• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Geladeira não gela pra cold crash

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tem alguns exemplos no youtube... eu dobrei a minha brastemp clean 340... esta sua aí parece ser pela lateral... meu congelador abriu pelo fundo.... nos casos que vão pelo fundo como o meu não acho que compense serrar as laterais dos suportes de gaveta como alguns videos mostram pois depois tem que reparar com massa plastica e talz.... melhor amassar o congelador para que ele passe mas sempre tomando cuidado com os canais do liquido refrigerante..... mas meça antes se fazendo isso vai abrir espaço suficiente pra seu fermentador... o meu é 75l indupropil e a geladeira 340l e tem aquele degrau do motor embaixo e já foi bem a conta.... a sua é 280l mas parece n ter esse degrau e deve ficar até melhor.... avalie bem primeiro antes de fazer.... IMPORTANTE faça com a geladeira desliga e em temperatura ambiente pq assim os tubos ficam mais flexiveis....

Pessoal, já abri minha frost-free algumas vezes para limpeza e percebi que existem três sensores: dois na sempertina do evaporador (equivale à placa do congelador), sendo um no início e um no final, além de um terceiro na área interna da geladeira.
Os dois primeiros, na sempertina, 'devem' servir para controlar o compressor para o congelamento (resfriar) e descongelamento da sempertina (impedir a formação do gelo). As geladeiras de placas devem possuir sensores com as funções similares - necessário procurar.
A idéia de afastar o sensor da placa achei uma boa.
Caso vá abrir a placa do congelador, faça aos poucos. sugiro o uso de um tubo circular ou rolo de massas, protegendo o lado oposto para não amassar os dutos internos.
Se a placa for inteiriça, sem emendas, deve procurar um setor onde os dutos internos não cruzem e cortar com cuidado, pois se passar próximo de um dutos pode ter vazamento e perda da unidade...
É preciso coragem, cuidado e ousadia para esse feito... ;):D:D:D !!!!
Outra dica é retirar a porta do congelador e adaptar uma ventoinha para circular o ar e aumentar a troca de calor (beeem mais simples, mas um pouco menos eficaz).
Pode adaptar a ventoinha também nas geladeiras que abrir o congelador (evaporador), aumentando a eficiência.

Pessoal, uma dúvida!
Comprei um frigobar Cônsul 120l CRC 12A e ele gelava até o mínimo de 3,5 graus. Nem com reza brava baixava disso. E eu cismei de mexer no termostato dele, desligando-o do congelador e deixando solto dentro do gabinete. No primeiro teste a temperatura já baixou para menos de zero grau, mas percebo que o controlador (MT 512E-2HP) agora liga e desliga com uma frequência muito alta, diferente de antes, que demorava um pouco para acionar o relé. Como a minha histerese estava a 0,7 rapidamente a temperatura alcançava esta marca.
Minha questão é: sem o termostato ligado o liga/desliga constante pode acelerar algum defeito no frigobar? Ou não preciso me preocupar e deixar rolar?
Vocês têm alguma dica pra mim, irmãos cervejeiros?

Pessoal, uma dúvida!
Comprei um frigobar Cônsul 120l CRC 12A e ele gelava até o mínimo de 3,5 graus. Nem com reza brava baixava disso. E eu cismei de mexer no termostato dele, desligando-o do congelador e deixando solto dentro do gabinete. No primeiro teste a temperatura já baixou para menos de zero grau, mas percebo que o controlador (MT 512E-2HP) agora liga e desliga com uma frequência muito alta, diferente de antes, que demorava um pouco para acionar o relé. Como a minha histerese estava a 0,7 rapidamente a temperatura alcançava esta marca.
Minha questão é: sem o termostato ligado o liga/desliga constante pode acelerar algum defeito no frigobar? Ou não preciso me preocupar e deixar rolar?
Vocês têm alguma dica pra mim, irmãos cervejeiros?

A dica é não deixar o sensor solto na geladeira. Sempre no poço termométrico ou pelo menos colado e bem isolado no balde.

Como estou fazendo o teste sem qualquer balde fermentador, vou isolar o sensor do controlador. Vai que dará certo. Obrigado pela dica.

Back