• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Garrafas explodindo!!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Gabriel,

Considerando seu cuidado com limpeza e sanitização, não poderia ser o caso de 2 garrafas já frágeis por pequenas quedas/impactos? Já aconteceu comigo.

Abs
Opa, boa tarde

Então cara, foi tão estranho terem explodido apenas duas, e praticamente ao mesmo tempo, que não descarto essa possibilidade não... Comigo já havia acontecido de rachar uma ou outra garrafa, mas nunca pulverizar dessa forma...

Existe alguma forma de fazer esse double check com as garrafas, caso trincadas?

abs!

Gabriel, além do ponto levantado pelo Persevalli, fale mais sobre a sua sanitização das garrafas. Você "só" ferve elas ou também passa algum sanitizante? E depois de fervida, onde vc coloca elas para secar? Esse local para secar esta sanitizado?

Em casa eu não fervo elas. Eu lavo todas as garrafas com escovinha dessas de mamadeira numa solução de iodofor e coloco elas penduradas nessas árvores de garrafas tb sanitizada. Após secarem eu ainda passo alcool 70 dentro delas com aquele lavador q esguicha dentro e volto para árvore de garrafas e envaso na sequência.

Fala Lucassa

Poisé, uma das possibilidades que eu imagino ser mais possivel é eu ter descuidado com a sanitização de alguma das garrafas, que explodiu e causou fissura nas outras...Mas não tenho certeza...

Após a fervura sempre dou uma borrifada de alcool 70 e já coloco a tampinha (também sanitizada) em cima da boca da garrafa. Raramente deixo garrafas pós-fervidas guardadas em um armário escuro e com um papel alumínio tampando a boca... será que pode ter entrado algum contaminante nesse caso? Outra possibilidade é alguma craca/borra no fundo que não tenha saído totalmente.

Nas minhas últimas levas tenho deixado as garrafas mergulhadas no ácido peracético por uns 40-60 minutos ao invés de ferver.

abs!

Fala Lucassa

Poisé, uma das possibilidades que eu imagino ser mais possivel é eu ter descuidado com a sanitização de alguma das garrafas, que explodiu e causou fissura nas outras...Mas não tenho certeza...

Após a fervura sempre dou uma borrifada de alcool 70 e já coloco a tampinha (também sanitizada) em cima da boca da garrafa. Raramente deixo garrafas pós-fervidas guardadas em um armário escuro e com um papel alumínio tampando a boca... será que pode ter entrado algum contaminante nesse caso? Outra possibilidade é alguma craca/borra no fundo que não tenha saído totalmente.

Nas minhas últimas levas tenho deixado as garrafas mergulhadas no ácido peracético por uns 40-60 minutos ao invés de ferver.

abs!

Agora com ácido peracético não é para ter mais problema! Mesmo se ficar algum resquício na garrafa ele deve "corroer" e limpar bem as paredes internas!

Agora com ácido peracético não é para ter mais problema! Mesmo se ficar algum resquício na garrafa ele deve "corroer" e limpar bem as paredes internas!
O ácido peracético não limpa... ele sanitiza.
É preciso que a garrafa esteja limpa... daí o ácido peracético cria uma barreira de proteção pra evitar contaminações.

Pessoal, preciso de uma orientação.
Estou com uma receita (Belgian Ale) envasada que a carbonatação chegou aos 4 Bar no manômetro. Envasada dia 15/05.
Como chegou no limite no manômetro e estou deixando para ver o que vai acontecer, se vai explodir ou se vai estabilizar. Ela já está bem lenta, mas ainda sobe um pouco.
Li na internet que uma garrafa em boas condições suporta até 12 bar antes de explodir. E que só explode se tiver algum defeito. Mas isso é verídico? Meu manômetro tem apenas 4 Bar, como irei medir e fazer o calculo de CO2 sem saber a real marcação? O perigo de explodir já é real/eminente? Devo tomar alguma precaução?

Obs: Já abri uma das garrafas para ver se detectava algo estranho no sabor ou cheiro, mas aparenta estar super normal.
OG e FG ficaram bem próximas da esperada da receita. E a fermentação foi normal como todas as outras vezes.

