• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Geladeira Gela Somente o Freezer

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Reaction score
117
Salve, galera!

Comprei uma geladeira e to reformando ela (pintura, cantoneiras, etc.) para dar início a um kegerator.
Ela é a geladeira com placa fria e duplex. O freezer gela que é uma beleza, mas o refrigerador não abaixa dos 20oC. Na placa fria deveria ter gelo, mas tem somente água condensada.
Antes de chamar um técnico para fazer o reparo, quero saber o que pode ser, para que não tentem me passar a perna (os caras aqui são tudo malandros).
Eu acho que pode ser o filtro que entupiu, então precisaria trocar o filtro e então repor o gás. O que acham? E se for, quanto mais ou menos sai a brincadeira?

Filtro não é, pois se ele estivesse entupido não teria circulação do fluido refrigerante (gás) no sistema e o freezer não estaria gelando como vc comentou.
Como vc está em Curitiba, tenta entrar em contato com a Girelli Refrigeração pra ver se te dão alguma indicação de um técnico.

http://www.girelli.net/

Boa tarde.
Esse tipo de geladeira gela no freezer com um evaporador (uma peça com aletas de cobre) e na parte da geladeira ele gela fazendo o ar circular por esse evaporador e sendo soprado para baixo, por um duto entre o congelador e a a parte da geladeira.
Se o sensor de degelo estiver com defeito, cria uma camada de gelo nesse evaporador e o ar não consegue ir para a parte de baixo da geladeira, por isso ele gela em cima e não em baixo.
Geralmente se troca a placa controladora e o sensor e nas Brastemps também se troca o Bimetal.
É isso aqui que tem que trocar, claro que dependendo da marca e modelo da sua geladeira
https://produto.mercadolivre.com.br...nica-geladeira-consul-crd-36374548-sensor-_JM (exemplo)

Um abraço.

A parte de baixo gela por circulação forçada. Portanto, não deve estar circulando ar frio para a parte de baixo. Verifique se há obstrução. O filtro não suja, a não ser que o compressor tenha sido substituído por queima.

Boa tarde.
Esse tipo de geladeira gela no freezer com um evaporador (uma peça com aletas de cobre) e na parte da geladeira ele gela fazendo o ar circular por esse evaporador e sendo soprado para baixo, por um duto entre o congelador e a a parte da geladeira.
Se o sensor de degelo estiver com defeito, cria uma camada de gelo nesse evaporador e o ar não consegue ir para a parte de baixo da geladeira, por isso ele gela em cima e não em baixo.
Geralmente se troca a placa controladora e o sensor e nas Brastemps também se troca o Bimetal.
É isso aqui que tem que trocar, claro que dependendo da marca e modelo da sua geladeira
https://produto.mercadolivre.com.br...nica-geladeira-consul-crd-36374548-sensor-_JM (exemplo)

Um abraço.

Mas então não teria funcionado quando ligasse depois de um tempo em que o gelo derretesse? Ela ficou 4 dias desligada à temperatura ambiente.
Segue uma foto do interior do refrigerador e a placa fria.
Poderia me explicar um pouco melhor como circula o gás refrigerante no sistema?
Na placa fria eu vejo os dutos do gás, que vêm do interior do refrigerador, idênticos aos do freezer, então, não deveria funcionar por completo e produzir mais gelo ou invés de produzir só no freezer e não na placa fria?

Attachments

• WhatsApp Image 2017-11-26 at 10.10.43.jpeg
    WhatsApp Image 2017-11-26 at 10.10.43.jpeg
    66.6 KB
Esqueça as coisas que eu disse. Pensei que sua geladeira fosse frost free
Você poderia colocar uma foto dela mais de longe, onde aparecesse as duas partes com as portas abertas e outra foto do motor.
Existem geladeiras com compressores de 2 estágios. É como se fossem dois compressores trabalhando independentes, com um motor só. Se você vir que seu motor tem 5 canos é porque é desse tipo, se tiver só 3 é porque é um motor comum. Para as duas situações as soluções serão diferentes.
Ficamos aguardando essas informações.

abraço.

Esqueça as coisas que eu disse. Pensei que sua geladeira fosse frost free
Você poderia colocar uma foto dela mais de longe, onde aparecesse as duas partes com as portas abertas e outra foto do motor.
Existem geladeiras com compressores de 2 estágios. É como se fossem dois compressores trabalhando independentes, com um motor só. Se você vir que seu motor tem 5 canos é porque é desse tipo, se tiver só 3 é porque é um motor comum. Para as duas situações as soluções serão diferentes.
Ficamos aguardando essas informações.

abraço.

