HERMS - Logístca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoMag10

Member
Joined
Oct 8, 2014
Messages
11
Reaction score
3
Pessoal, hoje uso RIMS com bomba chugger.Realmente é um sistema ótimo e muito prático, sem falar da minha eficiência que aumentou consideravelmente. Porém minha levas de 20 litros estão pequenas e decidi partir para barris de inox 50 litros. Sou meio professor pardal que curte de meter a mão na massa e criar novas coisas. Dessa vez quero partir para um equipamento elétrico de 50 litros todo em inox e usando o sistema Herms. Li bastante a respeito e vejo que aqui no Brasil ou pelo menos no fórum, o uso da quarta panela para a serpentina do herms parece ser a melhor solução para pós infusão, já que terás a água no target certo pra iniciar a recirculacao. Oq eu estava pensando, não sei se dará certo, por isso estou aqui querendo saber a opinião do pessoal e se já chegou a fazer isso com sucesso ou não. Partindo da ideia de não usar uma quarta panela para o herms, Aqueço a água da infusão na HLT, quando atingir a temperatura transfiro através da chugger para o MT. Após a transferência o HLT ficará vazio ou com pouca água para cobrir a serpentina. E se eu aquecer essa água que está faltando na BK ? E depois transferir via chugger para a HLT ? A perca de tempo será praticamente zero pois estarei esquentando água na HLT e na BK e não irei precisar usar a quarta panela. Alguém já chegou a fazer isso ?
Estou querendo sair da quarta panela pois estou montando esse sistema elétrico no meu apartamento e o espaço é limitado. Li no fórum que a quarta panela pode ser de 5 litros. Mas em 5 litros irá caber a serpentina do herms com 15M ?


Abraço
 
O sparge fica por conta da água que estará no HLT junto com a serpentina do Herms.
 
O sparge fica por conta da água que estará no HLT junto com a serpentina do Herms.



O que eu quero dizer é:

Como você fará seu sparge usando apenas uma panelinha para o HEX, como sugerido aqui mesmo nos fórums?

Como teu equipamento é de 50 litros, não creio que uma panelinha seja o suficiente, logo, ou tu ferve a agua na BK e drena o mosto para um fermentador durante o sparge, ou faz um setup de 3 panelas tradicional aproveitando a água do HLT para sparge e ignora a panelinha para o HEX. (quando eu falo panelinha, é 'inha' mesmo, algo de 5 a 7 litros apenas para a serpentina e mais nada).

Isso considerando sua limitação de espaço e o desejo de evitar a quarta panela.

Abraços,
 
Talvez eu tenha me expressado de forma errada. Eu estou pensando em uma maneira de "não" usar a panelinha. Ou seja , são 3 barris (HLT com resistência elétrica , MT, BK com resistência elétrica.). Esquento a água de infusão no HLT. Quando atingir a temperatura que eu quero fazer a infusão, transito essa água para o MT que já está com os grãos. Agora terei que recircular o mosto pela serpentina, só que o HLT estará sem água suficiente para cobrir a serpentina já que a água foi drenada para o MT.
O que eu gostaria de saber é se dessa maneira alguém já esquentou a água complementar do HLT (que será a do sparge tb.) no BK.
 
Talvez eu tenha me expressado de forma errada. Eu estou pensando em uma maneira de "não" usar a panelinha. Ou seja , são 3 barris (HLT com resistência elétrica , MT, BK com resistência elétrica.). Esquento a água de infusão no HLT. Quando atingir a temperatura que eu quero fazer a infusão, transito essa água para o MT que já está com os grãos. Agora terei que recircular o mosto pela serpentina, só que o HLT estará sem água suficiente para cobrir a serpentina já que a água foi drenada para o MT.
O que eu gostaria de saber é se dessa maneira alguém já esquentou a água complementar do HLT (que será a do sparge tb.) no BK.

Ok, havia entendido errado, desculpas. :)

Eu gosto de aquecer a água de infusão direto no MT (tenho uma resistência ligada nele). Se eu não fizesse isso, com certeza iria aquecer a agua de infusão em outro vessel e depois transferir. Se é no BK ou no HLT, depende de qual é mais rápido/fácil.

Abraços,
 
Opa!

Eu faço quase isso no meu equipamento.

Encho a HLT e a BK e ligo as resistências.

Quando chego na temperatura desejada, transfiro a água do BK via chugger por baixo da MT que já está com os grãos.

Depois disso é só recircular no HLT.

Me baseei no modelo do Guenther para a estrutura:

foto.JPG
 
Opa!

Eu faço quase isso no meu equipamento.

Encho a HLT e a BK e ligo as resistências.

Quando chego na temperatura desejada, transfiro a água do BK via chugger por baixo da MT que já está com os grãos.

Depois disso é só recircular no HLT.

