• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Gushing ou supercarbonatacao?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Salve a todos!

Fiz em 29/09 uma Dry Stout, usei starter com 1 env de US 04. Pitch de 0,75. OG 1,044 fermentação controlada em geladeira, em cônico, com poço térmico 18 graus, por 6 dias, FG estável por 48 h em 1,011. Depois por 48h fiz diacetil rest por 3 dias. Fui para cold por mais 11 dias em 4 graus. Não usei gelatina. Refermentado na garrafa com 5g. Já havia feito a receita.
Trouxe metade da leva e tudo OK. Carbonatação ok. Não notei off flavors. Como faço em cônico e não fiz Dry hop não manipulei.
Aí vem a zebra as que trouxe para minha casa tudo OK. Este fim de semana 25/11 fui para interior fazer nova leva e tomar as que estavam lá, para meu espanto carbonatação alta, a ponto de subir espuma pela garrafa, não notei diferença das levas em relação ao sabor. No interior ficaram fora da geladeira a uma temp ambiente média de 25-30 em um quarto escuro.

Alguém me ajuda?

Pegue uma das que espumaram, retire o CO2 (por agitação por exemplo) e depois meça a densidade. Se estiver bem abaixo de 1.011 é sinal de um consumo de açucares nã0 fermentáveis; se estiver em próximo de 1.011, foi erro no primming.

Obrigado. Será que o fato dela ter ficado 2 meses sem Refrigeração numa temperatura de 25-30 graus pode ter contribuído?
Cara, a temperatura ambiente só permite a levedura trabalhar, se não tem açucares residuais fermentáveis não a o que se preocupar quanto a isso... em tão pouco tempo não vai estragar azedar sua cerveja a não ser que esteja contaminada. Levando em consideração o que comentou, neste caso me parece 2 pontos possíveis.

1- CO2 residual... ja tive levas que não aguardei tempo suficiente para expulsão do CO2 pelo air lock (em temperatura de secundaria..20 e tantos graus)e envasei e supercarbonatou... mas se usa blowoff é ainda mais facil, se a mangueira ficar muito profunda em uma garrafa a pressão para expulsão do CO2 sera muito alta, o que vai gerar muito residual mesmo aguardando tempo.

2- Contaminação,... já tive em Stout (coincidência... eu não dominava os métodos de limpeza...e a sanitização não era 100%) e tive gushing... fiz exatamente o que o amigo Jean comentou... medi a densidade sem o CO2 e tinha atenuado muito mais...era a primeira leva perdida...:mad: já a outra supercarbonatada a densidade estava igual...era o residual

Relata depois o que descobriu. E independente do resultado, não desanima!!Cheers!!:)

Tive uma Robust Porter que na minha adição de baunilha (metade da leva) teve uma contaminação. Tive gushing violento neste lote, do tipo de espumar meia garrafa fora (eu servia a cerveja em uma jarra de suco e depois para os copos), mas ela ficou muito boa, e sempre deixei ela em temperatura ambiente por 1 ano e meio, quanto tomei a última garrafa.

Como disse o @Partala a temperatura ambiente só vai fazer tua levedura ficar ativa e a tua cerveja evoluir com o tempo (ou regredir), mas só atenuaria se tua fermentação não tenha sido completa.

Back