Seguem as fotos. Acima do motor só tem a serpentina e nada demais. Comprei ela usada, estou refazendo pintura e ajeitando ela para usar, mas ainda não cheguei na parte da limpeza e pintura da traseira. Só estou decepcionado pelo funcionamento ter dado problema.
Mas, conforme disse, o freezer funciona que é uma beleza, já o refrigerador a placa fria não gela.
Existe alguma resistência atrás da placa fria para o degelo? Se tiver, pode ser isto a fonte do problema? Porque a placa fria fica gelada, mas não o suficiente, ela fica a cerca de 10oC e forma água nela (deveria formar gelo até onde sei).

Alguns dados: liguei a geladeira ontem às 20:00 e o interior marcava 23,4oC e hoje às 05:30, marcava 12,3oC. Quando abri para verificar o se havia gelo na placa, coisa de 10s, a temperatura subiu para 13,6oC. Então, realmente, não está gelando nada. Para completar, o motor ficou ligado este tempo todo. As borrachas das portas estão ótimas e fechando bem.

Attachments

• P_20171128_134644_vHDR_On.jpg
    P_20171128_134644_vHDR_On.jpg
    408.9 KB
  • P_20171128_134652_vHDR_On.jpg
    P_20171128_134652_vHDR_On.jpg
    395 KB
  • P_20171128_134802_vHDR_On.jpg
    P_20171128_134802_vHDR_On.jpg
    654.7 KB
  • P_20171128_134806_vHDR_On.jpg
    P_20171128_134806_vHDR_On.jpg
    566.6 KB
  • P_20171128_134810_vHDR_On.jpg
    P_20171128_134810_vHDR_On.jpg
    563.1 KB
Pelas fotos meu kegerator parece que foi feito exatamente na mesma geladeira (uma Electrolux D440), hehehe.

A galera que respondeu aí manja muito mais que eu, mas vou falar o que eu fiz na minha.

Primeiro, liguei o compressor diretamente na tomada, foi uma ligação fácil mas eu não lembro detalhar. Algo como tirar um conector intermediário (do termostato original) ligando o que vem da tomada direto no motor. Aí, como a geladeira fica ligada no meu termostato, o controle fica mais fácil, mas o termostato tem que ter intervalo de degelo para substituir o degelo original dela.

Como o seu problema PODE ser algo relacionado a parte eletrônica ou ao termostato, isso pode ser uma opção de teste. Se eu não me engano foi uma alteração sem cortar fios, só mexendo em conector, então não seria definitivo. Posso olhar ao chegar em casa.

Segundo, fiz um buraco do freezer para a geladeira (naquele espaço que visivelmente não passa tubo) e coloquei um cooler de PC - que serve tanto para jogar ar frio para baixo quanto para recircular o ar na geladeira.

Fica a dica de mods futuros. Quanto ao problema atual, não consigo ajudar muito, infelizmente...

Pelas fotos meu kegerator parece que foi feito exatamente na mesma geladeira (uma Electrolux D440), hehehe.

A galera que respondeu aí manja muito mais que eu, mas vou falar o que eu fiz na minha.

Primeiro, liguei o compressor diretamente na tomada, foi uma ligação fácil mas eu não lembro detalhar. Algo como tirar um conector intermediário (do termostato original) ligando o que vem da tomada direto no motor. Aí, como a geladeira fica ligada no meu termostato, o controle fica mais fácil, mas o termostato tem que ter intervalo de degelo para substituir o degelo original dela.

Como o seu problema PODE ser algo relacionado a parte eletrônica ou ao termostato, isso pode ser uma opção de teste. Se eu não me engano foi uma alteração sem cortar fios, só mexendo em conector, então não seria definitivo. Posso olhar ao chegar em casa.

Segundo, fiz um buraco do freezer para a geladeira (naquele espaço que visivelmente não passa tubo) e coloquei um cooler de PC - que serve tanto para jogar ar frio para baixo quanto para recircular o ar na geladeira.

Fica a dica de mods futuros. Quanto ao problema atual, não consigo ajudar muito, infelizmente...

Pode me mandar as fotos? Vou ficar bem grato!