Me baseei no modelo do Guenther para a estrutura:

View attachment 115613


Bassani, show seu setup , e tb acabou tirando as minhas dúvidas. Uma pergunta..... se vc tem a chugger, por que usa o barril do meio mais alto e não em linha como os outros ?

Abs
 
No HLT tenho uma saída por baixo, uso a água que estava nele para lavar os grãos, apenas mudando a mangueira que antes saia da serpentina. Assim, como está mais alta desce por gravidade para a MT.

Já na MT pela saída de baixo eu mando para a BK via chugger. Ou seja, o mosto filtrado vai indo para a fervura enquanto a água do HLT vai lavando.

Deu pra entender?
 
Eu já tive todos os tipos de setup de HERMS, e ter uma quarta panela pequena exclusiva pra serpentina não tem comparação, na minha visão. Digo isso porque pelo fato da panela ser bem menor, e com muito menos água, gera uma inércia térmica bem menor, e uma transferência térmica melhor. Além disso, você praticamente não precisa se preocupar com todo o resto da logística.

Os motivos para eu fazer isso, na época, foram os que já citaram, ou seja, eu aquecia a água no HLT, depois mandava por gravidade pro MLT, e aí ficava sem água no HLT pra começar a recircular, o que eu achava um saco. Ok, eu poderia aquecer no BK e bombear pro HLT? Sim, até poderia, mas isso, para aquele equipamento, era mais complexidade e trabalho já que eu teria que tirar conexões daqui e dali, depois trocar novamente pra recircular, etc.

Outro motivo é que, se você quer fazer mash-out a 78, por exemplo, que temperatura a água da serpentina vai estar? Mais do que 78.... talvez 80, 81, 85 por ser uma longa rampa até essa temperatura, e aí essa água está quente demais pra lavar o malte..... o que é um problema.... aí talvez você tenha que ficar esperando a água baixar a temperatura para lavar. Resumindo, é mais uma preocupação, e normalmente quando eu crio processos, eu gosto é que abstrair coisas que eu tenha que me preocupar. No caso de uma 4a panela, qual a temperatura da água que vai estar la? Tanto faz..... não vou usar aquela água pra nada, então pode estar na temperatura que precisar estar para que o mosto fique na temperatura que eu quero.

Abraço,
 
Guenter , qual seria o comprimento da serpentina , 15m ? Então seriam 3 resistências ao invés de 2. Qual a potência necessária para a quarta panela ?

Abraço
 
^
Seriam três resistências: HLT (exclusiva pro sparge), BK e panelinha (serpentina).
Vai ser difícil colocar 15m de serpentina numa panela pequena.
Quanto à resistência, vai depender da litragem da panela que utilizar.
----
Eu não uso panela "extra" para a serpentina e identifiquei os problemas que o Guenther relatou, ou seja, (i) tenho que aguardar a água do HLT esquentar novamente pra começar a recircular, (ii) depois do mash out preciso aguardar ou dar um jeito de resfriar a água do HLT pra poder fazer o sparge.

Algumas soluções que encontrei pra essas situações foram: (i) uma das minhas resistências é "móvel" ("de borda", não sei o nome correto), então coloco ela no MT, aqueço a strike water e simultaneamente a água do HLT, eliminando a impossibilidade de não poder recircular de imediato; e (ii) não coloco toda a água do sparge no HLT, deixando alguns litros à temperatura ambiente e, depois do mash out, acrescento o que sobrou pra resfriar a água e possibilitar a lavagem.

Digamos que com essas medidas eu nem considero mais como preocupação ou problema.

Evidente que faço levas de 20 litros, então é tranquilo baixar a água de 80/85 pra temperatura do sparge, por exemplo.

Penso que se for pra fazer mais de 50 litros, compensaria a panelinha "independente" pra serpentina.
 
Pessoal, excelente discussão? Quantos litros seria uma panelinha, quantos metros de serpentina e qual a potência recomendada para uma rápida resposta?
 
Outro ponto que compensa com a panela extra é o tamanho da serpentina e ter a possibilidade de fazer em inox.
Utilizando na panela do HLT, geralmente o pessoal utiliza 12/15m. Mas pra fazer uma dessas de inox sai caro. Daí tem que partir pro alumínio/cobre porque as "panquecas" saem mais em conta.
Já vi comentários de 5-8 litros e eu iria de serpentina de inox de 6m (sai mais barato porque geralmente o inox é vendido em tubos de 6m, ou seja, não precisaria emendar).
Potência da resistência depende do volume da panela e é só ler a primeira página do post fixo de resistências elétricas.
 
Muito obrigado pela resposta, por ser de aproximadamente 10L, a panela também poderia ser de inox, iclusive!!! Acho uma panela de 10L bem dentro da proposta, economizaria energia e teria uma resposta super rápida.
Alternativamente, alguém possui experiência com um HTL próximo de 48L, para saber a potência da resistência e tempo de resposta? Pergunto, para poder utilizar para esta água para o sparge.

Abraços,

Mauro
 

Latest posts

Back
Top