VelhoVini
Active Member
- Reaction score
- 9
Caros Confrades, meu primeiro equipamento foram 2 panelas pequenas com 1 bazooka pequena para fazer 5 litros de cerveja. Logo depois comprei 2 panelas maiores (24 litros cada), furei e usei as conexões das panelas pequenas e a mini bazooka. Recentemente adquiri 1 panela com capacidade para 36 litros, a princípio iria utilizá-la apenas pra fervura em conjunto com as duas panelas médias (24l), mas andei pensando em deixar de lado todas aquelas panelas e utilizar apenas a panelona (36l) com a técnica BIAB.
Ocorre o seguinte, eu tenho uma bomba para recircular o mosto e penso em utilizá-la na brassagem. No esquema dessa imagem:
http://1drv.ms/1Ovbsxb
Considerações importantes:
- Pretendo fazer 20 litros de cerveja;
- Não quero utilizar outra panela para aquecer água e fazer a lavagem dos grão;
- Penso em utilizar uma grain bag que não toque o fundo da panela quero ela suspensa como na imagem;
- Não abro mão de utilizar apenas 1 panela.
Eis a questão: Haveria algum ganho ou prejuízo ao tocar a brassagem dessa maneira (redução de turbidez, aumento de eficiência, risco do grain bag rasgar...), ou é melhor deixar essa gambiarra de lado e fazer o BIAB corretamente (grain bag do tamanho correto e deixar a bomba de lado)?
Ocorre o seguinte, eu tenho uma bomba para recircular o mosto e penso em utilizá-la na brassagem. No esquema dessa imagem:

http://1drv.ms/1Ovbsxb
Considerações importantes:
- Pretendo fazer 20 litros de cerveja;
- Não quero utilizar outra panela para aquecer água e fazer a lavagem dos grão;
- Penso em utilizar uma grain bag que não toque o fundo da panela quero ela suspensa como na imagem;
- Não abro mão de utilizar apenas 1 panela.
Eis a questão: Haveria algum ganho ou prejuízo ao tocar a brassagem dessa maneira (redução de turbidez, aumento de eficiência, risco do grain bag rasgar...), ou é melhor deixar essa gambiarra de lado e fazer o BIAB corretamente (grain bag do tamanho correto e deixar a bomba de lado)?