paulopriori
Active Member
- Reaction score
- 1
Deixei meu fermento hidratando por. 1h sem adicao de mosto . Que tipo de problema isso pode resultar? Morte das leveduras por muito tempo sem alimento?
Deixei meu fermento hidratando por. 1h sem adicao de mosto . Que tipo de problema isso pode resultar? Morte das leveduras por muito tempo sem alimento?
Cara, sem galho... mas o que a literatura diz é que se for passar muito tempo, seria bom misturar um pouco do mosto da leva (resfriado) pra elas já pelo menos começarem a se acostumarem com a pressão osmótica, a absorver nutrientes, etc.Deixei meu fermento hidratando por. 1h sem adicao de mosto . Que tipo de problema isso pode resultar? Morte das leveduras por muito tempo sem alimento?
Eu também hidratava, inclusive cheguei a hidratar fermento com mosto de leva anterior que guardava na geladeira, e nunca percebi uma diferença significativa, a não ser ter a certeza que o fermento ativou.
Cara, sem galho... mas o que a literatura diz é que se for passar muito tempo, seria bom misturar um pouco do mosto da leva (resfriado) pra elas já pelo menos começarem a se acostumarem com a pressão osmótica, a absorver nutrientes, etc.
Não é uma coisa EXATA, do tipo "passou de 43 minutos e 20 segundos, faça isso"... mas é a recomendação geral.
Abraço,
Não tem uma regra... não existe um número X pra te dar, perfeito. É meio que bom senso. Infelizmente, literatura ou coisas realmente técnicas sobre fermento seco são raras.E quanto seria "muito tempo"?
É isso aí.Obrigado pela resposta @Guenther.
Já inoculei fermento no mosto em temperatura maior do que eu tinha planejado, por medo de deixar o fermento muito tempo hidratado esperando, e pela sua resposta, nem precisaria ter feito isso.
Poderia ter colocado o fermento hidratado na geladeira junto com o fermentador esperado umas duas ou três horas sem problemas.
Gostaria de recapitular e sanar algumas dúvidas finais:
1ª - Ferva o equivalente a 10 ml de água para cada grama de fermento.
Vou fazer uma receita de 20 litros, OG 1053. Li que não é ideal guardar metade de um pacote de fermento então vou usar 2 pacotes de 11,5g US-05, ou seja, 23 g de fermento. Ferver 230 ml durante 15 minutos? Não ficou claro se os 230 ml devem ser ao final da fervura ou no inicio. Acredito que posso ferver algo em torno de 500 ml por 15 minutos e utilizar um pouco mais de 230 ml para hidratar o fermento, correto?
2º - Despejar o fermento hidratado sobre o mosto e tampar sem mexer para homogeneizar.
Ok.
3ª - Li em algum lugar sobre a porcentagem de alfa-ácidos remanescentes em lúpulo após um ano, variando com a temperatura de armazenagem, onde quanto menor a temperatura maior a porcentagem.
O fermento também se aplica à essa regra do lúpulo? Minha dúvida é se devo guardar o saquinho fechado de fermento e os lúpulos quando chegarem no freezer para "conservar" melhor, visto que devo demorar algumas semanas estocando os produtos até fazer a brassagem.
É isso aí.
Eu, particularmente, se chegou em 1 hora e eu vi que por algum imprevisto vou precisar esperar mais tempo, tiro um pouco de mosto da panela e coloco dentro do erlenmeyer, calculando de cabeça a proporção pra ficar algo em torno de 1040 pelo menos.
Normal, apesar de que eu nunca usei colher pra misturar fermento. Faço dentro de um Erlenmeyer ou Becker, então na hora de misturar, eu simplesmente agito o frasco com movimentos circulares.Guenther, fiz exatamente como explicasse no primeiro tópico mas quando fui misturar após os 15 primeiros minutos o fermento começou a grudar na colher (inox) e tive que ficar desgrudando direto para poder homogeneizar. É assim mesmo?
Ola a todos, comecei a fazer minha primeira cerveja semana passada fiz uma APA, por enquanto tudo bem so que joguei o fermento sem hidratar e quero fazer minha próxima hidratando, a duvida é, qual a temperatura da agua ao misturar o fermento?
