• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Levedura não decantou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Juan1

Member
Reaction score
2
Fala galera, blz?
Realizei a minha primeira leva. 30 litros de uma APA.
Utilizei 2 pacotes do S-33 da fermentis e ele atenuou em 4 dias. De 1057 para 1014 em temperatura de 18°. Subi 1° por dia até chegar aos 23° e depois de mais 2 dias baixei para 1,5°.
Após 7 dias maturando abri o fermentador para fazer a trasfega e envasar e percebi que as leveduras não decantaram. O que pode ter ocorrido?
Ahh.... O sabor e aroma estão normais.

Attachments

• IMG-20180930-WA0021.jpeg
    IMG-20180930-WA0021.jpeg
    34.8 KB
  • IMG-20180930-WA0025.jpeg
    IMG-20180930-WA0025.jpeg
    18.6 KB
Olá Juan, vou acompanhar seu post pois estou com a mesma dúvida. Também estou na primeira e fiz uma lager. 2 pacotes de w34/70. Estou com apenas 2 dias de cold crash. Não vou abrir o balde nos próximos dias. Durante a fermentação o que eu retirava para medir densidade coloquei em copos, apenas para observar o "comportamento". Estou tranquilo. Se não decantar e clarear um pouco eu vou de gelatina. Na imagem você pode observar um copo em que eu coloquei gelatina e um outro copo sem.

Attachments

• 20180927_055828.jpg
    20180927_055828.jpg
    58.6 KB
Fala galera, blz?
Realizei a minha primeira leva. 30 litros de uma APA.
Utilizei 2 pacotes do S-33 da fermentis e ele atenuou em 4 dias. De 1057 para 1014 em temperatura de 18°. Subi 1° por dia até chegar aos 23° e depois de mais 2 dias baixei para 1,5°.
Após 7 dias maturando abri o fermentador para fazer a trasfega e envasar e percebi que as leveduras não decantaram. O que pode ter ocorrido?
Ahh.... O sabor e aroma estão normais.

Juan, boa noite!

Você baixou essa temperatura de uma só vez ou foi gradativo?

Você vai fazer um cold crash ?

O volume de levedura não foi muito?

Eu tentaria um cold por uns cinco dias a -1. Vamos esperar o pessoal de manifestar.

Blz Max André.
Eu coloquei a gelatina e vou aguardar mais uns 7 dias pra abrir novamente. Espero que não contamine.
Quanto a sua breja, acredito que ela estará clarificada ao final da maturação. Ainda é cedo pra notar uma falha como ocorreu na minha.
Uma dica de um amigo, que talvez vc poderá utilizar na sua é fazer a trasfega por sifão na hora de engarrafar.

E aí Paulo
Então, realizei o cold crash ao final da fermentação secundária. Baixei de 23° pra 1,5° direto. Ficou 7 dias nessa temperatura.
Quanto a quantidade de fermento, 1 pacote seria pouco, por isso coloquei 2.
Hoje coloquei gelatina e vou abrir o balde daqui uns 7 dias pra ver se melhorou e daí engarrafar.

Amigo, vc fez uma APA (estilo americano) utilizando o fermento S-33 (estilo belga) ?

Não dá pra saber ou chutar ao certo o motivo para que não tenha havido uma floculação e decantação satisfatória da levedura... É sabido que águas ricas em cloretos dificultam esse processo, a S-33 também não é um exemplo de levedura floculante a comparar com um nottingham...

Amigo, vc fez uma APA (estilo americano) utilizando o fermento S-33 (estilo belga) ?

Não dá pra saber ou chutar ao certo o motivo para que não tenha havido uma floculação e decantação satisfatória da levedura... É sabido que águas ricas em cloretos dificultam esse processo, a S-33 também não é um exemplo de levedura floculante a comparar com um nottingham...
Utilizei esse fermento, pq precisava brassar essa breja rapido e a única brewshop aqui da região não tinha o us-05. Adicionei gelatina e espero que daqui uns dias tenha havido pelo menos alguma melhora.

Back