Já quanto ao furo, pensei nisto. Tem um furo no freezer que vai até o refrigerador, pensei em passar um tubo de 2 vias, para circular o ar por ele. Usei um cooler de 5w, mas foi muito fraco, estou procurando um ventilador mais forte para fazer a circulação do ar e me virar enquanto ainda não acho a solução deste problema para chamar um técnico e consertar.
Mas não é o mesmo modelo da sua hahaha esta é antiga, uma White Westinghouse 4.1 super freezer auto defrost.

Atualização: falei com uma assistência técnica, me disseram que é falta de gás.
Aguardo mais sugestões do pessoal daqui. Vou procurar outras assistências para ver opiniões e preços, porque achei meio desproporcional o valor da recarga (R$ 250,00, sendo que é a 1km da minha casa).

Atualização e fechamento do tópico:

Chamei o técnico. Em 10min fez a recarga do gás. Perguntei sobre vazamentos, ele verificou e disse que provavelmente o compressor perdeu a capacidade. Para compensar, injetou um pouco mais de gás. Está funcionando que é uma beleza. Hoje faz 25oC, em meia hora caiu para 13 e pouco. Setei para 5oC, coloquei os baldes para maturar. Vamos ver se chega a essa temperatura. Próximo passo é retirar as prateleiras da porta, assim cabem 2 baldes por andar.
Agradeço a todos que me ajudaram e se dispuseram! Apenas faltava gás. Espero que o tópico sirva para alguém também!

Attachments

• WhatsApp Image 2017-11-29 at 17.50.32.jpeg
    WhatsApp Image 2017-11-29 at 17.50.32.jpeg
    65.3 KB
  • WhatsApp Image 2017-11-29 at 17.33.54.jpeg
    WhatsApp Image 2017-11-29 at 17.33.54.jpeg
    84.1 KB
Bom dia.
A ideia do Renato é muito boa. Eliminando a parte elétrica que você não vai precisar, você corta qualquer dúvida sobre erros nela.
Você pode tirar aquela caixinha atrás do motor. Ali você vai ver 2 fios e são eles que devem ser ligados direto. Depois de testar, esses dois fios vão ser usados para você ligar a geladeira no controlador eletrônico.
Seu compressor é simples, com apenas uma saída, então você tem um problema de entupimento no cano onde leva o gás para a parte de baixo ou um problema eletrônico. Não conheço essa geladeira de perto para poder avaliar, mas aos poucos, com os testes a gente chega lá.
Faça o teste ligando direto e veja como ela se comporta.

Abraço.

Bom dia.
A ideia do Renato é muito boa. Eliminando a parte elétrica que você não vai precisar, você corta qualquer dúvida sobre erros nela.
Você pode tirar aquela caixinha atrás do motor. Ali você vai ver 2 fios e são eles que devem ser ligados direto. Depois de testar, esses dois fios vão ser usados para você ligar a geladeira no controlador eletrônico.
Seu compressor é simples, com apenas uma saída, então você tem um problema de entupimento no cano onde leva o gás para a parte de baixo ou um problema eletrônico. Não conheço essa geladeira de perto para poder avaliar, mas aos poucos, com os testes a gente chega lá.
Faça o teste ligando direto e veja como ela se comporta.

Abraço.

Bom dia, Alexandre!

No fim chamei o técnico e era gás que faltava. A recarga foi feita e está gelando que é uma beleza. Estive preocupado pois ao chegar em 9oC desligava o motor e ligava de novo em 14oC. Criei um novo tópico para me ajudarem a desativar o termostato da geladeira e usar somente o Ageon.
No fim, acredito que era o ciclo de degelo. Hoje cedo estava em 6oC, com 40 litros maturando dentro.
De qualquer modo, vou acatar a sugestão do pessoal aqui e ligar diretamente o compressor no termostato externo e deixar ele controlar tudo.

Agradeço muito a vocês, consegui resolver o problema e ainda pela sugestão de vocês o sistema vai trabalhar melhor. Me ajudaram a poupar bastante dinheiro. Entre a geladeira usada, o técnico e tudo que comprei pra personalizar ela (cantoneiras, tinta, rodízios), gastei pouco mais de 500 reais. Uma geladeira deste porte aqui em Curitiba, usada em condições mínimas de higiene e estrutura, não estava saindo por menos de 800 reais.

Que bom no final tudo ter dado certo.
Realmente a falta de gás faz isso. A geladeira gela até onde o gás consegue fazer efeito e o resto fica quente, só que a gente nunca desconfia de falta de gás, porque não imagina que ele consiga escapar de um local totalmente fechado..
É uma boa geladeira e pela aparência está novinha. Vai ficar muito legal.
Um abraço e no que eu puder ajudar pode contar.

Back