Obrigado
Senhores,
E quanto a "testar" a levedura? Fiz minha primeira brassagem ontem, e em relação a levedura obedeci o seguinte esquema:
1.Sanitize duas jarras e dois copos.
2.Coloque água para ferver.
a.Utilizar 10ml de água para cada 1g de levedura.
3.Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de uma jarra à outra).
4.Adicione a levedura. NÃO MEXER.
5.Cubra com um papel filme e coloque em um local escuro. Espere por 15 minutos.
6.Depois desse tempo, mexa aos poucos, de 5 em 5 minutos para homogeneizar. Mais 15 minutos.
7.Teste a levedura:
a.Adicione uma colher-de-chá de açúcar em meio copo de água.
b.Ferva a mistura para esterilizar (pode ser no micro-ondas – 70 seg).
c.Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de um copo para outro).
d.Adicione a jarra onde está a levedura, no escuro, coberta pelo papel filme.
e.Espere por 30 minutos.
f.Deve apresentar sinais de atividade (espuma, nata, borbulhamento).
(Cada tipo de levedura tem uma reação. Tendo ao menos uma “nata” por cima, é sinal de que temos uma boa levedura para fermentar a cerveja).
Adicionei esta mistura do "teste" direto no fermentador.
Está correto?
Não precisa fazer nada disso.Senhores,
E quanto a "testar" a levedura? Fiz minha primeira brassagem ontem, e em relação a levedura obedeci o seguinte esquema:
1. Sanitize duas jarras e dois copos.
2. Coloque água para ferver.
a. Utilizar 10ml de água para cada 1g de levedura.
3. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de uma jarra à outra).
4. Adicione a levedura. NÃO MEXER.
5. Cubra com um papel filme e coloque em um local escuro. Espere por 15 minutos.
6. Depois desse tempo, mexa aos poucos, de 5 em 5 minutos para homogeneizar. Mais 15 minutos.
7. Teste a levedura:
a. Adicione uma colher-de-chá de açúcar em meio copo de água.
b. Ferva a mistura para esterilizar (pode ser no micro-ondas – 70 seg).
c. Esfrie até 35 - 40º (faça isso passando de um copo para outro).
d. Adicione a jarra onde está a levedura, no escuro, coberta pelo papel filme.
e. Espere por 30 minutos.
f. Deve apresentar sinais de atividade (espuma, nata, borbulhamento).
(Cada tipo de levedura tem uma reação. Tendo ao menos uma “nata” por cima, é sinal de que temos uma boa levedura para fermentar a cerveja).
Adicionei esta mistura do "teste" direto no fermentador.
Está correto?
Não vejo por que não.Guenther, e no caso de utilizar agitador magnetico, depois de jogar o fermento n'água e aguardar os 15 min quando tu diz pra mexer aos poucos, posso deixar agitando em baixa rotação por mais 15?
Não vejo por que não.
Mas eu não faria. Trabalho a mais para que vantagem? Nenhuma. Por isso que praticamente ninguém faz.
Abraço,
Foi justamente o que eu disse, que não é vantajoso. O processo você mesmo já havia descrito, ou seja, colocar no agitador depois dos primeiros 15 minutos.E qual seria o processo pra hidratar utilizando o agitador + erlenmeyer?
Ou está dizendo que não é vantajoso utilizar?
Foi justamente o que eu disse, que não é vantajoso. O processo você mesmo já havia descrito, ou seja, colocar no agitador depois dos primeiros 15 minutos.
A questão é... fazer isso pra que? É mais trabalho, e não tem vantagem alguma. É por este motivo que ninguém faz isso.
Abraço,
BREWJAU 2 horas eh um tempo muito pequeno para se falar em morte das leveduras. O importante eh manter a temperatura do fermento rehidratado constante e próximo da temperatura da inoculação.
Hidratando o fermento ou não vai ter os mesmo resultados.
A grande diferença sera que hidratando a atenuação do fermento vai ser em 12hrs.
-Nunca se esqueçam de ferver a água da hidratação.
-Deixe as partículas totalmente diluídas que fique de uma forma pastosa/leitosa.
-Espere no minimo 30min, se passar disso não haverá problema.
-NÃO ESQUECE DE DEIXAR O COPO TAMPADO.
segue o link de uma calculadora de quantidade de levedura. http://mrmalty.com/calc/calc.html