• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Gambiarra with a bag

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VelhoVini

Active Member
Reaction score
9
Caros Confrades, meu primeiro equipamento foram 2 panelas pequenas com 1 bazooka pequena para fazer 5 litros de cerveja. Logo depois comprei 2 panelas maiores (24 litros cada), furei e usei as conexões das panelas pequenas e a mini bazooka. Recentemente adquiri 1 panela com capacidade para 36 litros, a princípio iria utilizá-la apenas pra fervura em conjunto com as duas panelas médias (24l), mas andei pensando em deixar de lado todas aquelas panelas e utilizar apenas a panelona (36l) com a técnica BIAB.
Ocorre o seguinte, eu tenho uma bomba para recircular o mosto e penso em utilizá-la na brassagem. No esquema dessa imagem:

344z24p.png

http://1drv.ms/1Ovbsxb

Considerações importantes:

- Pretendo fazer 20 litros de cerveja;
- Não quero utilizar outra panela para aquecer água e fazer a lavagem dos grão;
- Penso em utilizar uma grain bag que não toque o fundo da panela quero ela suspensa como na imagem;
- Não abro mão de utilizar apenas 1 panela.

Eis a questão: Haveria algum ganho ou prejuízo ao tocar a brassagem dessa maneira (redução de turbidez, aumento de eficiência, risco do grain bag rasgar...), ou é melhor deixar essa gambiarra de lado e fazer o BIAB corretamente (grain bag do tamanho correto e deixar a bomba de lado)?

Eis a questão: Haveria algum ganho ou prejuízo ao tocar a brassagem dessa maneira (redução de turbidez, aumento de eficiência, risco do grain bag rasgar...), ou é melhor deixar essa gambiarra de lado e fazer o BIAB corretamente (grain bag do tamanho correto e deixar a bomba de lado)?

Atualmente eu faço assim. Recirculação e controle de temperatura por aquecimento indireto (serpentina, ebulidor e um TIC ;)

Se fosse usar o fogão, faria do jeito tradicional.

Com resistência, passa a valer a pena fazer assim.

[ ] ´s

Nesse cenário onde a água é adicionada toda de uma vez, onde as enzimas estão bastante dispersas no grande volume de água, a recirculação constante traz melhora na eficiência? Ou serve apenas pra reduzir a turbidez?

Nesse cenário onde a água é adicionada toda de uma vez, onde as enzimas estão bastante dispersas no grande volume de água, a recirculação constante traz melhora na eficiência? Ou serve apenas pra reduzir a turbidez?

Minha eficiência gira na casa dos 75% ~ 80% com recirculação constante.

Sobre a clarificação, eu fiquei impressionado quando usei a primeira vez.

Não ficou cristalina, mas clarificou muito, mas muito mesmo comparado ao BIAB clássico.

[ ] ´s

Pra usar toda água de uma vez e usar só uma panela, essa de 36 não deve dar
Pelo menos no beer smith biab pra 20 litros pede uma panela de 50 litros e 38 litros de água pra receita abv 5,5%
No meu biab não uso bomba, com gelatina sua cerveja fica transparente, ou mesmo deixando uma semana a 1 grau turbidez fica totalmente normal
Não vejo razão pra esse saco menor, o bom é um saco bem folgado

Minha eficiência gira na casa dos 75% ~ 80% com recirculação constante.

Sobre a clarificação, eu fiquei impressionado quando usei a primeira vez.

Não ficou cristalina, mas clarificou muito, mas muito mesmo comparado ao BIAB clássico.

[ ] ´s

Como vc faz essa recirculação, que bomba usa

Como vc faz essa recirculação, que bomba usa
Peguei a idéia do sistema herms e apliquei usando um balde alimentício, serpentina de alumínio 15mts e um ebulidor de 1000w.

Era pra ser um teste, mas gostei tanto que adotei como padrão até conseguir montar o single vessel elétrico com resistência de baixa densidade.

A bomba é uma chugger e a fervura ainda é no gás.

Será mesmo necessário uma panela de 50l, já que eu levaria uns 24-25l para fervura?

Pra usar toda água de uma vez e usar só uma panela, essa de 36 não deve dar
Pelo menos no beer smith biab pra 20 litros pede uma panela de 50 litros e 38 litros de água pra receita abv 5,5%
No meu biab não uso bomba, com gelatina sua cerveja fica transparente, ou mesmo deixando uma semana a 1 grau turbidez fica totalmente normal
Não vejo razão pra esse saco menor, o bom é um saco bem folgado
Só completar o volume pré fervura com água fria.

O beersmith contempla isso e se calcular direitinho não altera cor, sabor e amargor.

50 lts pra biab de 20 é exagero. 32 vai na boa, só completar o volume (que é diferente de fazer sparge...)

Será mesmo necessário uma panela de 50l, já que eu levaria uns 24-25l para fervura?

Se vc levar 25 pra fervura vc não terá 20 finais

De 25:
Uns 4 evapora se a fervura for boa
2 no trub
1,5 da lama no fermentador

Sobra uns 17,5

Isso logicamente é uma estimativa pela minha experiência

Da pra completar o volume Como disse o jalexandre mas dai vc precisa fazer um cálculo de diluição

Aliás outro dia procurei onde tá esse esquema de diluição no beersmith ?

Biab é bom panela grande com sobra, outro dia pra 10 litros na minha panela de 21 penei pra fazer uma doble red Ale com 5.200kg de malte, og era 1.090
Coube uns 13litro de água era tanto malte ficou muito denso na hora que levantei o saco sobrou uns 4 dedo de mosto no fundo da panela, absorveu demais, a mostura demorou demais pra converter, enfim, se for fazer altas densidades aconselho panela com uma bela sobra

É preciso entender o seguinte........... o tipo de filtro que define se devemos (edit: na verdade, se podemos) recircular ou não.

Se usamos um "filtro" grosso, como um fundo falso, isso permite que possamos fazer recirculação constante, pois as pequenas partículas passam pelo fundo falso durante a recirculação, retornam por cima da cama de grãos, e ficam presas lá na camada de cima, formando um filtro natural perfeito.

No caso de usar um saco pra fazer isso, precisa de um saco GROSSO da mesma forma, cujos furos tenham uns 2mm pelo menos.

Agora, se for usar o clássico do BIAB, que é um filtro BEM fino, pois o sistema não é feito pra lavar ou recircular, ou seja, é pra filtrar numa vez só, como café............ aí recircular NÃO vai dar certo.

A questão é simples... o fundo do saco vai entupir com resíduos pequenos durante a recirculação, depois as laterais, até que chegará uma hora em que o mosto que está sendo recirculado entra na parte de cima e sai pelas laterais do saco. Muita gente FAZ recirculação dessa forma e não se dá conta que isso tá acontecendo, levando a crer que recirculação está ótima.... mas na verdade está sendo inócua.

Ou seja, se vai fazer recirculação com saco, precisa usar uma granularidade mais grossa, como um saco do tipo muslin.

Abraço,

Latest posts

Back