Attachments

• WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.14.39.jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.14.39.jpeg
    32.6 KB
Até 8kgf/cm² eu já usei... com muito medo...., Penso que se estiver em boas condições a garrafa o maior risco seria a tampa... quanto priming você utilizou??? Fez adição no fermentador ou nas garrafas???

Estou com uma receita (Belgian Ale) envasada que a carbonatação chegou aos 4 Bar no manômetro. Envasada dia 15/05.
Como chegou no limite no manômetro e estou deixando para ver o que vai acontecer, se vai explodir ou se vai estabilizar. Ela já está bem lenta, mas ainda sobe um pouco.
Li na internet que uma garrafa em boas condições suporta até 12 bar antes de explodir. E que só explode se tiver algum defeito. Mas isso é verídico? Meu manômetro tem apenas 4 Bar, como irei medir e fazer o calculo de CO2 sem saber a real marcação? O perigo de explodir já é real/eminente? Devo tomar alguma precaução?

Obs: Já abri uma das garrafas para ver se detectava algo estranho no sabor ou cheiro, mas aparenta estar super normal.
OG e FG ficaram bem próximas da esperada da receita. E a fermentação foi normal como todas as outras vezes.

Se vc tiver receio de exploões coloque todas as garrafas na geladeira, isso vai interromper a refermentação caso ainda haja açúcar disponível, e a baixa temperatura tbm alivia um pouco a pressão...
Já usei até 7 g/L de priming, nenhuma garrafa explodiu, mas minha cerveja atenuou completamente, então não havia nenhum açúcar residual nela além do próprio priming...
Eu particularmente não gosto de cerveja muito carbonatada, é tanto gás que perde a graça de tomar a breja de tanta espuma se não souber encher o copo...

Só por curiosidade, qual foi a OG e FG?? e quais rampas de mosturação vc usou??

Rodrigo, Boa tarde!
Quanto a ela chegar em 4 bar, sem problemas quanto a estouro, contudo, a cerveja poderá ficar hiper carbonatada e ficar ruim para tomar devido ao excesso de CO2! Tenho feito minhas brejas com 5g por litro e tem ficado com 3 bar, que acredito ser o ponto ideal da cerveja! Já tive problemas com hiper carbonatação e estouraram algumas, quando comecei a fazer cerveja! Mas como disse que já está com 4 bar, melhor coloca-las na geladeira para frear a atividade das leveduras remanescentes que continuam a produzir CO2 devido ao fato de ainda conterem açúcar remanescente da fermentação! Se deixar mais tempo fora da geladeira, poderá acabar prejudicando a cerveja e até perdendo o lote! Três fatores poderão ensejar no excesso de carbonatação; 1. excesso de levedura no envase 2. Excesso de açúcar quando da fermentação (fermentação não concluída). 2. Garrafas mal sanitizadas poderão conter leveduras selvagens e criar excesso de leveduras na refermentação gerando excesso de carbonatação. 3. Excesso de adição de açúcar na refermentação. Eu costumo usar gelatina após a refermentação, antes do envase, por três dias! Não só para clarificar, mas a gelatina reduz consideravelmente a quantidade de leveduras. Com isso haverá uma refermentação mais lenta, mas bem mais segura e sem risco!
Quanto ao perigo de explodirem, é real sim e muito perigoso! É uma verdadeira bomba e voam cacos de vidro para todos os lados! Como já faz muito tempo que envasou, com certeza alguma coisa vc já fez! Então, ficam as dicas...
Boas brejas! Cheers!

Uma coisa que acho que pode acontecer é que quando colocamos o primming no fundo do fermentador e deixamos por um tempo antes de derramar a cerveja sobre ele, pode ser que crie uma película no fundo do fermentador e quando enchemos as últimas garrafas, essas acabam ficando com mais acuçar que as demais. Isso pode explicar porque de toda uma leva somente um ou duas fiquem carbonatadas e as outras não. Só um palpite.

Siga a instrução da galera o quanto antes, deixa essas garrafas geladas para não causar acidentes.

Latest posts

Back