ErivaldoCasado
Well-Known Member
- Reaction score
- 34
Pessoal, me diz uma coisa. Em minhas experiências cerveja fermentadas com fermento de pão e carbonatadas com priming ao abrir a garrafa gera muita espuma, muita mesmo. Alguém mais tem esse percepção?
@BentoJr.
Isso tem acontecido só com as cervejas que foram fermentadas com fermento de pão?
Caso isso só esteja acontecendo apenas nas fermentadas assim, primeiro, seria importante descobrir se vc está tendo um excesso de carbonatação ou um problema de "gushing". Acho que os dois casos podem ser explicados pela levedura de pão.
Se for problema de carbonatação, pode ser que as cepas envolvidas esteja atenuando no fermentador até certo ponto e depois, na garrafa, elas acabem conseguindo consumindo mais açucares, assim carbonatando mais. Isso pode acontecer simplesmente por que algumas cepas de levedura tem esse comportamento ou porque você pode ter mais de uma cepa no pacote de fermento de pão, e uma delas ser mais atenuante.
Caso seja gushing, uma das hipóteses é que ele é causado por contaminação por outros fungos ou até mesmo que seja causado algum produto que os fungos deixem. Eu suspeito que o controle microbiológico para produção e armazenamento de fermento para pão não seja tão minucioso quanto o para leveduras de cerveja, já que isso influencia menos no resultado final. Assim pode ser que a marca que vc esteja usando tivesse esse subprodutos que podem causar gushing. Talvez isso não seja verdade para todas as marcas, mas alguém já viu uma analise de micro-organismos totais de fermento de pão por ai?
Acho importante explicar aqui eu não vejo motivo para usar fermento de pão na cerveja, para mim é uma economia que não vale o risco de estragar uma leva e nem mesmo a incerteza quanto ao perfil que o fermento vai deixar. Claro que cada um sabe o que faz com a sua produção!
Geralmente cervejas carbonatadas com priming geram muita espuma mesmo, é normal que isso tenha acontecido, pelo menos com a experiencia que tenho....
@Guilherme B.
Cara, eu não concordo com a afirmação que isso é normal não, geralmente se ta tendo problema com muita espuma é porque teve alguma falha no processo, seja na fermentação, na quantidade de açúcar, ou alguma contaminação. Fora isso a espuma e carbonatação deve ser como vc previu!
Abraços
Casado