• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Iodophor caiu na cerveja

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alecervejeiro

New Member
Reaction score
0
Pessoal, fiz uma Vienna e o meu airlock é uma mangueira de silicone que eu acoplo no balde, como não tenho aquele aparelho de plastico eu coloco iodophor num copo e coloco a mangueira dentro do copo para borbulhar... gambiarra mesmo.. porem depois de umas quatro semanas eu fui fazer a trasfega de balde para colocar o priming e envasar.. porém esqueci de tirar a mangueira do copo e a sucção fez com que esse sanitizante que estava a umas quatro semanas no copo entrasse na cerveja.. ja que eu tava no finalmente terminei o processo, mas será que não estraguei tudo? deve ter entrado uns 70 ml em uns 18 litros... quando fiz a solução usei o Kalyclean s390, usando 1 ml para cada litro, a agua que usei era filtrada. Em sintese entrou uns 70 ml de solução iodophor feita a umas 4 semanas e que ficou num copo destapado e que ficou "ao tempo", e acabou entrando na cerveja.

O iodo evapora rapidamente, depois de 4 semanas já sumiu, por isso mesmo a sua preocupação maior terá que ser com a contaminação. O negócio é você experimentar pra ver se deu gosto ruim, se não deu então beleza, mantenha gelada e vá consumindo.

Pessoal, fiz uma Vienna e o meu airlock é uma mangueira de silicone que eu acoplo no balde, como não tenho aquele aparelho de plastico eu coloco iodophor num copo e coloco a mangueira dentro do copo para borbulhar... gambiarra mesmo.. porem depois de umas quatro semanas eu fui fazer a trasfega de balde para colocar o priming e envasar.. porém esqueci de tirar a mangueira do copo e a sucção fez com que esse sanitizante que estava a umas quatro semanas no copo entrasse na cerveja.. ja que eu tava no finalmente terminei o processo, mas será que não estraguei tudo? deve ter entrado uns 70 ml em uns 18 litros... quando fiz a solução usei o Kalyclean s390, usando 1 ml para cada litro, a agua que usei era filtrada. Em sintese entrou uns 70 ml de solução iodophor feita a umas 4 semanas e que ficou num copo destapado e que ficou "ao tempo", e acabou entrando na cerveja.
Se foi nessa dosagem de 1ml por litro, não tem galho.

Seria preciso tomar 500ml dessa solução pura todos os dias pra começar a ter problema de intoxicação.

Abraço,

Se foi nessa dosagem de 1ml por litro, não tem galho.

Seria preciso tomar 500ml dessa solução pura todos os dias pra começar a ter problema de intoxicação.

Abraço,

Obrigado Guenther, o fato de essa solução ter ficado uns 30 dias num copo que nao estava tapado e tal me preocupa por questao de contaminação... o que tu acha?

Obrigado Guenther, o fato de essa solução ter ficado uns 30 dias num copo que nao estava tapado e tal me preocupa por questao de contaminação... o que tu acha?
Mas o líquido tinha justamente sanitizante.... qualquer coisa que entrasse ali iria morrer. Pra algo entrar ali e sobreviver é necessário um ambiente convidativo, com comida, etc.

Abraço,

Mas o líquido tinha justamente sanitizante.... qualquer coisa que entrasse ali iria morrer. Pra algo entrar ali e sobreviver é necessário um ambiente convidativo, com comida, etc.

Abraço,

Fiquei curioso... pode-se considerar que o líquido tinha sanitizante até esse sanitizante volatilizar, não? Deste momento em diante, não tendo mais sanitizante ali, não seria possível algum contaminante sobreviver?

Fiquei curioso... pode-se considerar que o líquido tinha sanitizante até esse sanitizante volatilizar, não? Deste momento em diante, não tendo mais sanitizante ali, não seria possível algum contaminante sobreviver?
Renato, é que estamos falando sempre de chances...... chances existem sempre.

A questão é.................... qual a probabilidade de uma bactéria que realmente faça mal à cerveja cai ali e sobreviver, se proliferar? Mínima.

Todo o mosto que fazemos tem bactérias em alguma quantidade, a questão é se essas bactérias sobrevivem e conseguem se proliferar. Se elas não se proliferam, ou mesmo se proliferando, se não causam mal à cerveja, é como se não existissem.

Ou seja, o que consideramos contaminação não é o fato de ter qualquer bactéria na cerveja, é ser contaminada por uma bactéria que GOSTE do meio em questão, e que se prolifere nele, gerando compostos que deixam a ruim.

Se for pra responder essa pergunta do "é possível"... até fervura algumas bactérias sobrevivem. :)

Resumindo, não há o que se preocupar. Preocupação mesmo é preciso ter com coisas mal lavadas e guardadas sem sanitização, como fermentadores, mangueiras, garrafas, etc..... pois é na sujeira que se foram bactérias que também gostam do tipo de mosto que fazemos.

Exemplo.... o ar está CHEIO.... LOTADO de bactérias. Pq não há problema quando fizemos trasfega, etc? Pq essas bactérias do ar dificilmente sobrevivem à cerveja (pH baixo e presença de álcool), e quando sobrevivem, não causam mal nenhum.

Toda a cerveja é contaminada... a questão é a severidade. Mesmo que caia algo ali, e caaaaaaso sobreviva... a chance de fazer algum mal pra cerveja tende a zero.

Abraço,

Back