• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Lavagem com água fria Vs Eficiência

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Reaction score
128
Pessoal,

Li em um post no homebrewtalk gringo falando que não há diferença na eficiência se você realizar a lavagem com água quente ou fria, conforme links abaixo:

http://www.homebrewtalk.com/f36/cold-water-sparge-110856/

http://www.homebrewtalk.com/f36/low-mash-efficiency-447619/

Alguém tem conhecimento prático sobre essa informação? Se é fato?

Pergunto isto, pois realizar uma lavagem a frio é uma economia considerável pois não há gasto com gás/energia nesta etapa.

No aguardo dos mais experientes.

boa pergunta. Por tudo que li, sempre acreditei que deveria ter, para parar a sacarificação, mas não vou me arriscar e esperar alguém que de fato saiba o que está falando

Eu acho q não tem diferença mesmo.
Mas também não tem economia de gás e energia. Tem perda tempo quando comparo lavar com agua quente.

Com agua fria não economizaria nada porque ia baixar a temperatura do mosto. E precisar aquecer tudo de novo depois. (Aquecer um volume maior ainda, q da mais gasto).

Com agua a 20 graus vou derrubar tudo pra 30, 35... E vou levar mais tempo (com mais gás e energia) pra aquecer o volume total pra 78 do final da mostura, do que se eu aquecer só a agua de lavagem.

Dai pra frente, perdi tempo que já poderia estar rolando na fervura sem economia real.

Sendo que na lavagem com agua a temp de 78, depois e só ferver.

Abs

Eu acho q não tem diferença mesmo.
Mas também não tem economia de gás e energia. Tem perda tempo quando comparo lavar com agua quente.

Com agua fria não economizaria nada porque ia baixar a temperatura do mosto. E precisar aquecer tudo de novo depois. (Aquecer um volume maior ainda, q da mais gasto).

Com agua a 20 graus vou derrubar tudo pra 30, 35... E vou levar mais tempo (com mais gás e energia) pra aquecer o volume total pra 78 do final da mostura, do que se eu aquecer só a agua de lavagem.

Dai pra frente, perdi tempo que já poderia estar rolando na fervura sem economia real.

Sendo que na lavagem com agua a temp de 78, depois e só ferver.

Abs

Não sei exatamente se seria mais econômico, pois testes teriam que ser feitos. Mas eu acredito que sim, visto que não precisaria ficar mantendo a água do sparge a 78°C, ou seja, aquecendo e perdendo o calor pro ambiente externo durante o todo o período do sparge. Se você concentra o aquecimento somente na hora da fervura, acredito que a perda de calor será menor, devido o menor período mantendo a temperatura alta. Suposição!

Acredito que possa ocorrer uma perda mínima na eficiência, pois a temperatura alta diminui a viscosidade do mosto ajudando a desprender os açucares mais facilmente, porém para saber se na pratica esta diferença é considerável, só testando.

Abraços.

Se é fato isso, vejo como vantagem não ter uma panela pra brassagem e outra no fogão.
Só isso, pra mim compensa bastante.

Acho que faz diferença em fazer lavagem com água quente.

Já fiz esse teste inclusive e tive uma diferença de quase 10%, pra menos, na eficiencia.

John Palmer e Jamil já falaram sobre isso num podcast do brewstrong e, segundo eles, faz diferença.

Eu tenho forte tendencia a acreditar que o fato das micro, grande e mega-cervejarias terem todo o gasto e trabalho pra esquentar uma água pra lavagem vai além de "prática comum"...

Os motivos científicos que envolvem as variações de eficiência na lavagem eu não conheço direito, mas é fato que a solubilidade das coisas aumenta conforme a temperatura, então um caminho a pensar seria que o açucar se torna mais solúvel na água quente do que na água fria, ou seja se "desgruda" com maior facilidade do bagaço. O mesmo motivo pode ser considerado quando se fala em aumento de eficiência ligado ao mash-out.

Abraço

O Kaiser fez o teste com Batch Sparge. No Batch Sparge você agita os grãos para fazê-los soltar os açúcares.

Tentem usar água fria com Fly Sparge... aí a coisa pode mudar drasticamente.

Ou mesmo com Batch Sparge... tentem não fazer mash-out e usar água fria.... :)

Eu acho que melhor fazer com água fria do que não fazer, pra quem tem 1 panela só, não vale a pena comprar outra só pra isso.

Back