadas. Mesmo nas panelas não custa nada dar umas borrifadas de iodofor.
Aproveitando o assunto, uma coisa que faço é colocar bomba e mangueiras do whirlpool já funcionando 15min antes de terminar a fervura. Já inicia o whirlpool e fica fervendo, junto com o chiller de imersão. Faço o mesmo com o sensor do termômetro que monitoro o resfriamento e a pá que vou usar para homogeneizar o mosto frio antes de coletar a amostra para OG (edit off: não sei nem se essa homogeneização é estritamente necessária, depois do whirlpool e tudo o mais, mas "aprendi assim" hehe).
Fazendo isso, posso considerá-los como sanitizados, ou vale continuar sanitizando-os antes?
Peracético só pode usar em inox, plástico ou vidro, então se a panela não for de inox, não dá.Antes de começar a brassagem eu faço 20 litros de solução de peracetico e deixo um pouco na panela de brassagem, depois passo para a panela de fermentação, e por ultimo coloco no fermentador.
Depois da brassagem concluida, passo a solução para um balde, lavo todos os equipamentos e repito o processo, reutilizando a solução de peracético (só não passo pelo fermentador porque vai estar com cerveja).
Depois enxáguo e guardo.