• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Iniciar com extrato de MALTE

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lukas1

Active Member
Reaction score
2
Bom dia, estou pesquisando para começar a fazer minha cerveja, e por questões de falta de grana para investir em equipamentos, decidi começar com extrato de malte, pois requer bem menos equipamentos, mas minha duvida é: QUAL SITE COMPRAR?
observei que o pessoal critica bastante os kits de extrato de malte do alquimia da cerveja, e nao sei de onde comprar, existem aqueles extratos ja lupulados do Bilbil Beer, mas nao sei se são bons.
Resumindo, podem me dar dicas de qual comprar , para obter pelo menos uma boa cerveja?

Uma boa alternativa é começar com BIAB, já que o que acrescentará no equipamento será 1 moinho (este também pode ser descartado já que também dá pra comprar o malte moído) e o Grain Bag (Saco de grãos).

Então, me interessei bastante por essa tecnica tbm, mas é possivel fazer o processo só com ela, ou preciso complementar os ingredientes? Por exemplo, posso executar uma receita comum de all grain usando essa técnica de biab? Ou preciso misturar graos com extrato?
Se for possivel (e nao mt complexo) usar somente essa técnica biab , seria melhor mesmo do que extrato

Então, me interessei bastante por essa tecnica tbm, mas é possivel fazer o processo só com ela, ou preciso complementar os ingredientes? Por exemplo, posso executar uma receita comum de all grain usando essa técnica de biab? Ou preciso misturar graos com extrato?
Se for possivel (e nao mt complexo) usar somente essa técnica biab , seria melhor mesmo do que extrato

Eu digo que é possível passar de extrato para grãos somente adicionando um saco de voil, não é o melhor jeito de se fazer, tem algumas pequenas limitações, mas é possível. Pesquisa por BIAB que acho que vai te resolver.

Prefiro utilizar os grãos pela flexibilidade na elaboração da receita. Também sugiro a técnica BIAB, você vai poupar grana na compra dos equipamentos, menor espaço para guardar os equipamentos, menor tempo de brassagem e menor tempo para limpar tudo. Além disso o extrato de malte é mais caro.

Valeu galera, nao sabia que dava pra utilizar 100% da tecnica biab para produçao, ja estou pesquisando, muito obrigado

Uma dúvida, a receita que uso para o metodo classico é a mesma que uso no metado Biab? Pois nao encontrei nenhuma receita especifica para Biab , e pouca coisa sobre o passo a passo do sistema de brassagem , lavagem , etc. Tipo, se eu uso 3kg de malte no processo classico, em biab usarei os mesmos 3kg ? Preciso fazer recirculação e lavagem tbm ou só deixo os grãos cozinhando?

Uma dúvida, a receita que uso para o metodo classico é a mesma que uso no metado Biab? Pois nao encontrei nenhuma receita especifica para Biab , e pouca coisa sobre o passo a passo do sistema de brassagem , lavagem , etc. Tipo, se eu uso 3kg de malte no processo classico, em biab usarei os mesmos 3kg ? Preciso fazer recirculação e lavagem tbm ou só deixo os grãos cozinhando?

Exatamente, a receita é a mesma.
As duas opções são possíveis, tem gente que coloca a quantidade de agua total desde o início, contando a absorção dos grãos, a evaporação e etc, e depois da mostura só retira o bag e vai para a fervura. Eu particularmente faço a lavagem. Recirculação não é necessária já que o Voil é bem fino e filtra bem o mosto. BIAB é uma brasagem rápida e prática, da uma pesquisada mais a fundo porque tem várias técnicas, estuda bem e escolhe o que mais te agrada. Não é uma ciência exata.

entendi , agradeço a ajuda, realmente esclareceu muito.
vou tentar começar do zero mesmo , vou comprar somente o que der, penso em comprar o termometro, o balde para fermentaçao e o pano somente. vou utilizar uma panela normal , pois nao da pra comprar uma panela especifica com torneira no momento, e estou estudando a ideia de engarrafar em garrafa pet de 600 kkkkk li algo a respeito , nao sei se daria certo , para nao precisar comprar o embalador.

Bom dia, estou pesquisando para começar a fazer minha cerveja, e por questões de falta de grana para investir em equipamentos, decidi começar com extrato de malte, pois requer bem menos equipamentos, mas minha duvida é: QUAL SITE COMPRAR?
observei que o pessoal critica bastante os kits de extrato de malte do alquimia da cerveja, e nao sei de onde comprar, existem aqueles extratos ja lupulados do Bilbil Beer, mas nao sei se são bons.
Resumindo, podem me dar dicas de qual comprar , para obter pelo menos uma boa cerveja?

Olá Lucas, eu comecei com extrato de malte, usando os da alquimia da cerveja, concordo com o pessoal que fala mal, principalmente pelo fermento que vem particionado (5g).

Mas......

Acredito que para começar, foi a melhor opção, pois não tive que me preocupar em aprender sobre brassagem e consegui focar em ter um processo bom de fervura e fermentação.

Mesmo tendo os problemas que a alquimia não se dá ao trabalho de melhorar, foi possível ter uma cerveja com uma boa qualidade já na primeira leva. Então recomendo testar uma vez com o kit de extrato deles, daí você pode se preocupar com menos coisas e ir evoluindo conforme for comprando mais equipamento.

Hoje já estou na minha 4ª leva fermentando, essa última fiz all grain usando fundo falso, na 3ª fiz uma experiência com BIAB e não fui nem um pouco feliz pelo meu equipamento ser pequeno para fazer todo o volume de 10 litros.

mas voce nao se deu bem com o BIAB por nao ter equipamento para 10l ou algo mais ?
eu realmente estou pensando em tentar o BIAB em vez de extratos , em improvisar o que tenho em casa mesmo , tentar fazer uma leva de 5l pela limitaçao de espaço

Eu tenho esse equipamento:
http://alquimiadacerveja.com.br/cer...enburg/cervejaria_em_casa_wiesbaden_10_litros

E para BIAB ter um final de 10 litros eu me enrrolei todo, lambusei todo o fogão e levei muito tempo até terminar toda a brassagem.

Creio que se você se organizar pode dar mais certo do que comigo.

Depois que fiz um fundo falso para essa panela, tudo foi muito melhor. Muito mais tranquilo.

Creio que para fazer os 5 litros, uma panela como essa possa ser suficiente, no meu caso fiz 10 litros e provavelmente isso ajudou a complicar minha vida.

entendi, estou pensando em usar uma panela de 10 litros mesmo para fazer 5l.
vou encomendar os insumos necessarios para 5l somente , bom que ja testo sem precisar gastar muito.
tomara que o BIAB de certo kkk passei a tarde pesquisando , realmente nao parece ser um processo complicado, o que estou meio em duvida ainda é a quantidade de agua que coloca na panela no inicio do processo , e a quantidade de agua da lavagem para obter os 5l apos tudo

aconselho a iniciar direto no biab, apenas aconselharia a comprar uma panela maior, tipo 30 litros!
eu faco biab, uso 5litros por kg de malte!

Realmente é de valia uma panela maior, mas no momento não teria condições, estou vendo com um amigo se pode me emprestar a de 30 ou 50 litros.
Mas amigo, vc disse que usa 5l por kg de malte, uma pergunta, vc ja adiciona tudo de uma vez , ou uma parte no inicio, outra na lavagem e depois outra pra complementar apos a fervura?

Back