• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ipa citra

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Machado666

Member
Reaction score
0
JOVENS, tenho gostado muito de IPAs com lúpulo citra e resolvi criar uma receita com este lúpulo. É a primeira vez que monto sozinho uma receita.
As avaliações dos mais experientes é garantia de que não farei cagada, dêem uma força ai por favor:

NO BEERSMITH ACERTEI TUDO PARA FICAR NO ESTILO AMERICAN IPA

FAÇO LEVAS DE 10 LITROS - BIAB

3.00 kg Pale Malt (2 Row) US (3.9 EBC)
0.75 kg Carared (39.4 EBC)

mash
75 min a 65.6 graus

10.00 g Citra [12.00 %] - Boil 60.0 min Hop 3 21.8 IBUs
20.00 g Citra [12.00 %] - Boil 5.0 min Hop 4 8.7 IBUs
20.00 g Citra [12.00 %] - Steep/Whirlpool 60.0 min Hop 5 21.8 IBU

1.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml]

dry hop
50.00 g Citra [12.00 %] - Dry Hop 3.0 Days Hop 7 0.0 IBUs

fermentação:
7 dias a 19 graus.
2 dias a 25 graus depois que parar de atenuar
10 dias maturação a 5 graus (minha geladeira não desce mais que isso)

valeu galera!!!

Fiz uma APA single hop- citra muito parecida com a sua receita. A unica diferença, foi q eu usei apenas o malte pale ale, e carared. E ficou ótima!
A fermentação iniciei com 17 graus, a partir da atenuação fui aumentando 1 grau por dia ate 22. Maturei por 10 dias a 8 graus, e cold crash a zero graus por 3 dias.
Nao tem erro.
Faça e depois coloque seu feed back aqui.

Valeeu

To com uma fermentando, 6kg de maris otter, 30g-60',20g-15',15g-0',35g dry hop. Com M44. Quis ver qualé desse malte que geral fala tão bem hahahaha.

JOVENS, tenho gostado muito de IPAs com lúpulo citra e resolvi criar uma receita com este lúpulo. É a primeira vez que monto sozinho uma receita.
As avaliações dos mais experientes é garantia de que não farei cagada, dêem uma força ai por favor:

NO BEERSMITH ACERTEI TUDO PARA FICAR NO ESTILO AMERICAN IPA

FAÇO LEVAS DE 10 LITROS - BIAB

3.00 kg Pale Malt (2 Row) US (3.9 EBC)
0.75 kg Carared (39.4 EBC)

mash
75 min a 65.6 graus

10.00 g Citra [12.00 %] - Boil 60.0 min Hop 3 21.8 IBUs
20.00 g Citra [12.00 %] - Boil 5.0 min Hop 4 8.7 IBUs
20.00 g Citra [12.00 %] - Steep/Whirlpool 60.0 min Hop 5 21.8 IBU

1.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml]

dry hop
50.00 g Citra [12.00 %] - Dry Hop 3.0 Days Hop 7 0.0 IBUs

fermentação:
7 dias a 19 graus.
2 dias a 25 graus depois que parar de atenuar
10 dias maturação a 5 graus (minha geladeira não desce mais que isso)

valeu galera!!!

Da uma ajustada no teu cálculo aí. O lupúlo do Steep/Whirpool geralmente é quando apaga o fogo, isso seria a 0 minutos, tu colocou 60, isso ta te gerando 20 IBU, se tu ajustar pra tempo 0 vai ficar quase 0 IBU, que aí vai ficar baixo pra uma IPA.

Acho que poderia completar esses IBU fazendo adições a 20, 15, 10 min além do que já tem, isso vai contribuir muito com sabor.

Já fiz duas Single Hop de Citra mas com bases de malte diferentes. Usei o S-04 nas duas para obter um perfil um pouco mais frutado do que o US-05, funcionou bem.

A minha primeira versão foi um clone da Zombie Dust, que ficou turva mas muito boa. A segunda eu usei uma base de malte mais robusta e mudei o tempo de adição do lúpulo, está no meu postmix agora e posso dizer que foi uma das melhores cervejas que ja brassei.

Nos dois casos, a cerveja atingiu o ápice com 3 semanas de barril.

Da uma ajustada no teu cálculo aí. O lupúlo do Steep/Whirpool geralmente é quando apaga o fogo, isso seria a 0 minutos, tu colocou 60, isso ta te gerando 20 IBU, se tu ajustar pra tempo 0 vai ficar quase 0 IBU, que aí vai ficar baixo pra uma IPA.

Acho que poderia completar esses IBU fazendo adições a 20, 15, 10 min além do que já tem, isso vai contribuir muito com sabor.

bem observado. errei no tempo. nao é 60 min e sim 0 min.

estas adições a 20, 15 e 10 qual quantidade?
e o dry hop? algum comentario pois nunca fiz.

Machado,
Seria bom você colocar a OG/OF e o IBU esperados.

Sobre a receita, pessoalmente, acho que está com muito caramelo para uma IPA, em uma receita usei Pale com 15% de carared e ficou puxado de mais no caramelo/maltado para o estilo.

Eu dividiria melhor das adições do lúpulo, pelo menos mais uma adição a 20 ou 15 minutos. Sobre o dry-hopping, 5g/l é bastante coisa, se quiser dá pra diminuir um pouco, deixar algo como 3g/l.

Abraços
Casado

Cara,

a minha Single Ipa ficou assim:

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

Você pode ler o relato todo em http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405663&highlight=zombie+dust

Algumas pessoas também usaram essa receita e gostaram bastante.

Caro @lpera ,

Na minha opinião 10 dias de DH é muito tempo....
Se quer fazer em 10 dias faça um duplo, metade nos primeiros 5 e metade nos demais.

Citra é muito show.

Caro @lpera ,

Na minha opinião 10 dias de DH é muito tempo....
Se quer fazer em 10 dias faça um duplo, metade nos primeiros 5 e metade nos demais.

Citra é muito show.

Nas 3 brassagens que fiz DH de 10 dias o resultado foi fantástico. Acho que muito tem a ver com a qualidade (armazenamento e idade) do lúpulo e a temperatura do DH.

Fiz também uma IIPA onde o DH foi duplo (Amarillo e Simcoe) metade 3 dias e outra metade 4 dias. Também ficou bom, mas nem tanto quando essa.

Como eu disse, essa receita já foi feita duas vezes, o resultado excelente e com certeza é uam receita que vou repetir quando possível e quando tiver meu sistema de chopeiras em casa será uma cerveja constante no repertório.

Cara,

a minha Single Ipa ficou assim:

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

Você pode ler o relato todo em http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405663&highlight=zombie+dust

Algumas pessoas também usaram essa receita e gostaram bastante.

Cara, gostei da sua receita. vou fazer.
Coloquei tudo no beersmith e pelos valores, sua receita parece ser para 20 litros certo? precisei praticamente colocar malte e lupulo pela metade da sua receita para se adequarem ao meu equipamento (BIAB 10 litros)

acompanhei seu topico e vou optar pelo S-05

consegui com esta diminuição de 50% na receita atingir a mesma OG que você mencionou.

darei noticias se sua receita fortaleceu a causa metal!

Back