• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Indicação para Controlador de Temperatura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É... não encontrei nada. O mais próximo foi um esquema mas com outro controlador. Alguém pode dar uma luz?

Attachments

• LL.jpg
    LL.jpg
    66.2 KB
@Coelho, nas casas 110 que tu morou, tinha chuveiro elétrico? Se sim, provável que ele era 220v. As vezes o eng eletricista que projetou a casa, deixou disponível apenas 110 e neutro na tomada. Mas chega na casa bifásico.

Pois aí que tá, eu nunca morei em casa com tensão 110V, apenas 220V. Sou acostumado com fase + neutro. Foi bom entrar nessa discussão, pois saí aprendendo alguma coisa nova. Obrigado pelas explicações. :mug:

É... não encontrei nada. O mais próximo foi um esquema mas com outro controlador. Alguém pode dar uma luz?

Como estão sabendo, sou um pouco leigo nessa história de rede bifásica, mas pelo que pude absorver, acredito que esse esquema esteja correto. Porém, tem que ver se o PID é bivolt ou 110V, pois da maneira que está o esquema ele será ligado em 110V. Também pode cogitar a ideia de colocar uma chave on/off entre o fio neutro do PID. Assim tu terás uma chave para ligar o painel sem que ela passe pela resistência, ou seja, a chave vai resistir a corrente que será fornecida apenas para o PID.

Embora o controlador seja diferente, ele segue os mesmos princípios de funcionamento do teu.

E aí galera? Alguma luz? Realmente estou perdido, e os eletricistas que converso parece que manjam menos do que eu... e olha que não manjo nada!

Cara, acho que pode seguir este último esquema que tu postou, ele tem muito sentido. Só acho que poderia colocar a chave on/off na posição que eu falei no comentário anterior.

Cara, acho que pode seguir este último esquema que tu postou, ele tem muito sentido. Só acho que poderia colocar a chave on/off na posição que eu falei no comentário anterior.

Blz, vou esquematizar e depois posto aqui.

Opa, achei mais informações. Segue o post do forum que achei:

http://www.smokingmeatforums.com/t/151436/need-pid-220-wiring-help

Então tentei fazer algo parecido, só não sei onde entrariam os fios para o interruptor (10A), e se realmente vai dar certo. O que me dizer?

Attachments

• ESQUEMA_220.jpg
    ESQUEMA_220.jpg
    107.8 KB
Cara, é isso aí mesmo. Teu PID vai funcionar com 220V e tua resistência também. A ligação do interruptor deve ser feita no fio 1 (vermelho), entre o PID e a tomada.

Cara, é isso aí mesmo. Teu PID vai funcionar com 220V e tua resistência também. A ligação do interruptor deve ser feita no fio 1 (vermelho), entre o PID e a tomada.

Assim?

Desculpe te perturbar tanto srsrs... mas aproveitando, se eu quisesse colocar um fusível pra dar segurança ao sistema, qual seria o local ideal?

Attachments

• ESQUEMA_220.jpg
    ESQUEMA_220.jpg
    108.9 KB
Estamos chegando lá. Só não precisa aquela ligação pontilhada entre a tomada e o PID.

Pessoa, só atualizando, fiz conforme esse esquema abaixo e funcionou testando com uma lâmpada. Ainda tenho que configurar e calibrar o PID pra testar melhor já com a resistência. Depois atualizao mais uma vez.

Obrigado a todos pelas dicas.

Attachments

• ESQUEMA_220.jpg
    ESQUEMA_220.jpg
    108.9 KB
Back